domingo, 30 de novembro de 2008

O porto de Maceió recebeu hoje o navio “Costa Mágica”




Navio com cerca de 3.000 mil turistas desembarcou hoje no porto de Maceió

O navio permanecerá no porto até o início da tarde.

Costa Mágica ficará no porto até as 14h.

O porto de Maceió recebeu hoje o navio “Costa Mágica” que abre a temporada de cruzeiros no estado para 2009. O Costa Mágica é o primeiro navio que chega a capital trazendo turistas que querem aproveitar o início do verão e conhecer o litoral alagoano.

Cerca de 3.000 mil turistas desembarcaram no porto para conhecer rapidamente parte da cidade e algumas praias próximas, já que as 14h eles retornarão ao navio para seguir viagem.

O navio fará um cruzeiro passando por vários países, e no Brasil irá aportar em várias capitais tem capacidade para receber 3.470 passageiros e 1.027 tripulantes. Ele saiu da Itália no dia 16 deste mês e já visitou a Espanha, África e agora o Brasil, onde conheceram as capitais Fortaleza, Recife, Maceió e em seguida seguirão para Salvador.

Turistas de várias partes do mundo, incluindo o Brasil foram recebidos no porto por uma banda de pífanos e barracas com produtos artesanais, entre eles roupas feitas do filé, miniaturas de personagens nordestinos como Lampião e Maria Bonita feitas em madeira, além de doces regionais.

Taxistas

Uma fila de taxistas aguardava a chegada do navio na expectativa de levar os turistas para conhecer a cidade e faturar com o turismo local. O taxista Ronaldo da Silva, 31, estava feliz ao ver um grupo de 11 turistas pedirem seu táxi e de mais dois companheiros de trabalho para conhecerem a praia da Pajuçara. “De novembro até o carnaval os turistas que visitam o estado são nossos maiores clientes”, diz Ronaldo.
Maceió 10h50, 29 de novembro de 2008

Thayse Azevedo
Estagiária
...

Costa Mágica abre a temporada de cruzeiros em Maceió



Este ano deve haver um aumento de 50% no número de cruzeiros; 30 já estão confirmados.



O navio Costa Mágica ancorou às 8 horas, no Porto de Maceió, com 3.470 passageiros e 1.027 tripulantes que vão ter oportunidade de conhecer a capital alagoana. Este ano, este segmento do turismo terá um incremento de mais de 50% em relação ao ano passado, que recebeu 21 navios e para este ano já estão confirmados 30 cruzeiros, trazendo mais de 70 mil turistas até março de 2009.



Para receber cada vez melhor os turistas de cruzeiro, a Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur) vem realizando reuniões com os representantes do Porto de Maceió, das agências receptivas, das superintendências municipais de Trânsito, Iluminação Pública e da Vigilância Sanitária.



“Apesar de o Porto de Maceió ainda não ter um terminal de passageiros, existe uma parceria entre Porto, secretarias municipais e agências receptivas para criar uma melhor logística junto aos turistas de cruzeiros que, além de movimentar a economia da cidade, tendem a retornar a Maceió”, declarou a secretária Claudia Pessôa.



Segundo ela, o gasto médio do turista de cruzeiro é de R$ 300 por dia em passeios, compras e alimentação. Para cada navio que atraca no Porto de Maceió, cerca de 20 artesãos (em sistema de rodízio) têm a oportunidade de fazer negócios, como também os taxistas.



“O fluxo turístico dos cruzeiros gera inegáveis impactos para a economia do País e para as cidades de atracação, com o incremento de demandas em restaurantes, comércio, sistema de transportes e receptivo, entre outros. Em Maceió, temos a convicção de que o turista de cruzeiro vai sair com o gostinho de ‘quero mais’, porque a cidade está mais charmosa e bonita”, reforça a secretária.



Segundo a Associação Brasileira de Representantes de Empresas Marítimas (Abremar), este ano o Brasil terá a maior temporada de cruzeiros de sua história. Ela começará em 13 de novembro e se estenderá até 22 de abril de 2009. A estimativa é que mais de 500 mil cruzeiristas deverão embarcar em 14 navios em viagens na costa brasileira.

Foto: www.alemtemporeal.com.br


11:15 - 29/11/2008


Com Secom

...

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Caminhão se choca contra táxi


Colisão envolve cinco veículos no Tabuleiro

Caminhão se choca contra táxi; outros três veículos se prejudicam

A colisão causou um grande congestionamento no sentido Tabuleiro - Centro

Um engavetamento no início da tarde desta quinta-feira (27), envolvendo cinco carros, tornou o trânsito lento na Avenida Durval de Góes Monteiro, sentido Tabuleiro-Centro. O acidente aconteceu num semáforo, localizado no cruzamento dos Correios com um supermercado. Um caminhão caçamba de cor branca, placa MUO 6518 de Rio Largo, não conseguiu realizar a frenagem e colidiu com um táxi Fiat Siena de cor vermelha, placa MUS 5985 de Arapiraca. O motorista Cícero Casé, que conduzia o caminhão, garantiu que não estava em alta velocidade.

