sábado, 28 de fevereiro de 2009

Polícia apreende carro envolvido em acidente que matou taxista







Automóvel Corsa, de cor azul, foi localizado em oficina na Avenida Cabo Reis, no bairro do Trapiche.

Policiais da Delegacia da Barra de Santo Antônio apreenderam, agora há pouco, numa oficina na avenida Cabo Reis, no bairro do Trapiche da Barra, o automóvel Corsa, de cor azul e placa MUM-4046/AL, que teria colidido contra o Pálio, conduzido pelo taxista Carlos Alberto dos Santos, 53, que morreu depois que o táxi caiu no rio Ribeira, às margens da rodovia AL-101 Norte.

A ordem de busca e apreensão foi expedida pelo juiz da Barra de Santo Antônio, Josemir Pereira de Souza, a pedido do delegado Eulálio Rodrigues. A polícia fundamentou a representação com base em depoimentos que o condutor do veículo, Antônio Silva Santos Júnior, teria se envolvido num acidente na região da Barra de Santo Antônio, além de que o automóvel da vítima tinha marcas de tinta azul na lataria.

O chefe de operações da Delegacia da Barra, Cleber Cerdin, afirmou que os danos no lado esquerdo da dianteira do veículo Corsa coincidem com o ângulo de colisão com o Pálio do taxista. "Mas os dois veículos serão submetidos à perícia do Instituto de Criminalística para confirmar se foram mesmos os envolvidos no acidente", frisou.

Se ficar confirmado que foi mesmo o Corsa que se envolveu no acidente, Antônio Júnior poderá ser indiciado por homicídio culposo e omissão de socorro.

O acidente que matou o taxista ocorreu no sábado de Carnaval, quando Carlos Alberto voltava da Barra de Santo Antônio para Maceió. O corpo da vítima somente foi encontrado na terça-feira, dentro de seu veículo, que estava submerso no rio.

10:15 - 28/02/2009

Sidney Tenório












...

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Delegado identifica motorista que colidiu com carro de taxista encontrado morto em rio

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros localizaram o carro e o corpo do taxista

O delegado da Barra de Santo Antônio, Eulálio Rodrigues, já identificou o motorista do carro que colidiu com o táxi de Carlos Alberto dos Santos, 53, encontrado morto, dentro do Rio da Ribeira, na última terça-feira. Santos conduzia o seu táxi, um Pálio wekeend branco, de placa MVK-3244 no sentido Barra-Maceió quando foi atingido por um Corsa azul, de placa MUM-4046, dirigido por Antônio Silva Santos Júnior.

Segundo o delegado, Júnior percebeu que tinha batida, viu o carro cair na água, mas não entrou em contato com o resgate para que o taxista pudesse sair do carro. “Quem sabe se tivesse havido ajuda o Carlos Alberto estaria vivo”, disse Rodrigues à reportagem do Alemtemporeal.

Rodrigues colocou ainda que Júnior escondeu o carro em um canavial na Barra e que, apenas na manhã de domingo, o veículo foi levado para uma oficina, na Ponta Grossa, em Maceió. O delegado afirmou que apenas após as oitivas é que poderá determinar se Júnior será indiciado e por qual tipo de crime responderá.

“Sabemos que ele deveria ter avisado alguém que o carro tinha caído no rio com uma pessoa e o fato de ele ter escondido o carro atesta contra ele”, finalizou.

27/02/09 16:22

Teresa Cristina
http://www.alemtemporeal.com.br/index.php?pag=municipios&cod=4161

Justiça obriga SMTT a fiscalizar clandestinos

Ação foi movida pelas empresas de ônibus

Uma decisão do desembargador James Magalhães, publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (27), está obrigando a Prefeitura de Maceió a fiscalizar a prática de transporte clandestino dentro da cidade e aplicar aos infratores as sanções previstas em lei.

Esse resultado é fruto da apelação civil nº 2007.002074-2, movida pelo Sindicato das Empresas de Transportes urbanos de Passageiros do Município de Maceió. O recurso interposto pela entidade pedia a reformulação da sentença proferida em 1º grau pela 14ª Vara Civil da Capital, que alegou que a Justiça de Alagoas não precisava decretar o transporte clandestino ilegal ante ‘a clareza da irregularidade’.

A ação inicial também pedia o reconhecimento da obrigação da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito – SMTT em realizar a fiscalização e a aplicação das penalidades cabíveis no caso da realização do transporte clandestino feito por complementares e táxi-lotação, o que não foi atendido pelo magistrado.