O caminhoneiro relatou que conduzia seu veículo na velocidade estabelecida, mas ao avistar o semáforo vermelho não conseguiu frear. “Veículo pesado tem dessas coisas, às vezes agente tenta frear e não consegue. Se estivesse em alta velocidade, teria causado um grave acidente” - defendeu-se o motorista.

Apesar de a batida ter sido apenas entre dois veículos, outros três também sofreram danos. Um Gol prata, placa MVB 0414, e um Corolla de mesma cor, placa MUW 8546, que estavam à frente do Siena foram atingidos e outro carro um Gol Branco, placa MVB 0414, que estava na faixa ao lado do acidente, também foi prejudicado.

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) já isolou a área e aguarda a perícia para ter o documento oficial constando o responsável pelo acidente. O Fiat Siena foi o veículo mais prejudicado na colisão, ficando parcialmente destruído. O trânsito na região encontra-se muito congestionado no sentido Tabuleiro-Centro.

27.11.2008 - 13h52

Gazetaweb






....

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Taxista é assaltado na Santa Amélia

O taxista José Américo Alves, teve seu carro levado por quatro homens armados na noite desta terça-feira. O aconteceu nas proximidades do Conjunto Medeiros Neto.

Segundo o taxista, os quatro elementos levaram o siena de cor branca, placa MUX 9524-AL, e seguiram em direção ao Tabuleiro dos Martins. O caso foi registrado na Deplan II.

21h58, 26 de novembro de 2008

http://www.alagoas24horas.com.br
.....

Maceió vai receber cruzeiros turísticos

O primeiro navio chegará neste sábado.

O Costa Mágica será o primeiro navio abrir a temporada de cruzeiros em Maceió. Este ano, este segmento do turismo terá um incremento de mais de 50% em relação ao ano passado, que recebeu 21 navios e para este ano já estão confirmados 30 cruzeiros, trazendo mais de 70 mil turistas até março de 2009.

O navio Costa Mágica vai ancorar no Porto de Maceió, às 8h do próximo sábado, com 3.470 passageiros e 1.027 tripulantes que vão ter oportunidade de conhecer a capital alagoana.

Para receber cada vez melhor os turistas de cruzeiro, a Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur) vem realizando reuniões com os representantes do Porto de Maceió, das agências receptivas, das superintendências municipais de Trânsito, Iluminação Pública e da Vigilância Sanitária.

"Apesar de o Porto de Maceió ainda não ter um terminal de passageiros, existe uma parceria entre Porto, secretarias municipais e agências receptivas para criar uma melhor logística junto aos turistas de cruzeiros que, além de movimentar a economia da cidade, tendem a retornar a Maceió", declarou a secretária Claudia Pessôa.

Segundo ela, o gasto médio do turista de cruzeiro é de R$ 300 por dia em passeios, compras e alimentação. Para cada navio que atraca no Porto de Maceió, cerca de 20 artesãos (em sistema de rodízio) têm a oportunidade de fazer negócios, como também os taxistas.

"O fluxo turístico dos cruzeiros gera inegáveis impactos para a economia do País e para as cidades de atracação, com o incremento de demandas em restaurantes, comércio, sistema de transportes e receptivo, entre outros. Em Maceió, temos a convicção de que o turista de cruzeiro vai sair com o gostinho de 'quero mais', porque a cidade está mais charmosa e bonita", reforça a secretária.

Segundo a Associação Brasileira de Representantes de Empresas Marítimas (Abremar), este ano o Brasil terá a maior temporada de cruzeiros de sua história. Ela começará em 13 de novembro e se estenderá até 22 de abril de 2009. A estimativa é que mais de 500 mil cruzeiristas deverão embarcar em 14 navios em viagens na costa brasileira.

16:28 - 26/11/2008

Secom/Maceió
..

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Erro de montagem obriga VW a trocar lanterna do novo Gol

Recall, em veículos com farol de milha de série, afeta também Gol G4, SpaceFox, Polo, Golf e Voyage

Um erro de montagem nas lanternas traseiras de carros equipados com faróis de neblina de série obrigou a Volkswagen do Brasil a convocar um recall de diversos modelos, como os novos Gol, Voyage, Polo, Golf, SpaceFox e até o Gol G4.

O número de veículos afetados ainda não foi informado pela Volkswagen, que também não emitiu até agora um boletim oficial sobre o problema para a imprensa. A informação chegou aos meios de comunicação por conta de um aviso na página oficial da montadora.

Segundo a VW, “foi constatada a possibilidade de equívocos na montagem da lanterna traseira esquerda dos veículos equipados com faróis de neblina de série, nas quais a lente da luz de neblina é branca em vez de vermelha”. Trocando em miúdos, quem acender a luz de neblina poderá dar a impressão de que está dando ré, o que pode causar uma bela confusão no trânsito.
Os envolvidos no problema, citados abaixo, serão convocados a comparecer às concessionárias da marca por carta para avaliação e eventual substituição da lanterna errada.

MODELO ANO MODELO INTERVALO DE CHASSI

Gol G4 2006 a 2009 6P000001 a 9P089713 e 6T000001 a 9T124539

Polo 2007 a 2009 7P000001 a 9P025614

Golf 2008 e 2009 84000001 a 94015426

SpaceFox 2006 a 2009 6A000001 a 9A324240

Novo Gol 2009 P000001 a 9P033973 e 9T000001 a 9T153456

Voyage 2009 9T000001 a 9T153085

Para marcar sua visita à concessionária, ligue para a Central de Relacionamento com Clientes da VW pelo telefone: 0800 019 5775 ou acesse o site www.vw.com.br.

Texto: Gustavo Henrique Ruffo

(24-11-08) – www.msn.com.br
...

domingo, 23 de novembro de 2008

Autores de duplo homicídio são presos

Autores de duplo homicídio são presos: ‘matamos duas almas sebosas’

Acusados de duplo homicídio: da direita teria sido autor dos disparos

Minutos depois de terem executado a tiros dois jovens – ainda não identificados – na Avenida Mundaú, no Benedito Bentes 2, na tarde desta sábado, 22, cinco elementos suspeitos de participarem do crime foram presos nas proximidades da Favela do Lixão, em Cruz das Almas.

Eles foram abordados por policiais na RP dentro do táxi Gol branco, de placa MVB 8767, o mesmo identificado pelas testemunhas como sendo o veículo usado pelos criminosos.

“Estávamos procurando os acusados pelo assalto a um posto de combustível, na Cruz das Almas, quando encontramos o veículo identificado pelas testemunhas do duplo homicídio”, contou o tenente Bruno, da RP.

Das cinco pessoas que estavam no veículo, uma conseguiu fugir durante a abordagem policial. No carro, foram encontrados um revólver calibre 38 com uma munição intacta, celulares, documentos, R$ 40.25 em espécie e dois dólares.

Os acusados foram levados para a Deplan II, no Salvador Lyra, onde serão ouvidos pelo delegado plantonista Nivaldo Aleixo.


Taxista

O taxista do Gol, Edmir Alves dos Santos, 28, disse que foram os quatro passageiros do táxi que cometeram o crime, mas negou a participação. Ele disse que pegou os quatro passageiros no Benedito Bentes e que, depois do crime, foi obrigado a dar fuga a eles.

“Depois de cometer o crime, eles gargalhavam dentro do táxi dizendo: matamos duas almas sebosas”, contou o taxista. Edmir explicou que os quatro rapazes se passaram por passageiros comuns, pegaram o táxi e, quando avistaram as vítimas, poucos metros depois, pediram para ele parar na esquina, quando dois deles desceram para executar os disparos.

“Depois disso eles me ameaçaram e mandaram eu seguir para o Barro Duro. Conheço um deles de vista, do próprio bairro, mas não tenho nada a ver com essa história. Não bebo, não sou viciado. Eu estava na hora e no lugar errados”, diz o taxista, que é casado e pai de três filhos.

Segundo o delegado Nivaldo Aleixo, Wallison Cezário dos Santos, 18, foi apontado como o autor dos disparos. Além dele, foram presos José Wilton da Silva, 19, Felipe José da Silva, 29 e o taxista, cuja versão de inocência será investigada pela polícia.

20h09, 22 de novembro de 2008
Vanessa Alencar/Alagoas24horas

http://www.alagoas24horas.com.br/
...

Duplo homicídio no Benedito Bentes II

Por acaso, os três jovem que praticaram um duplo homicídio no Complexo do Benedito Bentes II, em Maceió, na tarde deste sábado, 22, foram presos por policiais da Rádio Patrulha, que estavam em diligência para localizar os assaltantes do posto de combustíveis Via Norte, em Jacarecica.

As vítimas do homicídio não foram identificadas, apenas algumas testemunhas que estavam no local afirmaram que um deles morava no Conjunto Frei Damião. Um deles chegou a ser socorrido por populares e levado para o Hospital Geral do Estado, no bairro do Trapiche da Barra.

Os cinco homens estavam em um Táxi, um Gol de placa MVB 8767, que segundo o taxista, Edmir Alves dos Santos, 28, os outros quatros param ele logo na entrada do Benedito Bentes, próximo ao campo de futebol e seguiram em direção ao Selma Bandeira, onde ocorreu o fato.

Wallison Cesário dos Santos, 18, José Wilton da Silva, 19 e Felipe José da Silva, de 29 anos, foram levados para a Delegacia de Plantão II, no bairro de Salvador Lyra, parte alta da cidade.

Segundo Tenete Bruno da RP no momento da abordagem eles perceberam que os elementos estavam assustados e ao parar o veículo eles encontraram um revolver calibre 38, três celulares, R$ 40 reais em espécie, além dos de dois dólares. “Quando confrontamos as informações com o 5° Batalhão percebemos que se trava dos assassinos”, afirmou o Tenente.

O taxista disse ainda que dois desceram do carro e outros dois ficaram dentro e depois que eles executaram os dois rapazes entraram no carro dizendo que tinham matado duas “almas sebosas”. Um deles conseguiu fugir.

“Eu não tenho nada com isso não. Apenas estava no lugar errado e hora errada”, afirmou taxista.