Argumentos

O principal argumento utilizado pelo Sindicato das Empresas é o fato de que no ‘perímetro urbano do Município de Maceió os serviços de transporte público de passageiros é de exclusividade das empresas de ônibus regulares, não havendo tal exploração por parte dos clandestinos que, além de comprometerem a relação contratual das empresas legalmente habilitadas a realizar o tal serviço, atinge ainda o equilíbrio econômico delas’.

Para conceder decisão em favor da entidade, James Magalhães alegou que ‘quando constituída a exclusividade, o poder concedente tem de assegurar ao concessionário a exploração em regime de monopólio. A exploração indevida por um terceiro representa infração ás prerrogativas do próprio poder concedente, além de frustrar o direito do concessionário à remuneração a ele garantida’, defendeu.

Pagamento das custas processuais

O desembargador James Magalhães também determina que o Município de Maceió arque com todas as custas processuais relativas à ação e com o pagamento dos honorários advocatícios, no valor de R$ 2 mil.

Em contato com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito - SMTT, o superintendente coronel Jorge Coutinho informou que ainda vai tomar 'conhecimento da decisão'.

27.02.2009 11h02
Gazetaweb - com Janaina Ribeiro
....

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Corpo de taxista é encontrado dentro do carro







Carro de taxista foi encontrado em rio próximo a Paripueira

O corpo do taxista Carlos Alberto dos Santos, 53, estava dentro do veículo dele, que foi encontrado – na tarde desta terça-feira, dia 24 – submerso no Rio da Ribeira, próximo à cidade de Paripueira, distante 36 quilômetros de Maceió. Carlos Alberto dos Santos estava desaparecido desde o sábado, dia 21.

Ele havia deixado as filhas em uma residência na Barra de Santo Antônio e depois havia desaparecido. O taxista dirigia seu veículo – uma Pálio Weekend de cor branca e placa MVK-3244/AL – quando desapareceu. A confirmação de que o carro encontrado era a do taxista foi dada por um mergulhador do Corpo de Bombeiros, no início da operação de retirada do veículo dentro do Rio da Ribeira.

O mergulhador conseguiu retirar as placas do veículo, confirmando que se tratava do mesmo carro. O mergulhador chegou a afirmar a presença do corpo dentro do veículo, mas que só daria para retirá-lo, quando o carro fosse trazido à superfície. A operação de resgate contou com o apoio da Polícia Militar de Alagoas, Instituto de Criminalística e o Corpo de Bombeiros.

O carro foi retirado das águas do Rio da Ribeira por volta das 18 horas. O cadáver estava ainda preso às ferragens. Para a retirada do veículo foi utilizado um cabo de aço, amarrado a um caminhão-guincho. Devido ao tempo que ficou submerso, o corpo do taxista inchou, dificultando o resgate.

Diferente do que se havia especulado anteriormente, apenas o corpo de Carlos Alberto dos Santos foi encontrado dentro do veículo. As circunstâncias que levaram o carro a cair no Rio da Ribeira ainda são investigadas pela polícia, mas tudo indica que o taxista se envolveu no acidente. Os policiais encontraram – próximo ao local – um dos retrovisores da Pálio Weekend.

17h46, 24 de fevereiro de 2009
Luis Vilar

Fonte:
Fotos.
Veja todas as fotos no endereço a baixo:
....

Carro de taxista é encontrado submerso em rio.




Carro de taxista foi encontrado em rio próximo a Paripueira

O carro do taxista Carlos Alberto dos Santos, que se encontrava desaparecido há quatro dias, foi encontrado na tarde desta terça-feira, dia 24, submerso no Rio da Ribeira, nas imediações da Praia de Tabuba, próximo a cidade de Paripueira, distante 36 quilômetros de Maceió.

Um mergulhador do Corpo de Bombeiros já entrou no rio e conseguiu retirar as placas do veículo – MVK-3244/AL – o que confirma que se trata da Pálio Weekend de cor branca, dirigida pelo taxista. Carlos Alberto dos Santos desapareceu no sábado passado, dia 21, após deixar as filhas em uma residência na Barra de Santo Antônio.

Desde então, foi prestada queixa na Polícia Civil de Alagoas, que juntamente com a Polícia Militar, procuravam pelo veículo. De acordo com o mergulhador do Corpo de Bombeiros, há um corpo dentro do veículo, mas ainda não há confirmação de quem seja a vítima.

Neste momento, a Polícia Militar de Alagoas, Polícia Civil, Instituto de Criminalística e Corpo de Bombeiros trabalham para retirar o veículo que está dentro do rio. Pode haver mais vítimas dentro do carro, mas este dado ainda não foi confirmado. Carlos Alberto dos Santos trabalha para a empresa Teletaxi. No dia em que desapareceu ele estava trabalhando.