22/11/08 19:22

por Gilca Cinara - colaboradora

http://www.alemtemporeal.com.br/

...

sábado, 22 de novembro de 2008

Curso de Italiano para Taxistas




No intuito de atender cada vez melhor seus clientes, uma turma de Taxistas deu inicio a aulas de idiomas. Pretendem desenvolver o dialogo, pois transportam turistas estrangeiros e essas aulas facilitarão essas viagens. Iniciaram com o idioma Italiano e devem estender para o inglês e espanhol. Professora Divina Amorim.
Quer participar? liga 3336-6786 falar com Fernando.


Fonte: Folha do Motorista Alagoano
..

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Acusado de assaltar taxista é preso no Trapiche


Geraldo Oliveira dos Santos, 20, mais conhecido como Fofi, foi preso, agora há pouco, no Conjunto Virgem dos Pobres III, no bairro do Trapiche. Fofi é acusado de ter assaltado, ontem, um taxista de Satuba, que tinha vindo a Maceió passar o domingo com os filhos na praia. O taxista, que não teve o revelado, teve o seu veículo, um Uno de cor vermelha e placa MUQ-2791, levado por dois homens armados.

"Na tarde de hoje, durante diligências, em uma ação integrada junto com a Polícia Militar conseguimos prender ele. Estamos aguardando o taxista para que ele possa fazer o reconhecimento", disse Maria Aparecida, titular do 22º Distrito Policial, para onde o acusado foi levado.

Fofi já cumpriu pena no sistema prisional por assalto e está em liberdade condicional. O jovem nega participação no assalto ao taxista.

17/11/08 18:40

por Teresa Cristina





...

Dia da Consciência Negra: Saiba o que funciona ou não nesta quinta

Nas repartições públicas estaduais é ponto facultativo; em Maceió a data é feriado.

Nesta quinta-feira, 20 de novembro, quando é comemorado o Dia da Consciência Negra, em memória a Zumbi dos Palmares, ícone da luta pela libertação escravocrata, foi decretado ponto facultativo nas repartições públicas estaduais. Na capital, em decorrência da Lei municipal 5.839, de 21 de dezembro de 2007, a data é marcada por mais um feriado.

Com isso, as repartições públicas vinculadas aos Executivos estadual e municipal da capital não funcionam, com exceção dos hospitais, maternidades, unidade de emergência de Arapiraca e Hospital Geral do Estado (HGE). Já nos Tribunais de Justiça e Regional Eleitoral de Alagoas o feriado foi transferido para a próxima sexta-feira e, com isso, os alagoanos com pendências nas duas instituições podem solicitar o atendimento.

Já os shoppings, supermercados e estabelecimentos comerciais de Maceió funcionam em horário normal, assim como o atendimento no Terminal Rodoviário João Paulo II e no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, segundo a Arsal e a Infraero. Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), os horários dos trajetos das locomotivas que fazem o percurso Maceió/Rio Largo não sofrem alteração.

E além das agências bancárias de Maceió, o SESC também não funciona, com exceção dos restaurantes das unidades Poço, Centro e Iguatemi, que funcionam normalmente.

Josenildo Törres

20:30 - 19/11/2008

http://www.tudonahora.com.br
...

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Valores da tarifa do Taxi em Maceió

DIARIO OFICIAL DE MACEIÓ

Portaria nº 113 de 06 de outubro de 2005.

O SUPERINTENDENTE MUNICIPLA DE TRANSPORTE E TRANSITO no uso de suas atribuições que lhe são conferidas pelo Decreto nº. 6.047 de 02 de janeiro de 2001, considerando o que definiu o conselho Municipal de Transporte Coletivos, nomeado através da Portaria nº. 2.903, de 26 de agosto de 2005, do excelentíssimo senhor Prefeito do município de Maceió, publicada em 27 de agosto de 2005.

RESOLVE:

Art. 1º Fixar os valores abaixo relacionados para cobrança dos serviços prestados pelos Veículos de Aluguel à Taxímetro – Táxi no Município de Maceió em:

-Bandeirada -R$ 3,00(três reais)
-Km Percorrido B1 -R$ 1,30(Um real e trinta centavos)
-Km Percorrido B2 -R$ 1,56(um real e cinqüenta e seis centavos)
-Hora Parada -R$ 7,80(Sete reais e oitenta centavos)

Art. 2º - Esta Portaria entrará em vigor a partir da aferição dos Taxímetros dos veículos pelo Instituto Nacional de Metrologia Normatização e Qualidade Industrial – INMETRO

De ciência e cumpra-se

IVÃ DE FRANÇA VILELA

domingo, 16 de novembro de 2008

Familiares e amigos de taxista assassinado aguardam liberação de corpo no IML


No local do crime, taxistas e curiosos aguardavam chegada da Polícia

Está marcado para as 16 horas deste domingo, 16, o sepultamento do taxista Robson Lopes de Oliveira, 46, assassinado neste sábado por dois homens em uma bicicleta durante acerto de contas com o passageiro do táxi, Luiz Carlos Santos da Silva. Os familiares da vítima, ainda muito abalados, informaram que o corpo será velado em sua residência, no loteamento Terra de Antares I, na Serraria.

O crime ocorreu por volta das 16h deste sábado, na Avenida Menino Marcelo, na Serraria. Segunso informações colhidas no local, o taxista estava parado próximo a uma Churrascaria, na Via Expressa, aguardando o passageiro Luiz Carlos, quando os assassinos apareceram.

Enquanto o passageiro entrava no táxi, dois homens armados em uma bicicleta deflagraram diversos disparos contra os dois. Os policiais informaram que tratava-se de um acerto de contas com Luiz Carlos e que o taxista teria sido morto ‘gratuitamente’.

O taxista ainda conseguiu dirigir por alguns metros, mas perdeu o controle do veículo.

Familiares e amigos dos taxista estiveram na manhã deste domingo no Instituto Médico Legal, para aguardar a liberação do corpo. O sepultamento será no Cemitério São José, no Trapiche.

09h39, 16 de novembro de 2008
Priscylla Régia/Alagoas24Horas

Taxista e passageiro são abandonados nus após assalto

Crime foi cometido por dois homens armados que levaram veículo e pertences das vítimas.

Dois homens armados assaltaram, na noite de ontem, o taxista Everson Braz Monteiro, que faz o transporte de passageiros da cidade de São Miguel dos Milagres para Maceió. O assalto ocorreu no município da Barra de Santo Antônio e também teve como vítima o passageiro Geraldo Farias de Omena, 53. Rendidas, as vítimas foram abandonadas nuas num canavial.

Everson Monteiro relatou, em depoimento na Delegacia de Plantão (Deplan 1), no bairro de Jaraguá, que já estava com o passageiro Geraldo Farias no carro, quando os assaltantes entraram no veículo na cidade de São Luiz do Quitunde. Logo em seguida, anunciaram o assalto e pediram que o motorista entrasse num canavial.

No local, obrigaram as vítimas a ficarem despidas e fugiram levando pertences e o automóvel Santana, de cor prata e placa MUV-8000. Everson Monteiro e Geraldo Farias pediram ajuda a outros motoristas e foram levados para Deplan 3, em Maceió.

Na manhã de hoje, policiais militares conseguiram recuperar o automóvel Santana, que estava abandonado num canavial na Barra de Santo Antônio.

Interior10:15 - 16/11/2008
Sidney Tenório

http://www.tudonahora.com.br/
....

Taxista e passageiro são assassinados na Via Expressa

Há suspeitas de que o passageiro estava sendo seguido.

O taxista Robson Lopes de Oliveira, de 45 anos, e o passageiro, ainda não identificado, foram assassinados, no final da tarde de hoje, na Via Expressa, bairro Tabuleiro.

Segundo informações do sargento Renato, da Polícia Militar (PM), o passageiro fez sinal para parar o táxi e entrou no veículo, em seguida, um homem de bicicleta se aproximou e efetuou disparos na direção das duas vítimas.

Há suspeitas de que o passageiro estava sendo seguido. A PM está realizando rondas nas imediações para capturar o autor dos disparos.

O caso será investigado pelo 5º Distrito Policial.

17:45 - 15/11/2008

http://www.tudonahora.com.br/

...

sábado, 15 de novembro de 2008

Taxistas terão canal de negociação com SMTT

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) anunciou que, em 60 dias, deve comprar um guincho para atender taxistas. Além disso, até o fim do mês, deve colocar em operação um endereço eletrônico para ajudá-los a resolver pendências com o órgão e lançar uma campanha publicitária para divulgar as vantagens de se usar os serviços dos táxis.

Os anúncios foram feitos ontem, em reunião do prefeito Cícero Almeida e do superintendente Jorge Coutinho com representantes da categoria, em que o município ratificou que a proibição à pratica de lotação não será suspensa e as apreensões devem continuar.

Leia mais na versão impressa

FELIPE FARIAS – Repórter

http://gazetaweb.globo.com/v2/gazetadealagoas/


....

Detran dá prazo para renovação

Condutor alagoano tem até 20 de dezembro

Os motoristas com carteira de habilitação no modelo antigo (sem a foto), vencida até o dia 11 de agosto passado, têm até o próximo dia 20 de dezembro para se recadastrar no Detran-AL, mesmo que não tenham interesse em renovar o documento neste momento.

Quem perder o prazo terá o cadastro cancelado, perdendo todas as referências como condutor. Isto significa que, quando precisar renovar a carteira, terá que se submeter a todos os procedimentos e regras de habilitação inicial, inclusive no que diz respeito à classificação por categoria.
///
Leia mais na versão impressa

FÁTIMA ALMEIDA – Repórter

http://gazetaweb.globo.com/v2/gazetadealagoas/





...