O veículo pode ter se envolvido em um acidente antes de cair no rio. A operação de retirada do carro é acompanhada por outros taxistas que se encontram no local.

15h23, 24 de fevereiro de 2009
Luis Vilar






....

Carro de taxista é encontrado submerso em rio.

Carro de taxista foi encontrado em rio próximo a Paripueira

O carro do taxista Carlos Alberto dos Santos, que se encontrava desaparecido há quatro dias, foi encontrado na tarde desta terça-feira, dia 24, submerso no Rio da Ribeira, nas imediações da Praia de Tabuba, próximo a cidade de Paripueira, distante 36 quilômetros de Maceió.

Um mergulhador do Corpo de Bombeiros já entrou no rio e conseguiu retirar as placas do veículo – MVK-3244/AL – o que confirma que se trata da Pálio Weekend de cor branca, dirigida pelo taxista. Carlos Alberto dos Santos desapareceu no sábado passado, dia 21, após deixar as filhas em uma residência na Barra de Santo Antônio.

Desde então, foi prestada queixa na Polícia Civil de Alagoas, que juntamente com a Polícia Militar, procuravam pelo veículo. De acordo com o mergulhador do Corpo de Bombeiros, há um corpo dentro do veículo, mas ainda não há confirmação de quem seja a vítima.

Neste momento, a Polícia Militar de Alagoas, Polícia Civil, Instituto de Criminalística e Corpo de Bombeiros trabalham para retirar o veículo que está dentro do rio. Pode haver mais vítimas dentro do carro, mas este dado ainda não foi confirmado. Carlos Alberto dos Santos trabalha para a empresa Teletaxi. No dia em que desapareceu ele estava trabalhando.

O veículo pode ter se envolvido em um acidente antes de cair no rio. A operação de retirada do carro é acompanhada por outros taxistas que se encontram no local.

15h23, 24 de fevereiro de 2009
Luis Vilar
....

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Taxista desaparece após deixar filhas na Barra


Familiares e amigos de Carlos Alberto dos Santos, de 53 anos estão preocupados com o desaparecimento do taxista, que sumiu desde as 18h40 do sábado, 21 após deixar as filhas em uma casa na Barra de Santo Antônio.

Segundo informações da cunhada do taxista, Maria Dilma, ele estava retornando a Maceió onde iria encontrar com a esposa e em seguida trabalhar. No entanto, não chegou em casa.

"Com pouco tempo que ele saiu da Barra de Santo Antônio, Carlos falou por telefone com o pessoal da casa. Então depois, tentamos falar com ele para saber se chegou bem e o telefone não atendeu. Além disso, também não retornou. Não é do perfil dele sair sem dá notícias. Estamos preocupados" informou.

14h32, 22 de fevereiro de 2009

Fonte:
http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/?vEditoria=Macei%F3&vCod=61783

SINTAXI-AL em Joaquim Gomes




Os taxistas de Joaquim Gomes estiveram reunidos com representantes do Sintaxi para melhoria dos serviços. Aos passageiros e benefício à classe

Ontem, 19 de fevereiro, os taxistas de Joaquim Gomes, estiveram reunidos, no prédio da câmara de vereadores para uma palestra com representantes do sindicato da classe, SINTAX/AL onde foram abordado vários assuntos que favorece toda categoria.

A reunião foi dirigida pelo diretor de Marketing da entidade o Sr. Marcos que esteve acompanhado do secretário geral do sintáxi o Sr. Fernando, os assuntos que foram discutidos, mostrou as vantagens que os sócios terão a partir deste ano, onde serão criados vários projetos que irão beneficiar a todos.

O diretor falou também da importância no tratamento do passageiro, mostrou que os motoristas devem se comportar bem quando no exercício da função, orientou que eles precisam tratar com carinho e educação seus passageiros, pois segundo Marcos o passageiro é a principal instrumento de lucro e precisam receber o tratamento exclusivo, falou das vantagens que eles terão.

Disse ele que vai está trazendo promoções para atrair os passageiros a viajar nos veículos da categoria, na reunião esteve presente os associados que é representado pelo seu presidente o Sr. Wilson, que já está a frente da associação por alguns anos.

Todos se mostraram satisfeito com a ajuda do sindicato, eles vão está se reunindo outras vezes para poder concluir alguns projetos que já devem entrar em vigor, entre eles, será a promoção onde todos os passageiros receberão cupom para participar de sorteios para estimula o uso dos serviços de sintaxi em Joaquim Gomes.

Joaquim Gomes, 20 de fevereiro de 2009

Da Redação escrito por Luzamir Carneiro

http://www.jgnoticias.com/sintax.html
...

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Motorista embriagado bate em táxi no Jacintinho, corre e é interceptado no centro




Valter estava embriagado

Um motorista embriagado armou a maior confusão na tarde deste sábado, 21, na capital alagoana. Tentando dirigir um Corsa classic, de cor preta, placa MUU 7902/AL, Valter Menezes de Araújo, 58, bateu em um Fiat Uno táxi, de cor branca, placa MUK 9796/AL, que estava sendo dirigido por Aparecido Barbosa, 29.O fato aconteceu na Rua Coronel Paranhos, no bairro do Jacintinho.

O motorista do táxi - Aparecido Barbosa - desceu para reclamar da atitude do motorista do Corsa. Revoltado e visivelmente embriagado, o motorista do Corsa – Valter Menezes – bateu mais uma vez no táxi e disse que não ia pagar nada. Aparecido acionou os companheiros via rádio e correu atrás do Corsa, que foi interceptado por outros taxistas na Rua do Imperador, no centro.

Com dificuldades, Valter(camiseta amarela) desceu do carro e ainda tentou convencer o taxista a não prestar queixa e chamar a perícia, mas o taxista preferiu não entrar em um acordo. O caso foi levado para a Deplan I.

20h38, 21 de fevereiro de 2009

alagoas 24 horas






....

Carnaval 2009: programe-se com nosso guia

Veja o que abre e o que fecha nos dias de festa e como vão agir os órgãos públicos


Para aqueles que vão cair na folia ou ficar relaxando nesse carnaval, a melhor pedida é se programar. Veja o que abre e o que fecha durante o período!

CARNAVAL COM SEGURANÇA

A Secretaria de Estado da Defesa Social preparou um Plano de Segurança para o Carnaval 2009, que envolve Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito, Intendência Penitenciária.

O Corpo de Bombeiros trabalha com 291 homens em toda Alagoas, com postos nos municípios de Maragogi, Penedo, Arapiraca, Santana do Ipanema. Eles realizam salvamentos aquáticos e terrestres. Viaturas serão colocadas em pontos estratégicos, principalmente no litoral, nos municípios da Barra de São Miguel e Barra de Santo Antônio. Quem precisar de atendimento poderá solicitar pelo telefone 193.

A Polícia Militar atua combatendo a criminalidade durante o período carnavalesco. Segundo o comandante da PM, coronel Dalmo Sena, 1.566 homens trabalham para garantir tranquilidade em Maceió e 2.144 na Região Metropolitana. Já no interior, 2.693 policiais militares, mais um reforço de 360 garantem apoio.

A Polícia Civil terá plantões todos os dias de carnaval. 23 delegacias vão funcionar com delegados, agentes e escrivães para atendimento à população, principalmente aos foliões. Os plantões começam na sexta-feira que antecede os festejos – 20 de fevereiro – e somente serão encerrados na manhã da quarta-feira de cinzas.

O Tático Integrado de Grupamentos de Resgates Especiais (Tigre), o grupo de elite da Polícia Civil, também estará de prontidão durante a festa de Momo.

As delegacias de plantão em Maceió - Deplan 1, no Farol; Deplan 2, no Salvador Lyra, e Deplan 3, no Jaraguá, vão funcionar normalmente durante 24 horas. Também terão regime de plantão as delegacias de Marechal Deodoro, Barra de São Miguel e Paripueira que recebem grande número de foliões.

Além dessas cidades litorâneas, outros municípios que têm tradição de festas carnavalescas terão suas delegacias funcionando com plantão 24 horas: Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Batalha, Piranhas, Arapiraca, Traipu, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, Penedo, Coruripe, Matriz do Camaragibe, Maragogi, Viçosa, Atalaia, Novo Lino e União dos Palmares..

No restante do estado, as delegacias recebem reforço de policiais no período de carnaval. Os corregedores devem realizar fiscalizações nas delegacias.

A Polícia Rodoviária Federal montou um esquema de segurança para o Carnaval 2009, que ocorrerá entre os dias 20 e 25, e contará com 164 PRF’s, 21 viaturas, 02 pranchas, 01 boiadeiro, 01 guincho, 01 Posto Móvel e demais equipamentos operacionais rotineiros.

No primeiro carnaval com a Lei Seca (ano passado estava em vigor a MP415), a busca por melhores resultados será incessante, e terá acompanhamento próximo de todos os níveis dentro da Instituição.

Recomendações

Com o fluxo seguramente maior em pelo menos 30%, os condutores devem tomar entre outras algumas precauções antes de viajar, como planejar o horário e o percurso a ser feito, evitando horários de pico; verificar toda a documentação e itens de segurança obrigatórios dos veículos antes de iniciar a viagem; ter paciência e prudência em rodovias mais movimentadas.