Detran dá prazo para renovação

Condutor alagoano tem até 20 de dezembro

Os motoristas com carteira de habilitação no modelo antigo (sem a foto), vencida até o dia 11 de agosto passado, têm até o próximo dia 20 de dezembro para se recadastrar no Detran-AL, mesmo que não tenham interesse em renovar o documento neste momento.
Quem perder o prazo terá o cadastro cancelado, perdendo todas as referências como condutor. Isto significa que, quando precisar renovar a carteira, terá que se submeter a todos os procedimentos e regras de habilitação inicial, inclusive no que diz respeito à classificação por categoria.
///
Leia mais na versão impressa

FÁTIMA ALMEIDA – Repórter

http://gazetaweb.globo.com/v2/gazetadealagoas/


...

DER: veículo para detectar fraudes

A partir de hoje, os órgãos de trânsito vão utilizar uma viatura com sistema informatizado que identifica carros clonados, roubados ou com a documentação vencida numa fração de segundos. A operação especial, coordenada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), vai começar pela rodovia AL-101 Sul, que registra o maior índice de acidentes do Estado.

O diretor de Transporte e Trânsito do DER, José Beltrão de Castro Filho, destaca que a viatura vai otimizar a fiscalização, já que a blitz só vai parar o carro que estiver com problemas. O equipamento dispõe de câmeras que fotografam as placas dos veículos e enviam para dois computadores dentro da viatura, que examinam os dados. O carro também possui um radar de velocidade e um equipamento para aferição de som.

MAURÍCIO GONÇALVES – Repórter

http://gazetaweb.globo.com/v2/gazetadealagoas/

Taxista e passageiro morrem em acidente na Leste/Oeste



Chovia muito no momento do acidente; foi encontrada bebida alcoólica no interior do automóvel.

Na madrugada deste sábado o condutor do táxi Fiat Uno branco de placa MVJ-0023/AL, Manoel Anísio da Silva, perdeu o controle do veículo, colidiu contra um muro de proteção e morreu. Também durante o acidente, que ocorreu na Avenida Leste/Oeste, no bairro Feitosa, o passageiro do táxi, cujo nome ainda não foi identificado, não resistiu aos ferimentos e veio a falecer.

Segundo informações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), as duas vítimas ficaram presas às ferragens do automóvel. O taxista morreu no local do acidente e o passageiro ainda chegou a ser socorrido e encaminhado ao Hospital Geral do Estado (HGE), mas morreu ao receber atendimento médico hospitalar.

No momento do acidente chovia muito e, segundo testemunhas, o taxista Manoel Anísio teria tentado desviar de outro automóvel que estava atravessado na pista. Detalhe: no interior do táxi foram encontradas garrafas de bebida alcoólica, mas a polícia não sabe se elas pertenciam ao condutor do veículo ou ao passageiro.

Josenildo Törres

08:42 - 15/11/2008

Texto: http://www.tudonahora.com.br/

Foto: http://www.gazetaweb.com/





...

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Taxistas bloqueiam Rua no Jaraguá.




Guarda Municipal protege sede da Prefeitura

Taxistas bloquearam trânsito na Levada e agora protesta no Jaraguá

Neste momento, o clima é tenso na frente da Prefeitura Municipal de Maceió. Um grupo de taxistas bloqueia a Rua Sá e Albuquerque, no Jaraguá, e a Guarda Municipal já se posicionou na frente da Prefeitura Municipal de Maceió.

Os taxistas realizaram um protesto na Levada, chegaram a bloquear o trânsito e, depois, seguiram em carreata até a sede da Prefeitura, no Jaraguá. Eles protestam contra apreensões irregulares feitas pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito. No entanto, a SMTT afirma que os taxistas são proibidos de atuar como lotação e que não podem parar nos pontos de ônibus, em busca de passageiros.

Para evitar invasões, o Grupo de Ações Operacionais da Guarda Municipal já se posicionou em frente da sede da Prefeitura, evitando a aproximação dos manifestantes.

Por volta das 12h15, os taxistas liberaram uma das vias da rua Sá e Albuquerque. Outras duas vias continuam bloqueadas e os manifestantes aguardam uma reunião com representantes da Prefeitura.

Elaine Rodrigues e Sidney Tenório
11:51 - 13/11/2008
http://www.tudonahora.com.br/
...

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

SMTT apresenta projetos voltados para taxistas


Superintendente da SMTT e assessores recebem taxistas.

O superintendente municipal de Transporte e Trânsito, Jorge Coutinho, juntamente com assessores, reuniu-se nesta quarta-feira (12) com representantes do Sindicato dos Taxistas. Ele apresentou os projetos que estão sendo desenvolvidos pela Prefeitura de Maceió, por meio do órgão, e em parceria com o próprio sindicato, em prol da valorização, divulgação e capacitação do serviço dos taxistas maceioenses.

De acordo com o superintendente Jorge Coutinho, os projetos já foram apresentados, no último dia 3, ao prefeito Cícero Almeida que, além de aprová-los, contribuiu com novas idéias e sugestões. Dessa reunião com os taxistas, ficou decidida a realização, a partir de dezembro, de três projetos: "Mão Amiga, "Bate Forte Coração" e "Taxista – Um Amigo na Praça".

O projeto "Mão Amiga" vai possibilitar que, quando os veículos dos taxistas e transportadores escolares cadastrados na SMTT quebrarem, eles poderão entrar em contato por meio do 0800 284 4158 e solicitar ajuda do caminhão-guincho da SMTT que será disponibilizado gratuitamente.