Informações sobre bloqueios, condições de tráfego ou acidentes de grande monta, caso ocorram, podem ser conseguidos na Central de Informações Operacionais da PRF, através do fone 3324-1135 ou 191

A Intendência Penitenciária recebe reforço na segurança 370 agentes se revezam entre os dias 20 e 25 de fevereiro.

O Departamento Estadual de Trânsito intensifica as campanhas de conscientização para os alagoanos que vão brincar o carnaval. A idéia é reduzir o número de acidentes nas rodovias. O teste do bafômetro será realizado em toda Alagoas.

ORGÃOS PÚBLICOS

Os órgãos públicos: Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Justiça Federal e Justiça Estadual funcionam em regime de plantão. E retornam os trabalhos na quinta-feira.

CARNAVAL COM SAÚDE

Para quem precisar de atendimento médico neste carnaval, deve procurar o Hospital Geral do Estado, localizado na Avenida Siqueira Campos, no bairro do Trapiche da Barra. O policiamento no local será reforçado a partir desta sexta-feira (20). HGE irá contar com a implantação de um sistema de detectores de metais fixo e móvel.

Os Ambulatórios 24h durante o período de carnaval também estarão funcionando normalmente. A solicitação foi feita pelo secretário ao Comando da Polícia Militar de Alagoas em função do incidente ocorrido, no último sábado (14), quando uma paciente foi agredida dentro da unidade.

Em Arapiraca, a Unidade de Emergência Daniel Houly estará pronta realizar atendimento de urgência e emergência.

Já o Hemocentro de Maceió fez uma grande campanha na semana passada com coletas externas e internas que possibilitaram a formação de um estoque satisfatório para os quatro dias de folia.

Vigilância Sanitária

Para garantir segurança, saúde e qualidade dos alimentos, equipes da Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde, vão estar nas ruas visitando e inspecionando bares e restaurantes nas regiões de maior fluxo de foliões.

Durante o período, os técnicos farão inspeções do litoral Norte ao Sul, com o objetivo de garantir a qualidade e a segurança de alimentos e serviços oferecidos à população. O trabalho de inspeção ocorrerá em conjunto com as Vigilâncias Sanitárias municipais. Estabelecimentos comerciais, como bares, restaurantes, lanchonetes, ambulantes e hotéis serão alvos prioritários.

A Diretoria de Vigilância Sanitária também vai disponibilizar um plantão para denúncias pelo telefone 3315-3779 e na sede, localizada na Rua 7 Setembro, 50, no Centro de Maceió.

Samu

Para garantir o atendimento móvel de saúde dos carnavalescos. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência vai dispor de um plano de emergência para dar suporte aos municípios. O Samu de Maceió vai colocar uma unidade em Maragogi que também contará com um helicóptero, Paripueira, Francês, Barra Nova, Praia da Sereia e Ipioca.

Um posto avançado de atendimento será instalado na Barra de São Miguel. O SAMU pode ser acionado pelo número 192.

SERVIÇOS URBANOS

Bancos


Os bancos estarão fechados para atendimento ao público na segunda e na terça-feira de carnaval, reabrindo para atendimento a partir do meio dia da quarta feira de Cinzas. As contas de consumo e os carnês que estão com data de vencimento prevista para um dos dias do carnaval poderão ser pagos no próximo dia útil após a festa, sem incidência de multa.

Correios

No sábado (21), as agências que costumam abrir aos sábados funcionarão: (unidades de Maceió localizadas na Barão de Anadia, Bebedouro, Benedito Bentes, Farol, General Hermes, Gruta de Lourdes, Iguatemi, Jacarecica, Jacintinho, Jatiúca, Livramento, Poço, Ponta Verde, Tomás Espíndola, Stella Maris, Serraria, Pajuçara, Aeroporto e unidades de Arapiraca localizadas em Caetitus e Cruzeiro, em horário comercial). No domingo (23). Na segunda e terça as unidades de atendimento não funcionarão. Na quarta-feira de Cinzas, agências funcionarão a partir das 12h.

Os serviços de SEDEX 10, Disque-Coleta - Não haverá postagem de 21 (sábado) a 24 de fevereiro (terça). SEDEX Hoje - Não haverá postagem de 21 (sábado) a 25 de fevereiro (quarta).

Telegramas – De 22 (domingo) a 24 de fevereiro (terça), será mantido plantão para entrega nas localidades com população superior a um milhão de habitantes.
Demais serviços (inclusive SEDEX “convencional”) – Os objetos recebidos de 21 (sábado) a 25 de fevereiro (quarta) serão entregues somente a partir do próximo dia útil (quinta-feira, 26 de fevereiro).

Casal

A Casal mobilizou engenheiros, mecânicos, técnicos, eletricistas, encanadores e outros profissionais para prevenir e solucionar eventuais problemas de abastecimento de água que venham a ocorrer durante o carnaval. Como medida de prevenção, todas as unidades produtoras foram revisadas. As providências valem para todo o Estado, mas foi dada atenção especial às cidades balneárias, devido ao elevado fluxo turístico, segundo esclareceu o engenheiro Jorge Briseno, superintendente operacional da Companhia.

Na Barra de São Miguel, onde a movimentação de visitantes é maior, foi montada outra bomba - a segunda - na captação para aumentar a produção de água. Também foi providenciada a implantação de dois grupos geradores, sendo um na captação e outro na estação de tratamento, para, em caso de falta de energia, o sistema de abastecimento não ser interrompido. Ainda em Barra de São Miguel, a empresa realizou inspeção na estação elevatória para o bairro José Nunes.

Além dessas providências, a Casal manterá em Maceió, Barra de São Miguel e Paripueira equipes coordenadas por engenheiros, mecânicos, eletricistas e grupos de manutenção de poços profundos, que ficarão se revezando nos dois turnos, durante o período de carnaval.

Em caso de necessidade, o atendimento pode ser solicitado pelos telefones: Maceió - 0800-082-0195, 3315-3156, 3315-3155 ou 8802-5051 (Carlos Roberto); Barra de São Miguel - 3272-1409, 8838-3755 (Dácio Tavares); Maragogi - 3295-1209 (Lucineide); Paripueira - 3293-1409 (Cláudio). Nestas três últimas cidades, também pode ser acionado o telefone 8838-0272 (Eduardo Henrique)

Atendimento ao público - O Serviço de Atendimento ao Público da Casal não vai funcionar durante os dias de carnaval e na quarta-feira de Cinzas, voltando ao expediente normal na quinta-feira, dia 26.

Ceal

A partir desta sexta-feira, a Ceal trabalhará em esquema especial para o carnaval. A superintendência de distribuição da empresa anunciou que mais de 800 pessoas, entre eletricistas, eletrotécnicos e engenheiros, vão estar de prontidão durante os quatro dias de festa.

Será uma média de 200 pessoas por dia, prontas para atender aos chamados dos clientes. A Ceal também disponibilizou mais de 80 veículos, sendo sete, do tipo caminhão guincho, que serve para o trabalho de troca de postes e transformadores, caso precise, sobretudo, em situação de abalroamentos.

Segundo o engenheiro Fernando Amaral, superintendente de distribuição da Companhia, as equipes vão trabalhar para que o carnaval seja tranqüilo em todo Estado. "Principalmente nos municípios onde o fluxo de pessoas aumenta, a Ceal vai reforçar o atendimento".

Ele destacou as cidades de Maragogi, Paripueira, Coruripe, a praia do Francês e o município de Barra de São Miguel, onde a carga de energia chega a aumentar mais de 100% durante o carnaval.

Outro setor da Ceal que também vai trabalhar com equipes a mais é a central de atendimento. Ao todo, 50 pessoas, por dia, ficarão de plantão para receber as ligações pelo 0800-0820196.

IMA

Aproveitar o carnaval com noções de preservação ao meio ambiente. Esta é a tônica do projeto Carnaval Limpo e Consciente, que o Instituto do Meio Ambiente colocará em prática pelo quarto ano consecutivo durante dois dias da folia de Momo.

Nos próximos dias 21 e 22, duas equipes da Diretoria de Desenvolvimento e Pesquisa fazem distribuição de kits nas saídas para os litorais Norte e Sul do Estado para sensibilizar os foliões sobre as práticas de proteção à natureza. Os kits que serão distribuídos conterão alguns itens de primeira necessidade, como protetor solar, sacola biodegradável para lixo, preservativo e mapa turístico de Alagoas.

Trens

Os trens urbanos só terão quatro saídas por dia: partida de Lourenço de Albuquerque, às 08:30. Partida de Maceió: às 10:00. À tarde, os horários dos trens são os seguintes: partida de Maceió às 16:30, partida de Lourenço às 18:25.

Rodoviária

O terminal Rodoviário João Paulo II, funciona normalmente. As empresas de ônibus aumentaram o número de coletivos para atender a demanda.

Aeroporto Zumbi dos Palmares

O aeroporto funciona normalmente. Segundo a supervisão do local, o número, nem horários de voos foram alterados.