O "Bate Forte Coração" consiste em propiciar, periodicamente, a prestação de diversos serviços gratuitos aos taxistas, tais como testes de saúde (oftalmologia, vacinação, verificação de pressão e glicemia); aquisição de documentos; orientações de leis de trânsito e de transportes, entre outros.

Já o "Taxista – Um Amigo na Praça" visa mostrar que, além de conduzir passageiros, os taxistas têm uma importante função social que é oriunda das diversas situações que ocorrem, diariamente, na interatividade com os seus clientes. Para isso, a SMTT realizará uma campanha publicitária, reforçando, dessa forma, a imagem importante que esses profissionais têm para a economia da cidade, visto que eles lidam não apenas com maceioenses, mas também com turistas que visitam Maceió.

Em parceria com o Banco do Brasil, por meio do Desenvolvimento Regional Sustentável, e conforme solicitação do Sindicato dos Taxistas está sendo desenvolvido também o projeto "Taxista – O Amigo do Asfalto", que consiste na capacitação permanente dos taxistas sobre temas relevantes e necessários para o exercício dessa profissão. Também está sendo criada uma cartilha que trará informações importantes tanto para os taxistas como para os seus clientes.

O superintendente Jorge Coutinho informa que os projetos "Bate Forte Coração" e "Taxista - Um Amigo na Praça" serão lançados em dezembro. E os demais têm suas primeiras ações previstas para acontecerem daqui a 60 dias.

Ubiraci Correia, presidente do Sindicato dos Taxistas, aprovou os projetos e comentou sobre as experiências de outros projetos que existem em outras cidades brasileiras voltadas para esse público. "Anteriormente, em cursos que participei em algumas cidades do País, verifiquei o trabalho desenvolvido nelas. Logo tomei a iniciativa de encaminhar um ofício para a SMTT solicitando a elaboração de um projeto, bem como entreguei alguns materiais que adquiri desses locais para a SMTT tomar como base. Hoje, vejo que valeu a pena, pois esses projetos são interessantes e ratificam as nossas necessidades e solicitações e superam as nossas expectativas", afirmou.

12 de novembro de 2008

SMTT

terça-feira, 11 de novembro de 2008

TAXISTAS DO PONTO DE TAXI DA RUA CINCINATO PINTO MUDAM DE LOCAL.




NOVO PONTO FICA NA AVENIDA DO LIVRAMENTO(Praça Deodoro) COM RUA CINCINATO PINTO.

Um grupo de taxista que fazem o ponto de apoio na Rua Cincinato Pinto, Centro esteve no sindicato dos taxistas solicitando apoio desta entidade no sentido de alocar um novo ponto de parada tendo em vista as obras de reurbanização no calçadão que esta acontencendo na Rua.



Juntamente com um grupo de 20 taxista o secretario do sindicato esteve na Superintendência municipal de transporte e transito reivindicando um novo ponto de parada para os taxistas.



Já na SMTT foram atendidos pelo superintendente da SMTT Cel. PM Jorge Silva Coutinho, que atendeu a todos as taxistas e o diretor do sindicato na sala de reuniões.



Cel. Coutinho, disse aos taxistas que não se preocupasse com o ocorrido, pois a SMTT na pessoa do Eng. Guilherme iria junto com os taxistas encontrar um local provisório para os taxistas ficarem próximo ao antigo ponto.



Foi perguntado aos taxistas qual seria o local ideal e foi informado ao lado da Praça Deodoro da esquina da antiga etiqueta até a Câmara de Vereadores.



Guilherme esteve no local e ficou definido com os taxistas que teria vaga para dez taxis.



O local escolhido ficou bom para os taxistas que agradecem a participação do Fernando secretario do SINTAXI ao Superintendente da SMTT, na pessoa do Cel. PM Jorge Silva Coutinho e ao também Engº Guilherme que prontamente abraçou a causa e resolveu de forma imediata a situação dos taxistas.

sábado, 8 de novembro de 2008

Taxista é espancado por passageira


Acusada se recusou a pagar corrida de R$ 64,00



O taxista André Lourenço Bento, 23, prestou queixa na Delegacia de Plantão III, em Jaraguá, na manhã deste sábado, denunciando uma passageira, identificada como Carolina Di Luca. Segundo ele, além de não pagar a corrida a mulher ainda lhe agrediu com socos e arranhões.

André revelou para delegada Maria Aparecida de Araújo que apanhou a passageira num bar, localizado no Stella Maris, e levou para Barra de São Miguel, onde ela, que aparentava estar embriagada, disse que não pagava os R$ 64,00 combinados e começou a agredi-lo.

O taxista afirmou não ter esboçado qualquer tipo de reação, temendo que ela pudesse reverter o quadro e se passasse por vítima. “Todo mundo viu o que ocorreu esta madrugada no condomínio. Inclusive, os vizinhos disseram que ela é acostumada a apanhar táxis e não pagar a conta”, comentou ele.