Porto de Maceió

Administração não funciona no período carnavalesco.

COMÉRCIO, MERCADO, SHOPPINGS, CINEMAS e HIPERMERCADOS

As lojas do comércio de Maceió darão uma última oportunidade para aqueles que deixaram as compras de Carnaval para a última hora. Elas funcionarão no sábado até as 14h, fechando no domingo. Na segunda-feira, a abertura das lojas fica a critério de cada lojista. Todas as lojas reabrem ao meio dia da quarta-feira de Cinzas.

O Mercado da Produção fecha na terça-feira, mas nos outros dias de carnaval funciona normalmente.

Shoppings

Durante os quatro dias de folia, o Iguatemi funcionará em horário especial. No sábado, lojas e os estabelecimentos da praça de alimentação, abrem 10h e fecham duas horas mais cedo, 20h. Já nos dias 22,23 e 24, todas as lojas e estabelecimentos da praça de alimentação estarão fechados. Na quarta-feira de cinzas (25/2), o Iguatemi abre duas horas mais tarde, 12h, e funciona até 22h.

No shopping Farol, todas as lojas fecham no domingo e só reabrem na quarta-feira ao meio-dia.

Cinemas

No Iguatemi e no Farol, os cinemas funcionam em horário normal. No Cine SESI, não haverá sessão entre os dias 20 e 24 de fevereiro.

Hipermercados

Em Maceió, os supermercados da Rede Bompreço funcionam normalmente de sábado de carnaval à quarta-feira de cinzas, mas com horários diferenciados. O Hiper da Buarque de Macedo terá funcionamento normal no sábado, domingo e na segunda. Na terça (05/02), a loja funciona até as 14h. Nas lojas do Hiper do Farol e da Ponta Verde, funcionam normalmente. Na Bompreço Mercado, domingo e segunda abre em horário normal. Na terça, abre das 07 às 14 horas.

As quatro lojas do G Barbosa em Maceió, localizadas em Cruz das Almas, Serraria, Stella Maris e Tabuleiro funcionam n sábado das 07 as 0h, no domingo das 07 às 22 horas, na segunda das 07 às 00h e na terça-feira das 07 às 20 horas. Apenas a loja do Tabuleiro que fecha às 18 horas na terça-feira.

A rede de supermercados Extra funciona normalmente. Na quarta-feira, fecham às 23 horas.

20.02.2009 - 09h07

Gazetaweb-com Adelaide Nogueira



...

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Câmara determina obrigatoriedade de airbag para carros novos

Regra começa a valer cinco anos após regulamentação do Contran.

Projeto segue agora para a sanção presidencial.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (18), em votação simbólica, um projeto tornando item obrigatório para carros novos o airbag para o motorista e o passageiro do banco dianteiro.

Caberá ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamentar as especificações técnicas e o cronograma de implantação, mas cinco anos após a resolução do Contran todos os automóveis novos deverão ter o airbag como item de série. Como já foi aprovado no Senado, o projeto segue agora para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Pelo texto aprovado, será dado um prazo de cinco anos, após a regulamentação do Contran, para que todas os carros novos fabricados no Brasil, exceto os destinados à exportação, tenham o air bag como item obrigatório.

No primeiro ano da regulamentação, no entanto, já poderá ser exigido que projetos novos de veículos tenham o airbag como item de série e não mais como opcional. Não há na lei prazo para o Contran realizar a regulamentação.

Questionamentos

O projeto provocou discussões em plenário. Representantes da bancada do trânsito, como Hugo Leal (PSC-RJ), queriam prazos mais curtos e mais rigidez também no prazo para o Contran regulamentar. “O prazo é muito longo e estamos abrindo mão de determinarmos regras mais específicas para a regulamentação”.

Houve questionamentos também relativos ao preço dos automóveis. Para o deputado Marcelo Almeida (PMDB-PR), poderá haver um acréscimo de até 10% no preço de carros populares. “O carro mais simples não vai mais custar R$ 20 mil, vai custar R$ 22 mil, além de o seguro para o carro com airbag ser mais caro”.

Além da questão da segurança, o deputado Jorginho Maluhy (DEM-SP) acredita que o preço do air bag cairá. “Se incentivarmos o uso do airbag estaremos incentivando a industria brasileira e desenvolver pesquisa para que possamos fabricar este equipamento integralmente no Brasil. Estaremos preservando a vida e gerando empregos”.


18/02/09 - 18h42 - Atualizado em 18/02/09 - 19h10

Eduardo Bresciani
Do G1, em Brasília

http://g1.globo.com/Noticias/Carros/

Tecnologia auxilia a Polícia Rodoviária Federal

Por um aparelho, o policial tem acesso a todos os bancos de dados de segurança pública do país e resolve processos, que demorariam horas, em segundos.