O caso será investigado pelo delegado local Ivanildo Inácio de Brito. André foi submetido a exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal Estácio de Lima (IML), esta manhã.

08.11.2008 - 08h25

Gazetaweb - reportagem de Ednelson Feitosa

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Protesto de taxistas interdita trânsito no Centro




Taxistas bloqueiam pista em protesto

Manifestação é contra apreensões de veículos que fazem táxi-lotação

Os motoristas de Taxi realizam uma manifestação, na manhã desta quinta-feira (06), na Rua Formosa, próximo a Praça do Pirulito, no Centro da capital. Com veículos bloqueando a pista, os motoristas protestam contra a rigorosidade nas apreensões de veículos que realizam táxi-lotação.

Enquanto os taxistas bloqueavam a pista com pneus e veículos, um homem não identificado, que estava em um Pálio de cor verde e placa NLZ 4945 decidiu empurrar um veículo de Táxi para conseguir sair de um estacionamento. Ao ver seu carro sendo empurrado, o taxista foi tirar satisfações com o homem que, por sua vez, sacou uma arma, entrou em seu Pálio e saiu cantando pneus por cima do trilho do trem.

Mesmo com o episódio que assustou os taxistas, a manifestação continua. Embora o major Eraldo, da SMTT, afirme que os veículos apreendidos pela Secretaria são unicamente os que possuem documentação irregular, os taxistas asseguram que as apreensões tem ocorrido sem que, sequer, as documentações sejam solicitadas. O taxista Zacarias da Silva, por exemplo, contou que o seu veículo foi apreendido pelo órgão, sem que houvesse qualquer irregularidade. O representante da categoria, o taxista Artur Fragoso, pede que seja programada uma reunião com o prefeito Cícero Almeida para informar sobre as apreensões que a SMTT tem realizado.

O coordenador do Departamento Oficial de Trânsito da SMTT, Fernando Uchôa, alegou que não foi realizada nenhuma ação fiscal irregular e contou que todas as apreensões de veículos são devidamente registradas em relatório. "O que acontece é que ninguém quer admitir que está errado. Alguns carros foram apreendidos, mas como a classe é muito unida, o que até é algo positivo, uns acabam querendo defender os outros", contou.


Taxistas pedem audiência com o prefeito Cícero Almeida



Enquanto o Corpo de Bombeiros tentava apagar as chamas, os taxistas queimavam pneus em outros pontos da praça. O Centro de Gerenciamento de Crises já foi acionado, mas os taxistas decidiram finalizar o bloqueio espotaneamente, não sem deixar de prometer uma nova manifestação para a próxima quarta-feira (12).


06.11.2008 - 11h17


Gazetaweb - reportagem de Adelaide Nogueira e colaboração de Wanessa Oliveira


...

Taxista nega envolvimento em atentado contra professor

Profissional diz que apenas passava pelo local na hora do atentado e foi apenas confundido por testemunhas.

Um taxista, que não quis ter o nome revelado, esclareceu, em depoimento na Delegacia do 4º Distrito Policial, que não tem qualquer envolvimento no atentado que vitimou o professor Fabrício Pedro da Silva, 28, foi baleado, ocorrido semana passada, durante um atentado, na rua Sebastião Correia da Rocha, no conjunto Jardim Petrópolis.

A placa do automóvel Astra, pertencente ao taxista, chegou a ser anotada por testemunhas e entregue a polícia, mas o próprio profissional afirmou ao delegado Robervaldo Davino, do 4º Distrito Policial, que apenas passava pelo local, em direção a sua residência, que fica próxima ao local do atentado.

O professor foi baleado quando dirigia seu automóvel Corsa Sedan, de cor branca e placa KKR-8589/AL, quando foi cercado por homens em duas motocicletas. Fabrício Pedro teria sido confundido com um criminoso da Chã da Jaqueira, identificado apenas como Roberto.

10:27 - 06/11/2008
...

sábado, 1 de novembro de 2008

Taxista dirige alcoolizado e é entregue à polícia pelo próprio amigo


O taxista se recusou a fazer o teste do bafômetro e terá que fazer exame de sangue no IML
Depois de uma denúncia anônima, os policiais da Deplan 3 se dirigiram até o bairro do Jacintinho a procura de um taxista que estaria dirigindo embriagado. Cícero Barbosa, 35 anos, estava em um bar com o amigo, totalmente embriagado, sem condições de falar o próprio nome.

O Soldado da PM Thiago Lopes foi quem prendeu o taxista em flagrante. O amigo que o acompanhava no bar foi quem ligou para a polícia denunciando. Os dois estavam embriagados, mas só Cícero irá responder por dirigir alcoolizado.

Policiais do BPTRAN recolheram a CNH do taxista, que provavelmente irá perder a habilitação e pagará multa de dois mil reais. Ele ficará detido na Delegacia de Plantão 3 e só poderá ser solto se pagar fiança.

Alguns militares tentaram convencer o acusado a fazer o teste do bafômetro, mas ele se recusou e será levado para o IML para fazer exame de sangue e constatar o excesso de álcool no organismo.

Thayanne Magalhães Estagiária

http://www.alagoasagora.com.br/