Os motoristas que planejam pegar alguma estrada federal neste carnaval devem triplicar a atenção com a documentação e a manutenção do carro. A repórter Karen Schmidt explica por quê.

É só digitar a placa do veículo e todos os dados estão na palma da mão: número de chassi, impostos devidos e pontos na carteira. Um motociclista está com o licenciamento vencido e o policial verificou também que ele deve R$ 1.770 em infrações.

A multa foi enviada na hora para a central de dados da Polícia Rodoviária. Ao mesmo tempo, a notificação saiu numa impressora portátil. “Mais fácil. Acontece muito extravio entre correio. Tempo. Bem mais rápido!”, opinou o motociclista Emerson Tavares.

A tecnologia usada é a mesma dos telefones celulares. Pelo aparelho, o policial tem acesso a todos os bancos de dados de segurança pública do país. É possível por exemplo consultar a ficha criminal do motorista, saber se é um foragido da Justiça e que tipo de crime cometeu.

Os aparelhos vão reforçar o policiamento nas estradas federais que cortam São Paulo durante o carnaval. Serão usados 50 equipamentos. Até o fim do ano, a tecnologia será adotada pelos policiais rodoviários em todo o país. Um processo, que antes poderia levar horas, vai ser feito em segundos.

“A vantagem que ele nos dá é a agilidade que o policial tem, as consultas que ele pode fazer online no mesmo momento. Antes tínhamos que fazer pelo rádio”, disse Vanderlei Dias, inspetor da Polícia Rodoviária Federal.

“É mais seguro. Resolve o problema aqui mesmo e assim por diante”, disse um homem.

Veja o vídeo clicando no link abaixo.
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM968433-7823-POLICIA+RODOVIARIA+REFORCA+A+FISCALIZACAO+NO+CARNAVAL,00.html


18/02/09 - 20h31 - Atualizado em 18/02/09 - 21h04

Fonte:
http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/

http://fernandosintaxial.spaces.live.com/


quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Táxis adaptados começam a circular em São Paulo

Carros são adaptados para transportar passageiros que usam cadeira de roda.

Cerca de 20 taxistas começaram a circular hoje (17) pelas ruas de São Paulo com o carro adaptado para transportar passageiros que usam cadeira de roda. Foram concedidos pela Prefeitura do município 80 alvarás, e o restante da frota deve estar nas ruas até o final do mês.

O custo do carro mais a adaptação é de R$90 mil, totalmente bancado pelo taxista. Além do motorista e da pessoa com cadeira de roda, o veículo tem capacidade para um acompanhante. As normas técnicas para a modificação no carro estão previstas no Manual dos Requisitos Básicos para Táxi Acessível que foi elaborado pela Área de Desenvolvimento Tecnológico da Secretaria de Transportes (Sptrans).

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Pessoas com Deficiência, há outros 80 motoristas na fila de espera para conseguir a autorização. Dependendo da demanda, outros documentos serão liberados.

O alvará não tem prazo para expirar, mas todos os anos os motoristas precisam fazer uma vistoria estabelecida pela Secretaria de Transportes para checar se o veículo continua de acordo com as normas estabelecidas e, assim, continuar com o documento.

As tarifas das corridas cobradas pelos táxis acessíveis têm o mesmo valor dos demais – bandeirada R$ 3,50, quilômetro rodado R$ 2,10 e hora parada R$ 28 – acrescido de R$3,50 por ser rádio-táxi.

São Paulo não é a primeira cidade a ganhar táxis acessíveis. O Rio de Janeiro já possui um modelo semelhante.

17.02.2009 - 15h30

Agência Brasil

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Maceió recebe mais um cruzeiro marítimo

O cruzeiro Empress, da operadora Fourships, volta a Maceió nesta terça-feira (17), trazendo mais um grupo de turistas. De bandeira da Bahamas, o navio vem do Rio de Janeiro e segue pela costa do Nordeste fazendo paradas em algumas capitais, como Recife (PE) e Salvador (BA).

Essa é a terceira vez que o navio atraca na capital alagoana. No último dia 10, ele esteve na cidade com mais de 1.500 passageiros a bordo. A chegada nesta terça é aguardada para as 9h da manhã, com partida na quarta (18), às 14h.

Depois, quem atraca no Porto de Maceió é o navio MSC Sinfonia, vindo de Salvador com mais de 1.200 turistas a bordo. Após passar por Alagoas, o navio retorna à Bahia no mesmo dia, atracando no Porto de Ilhéus.

A temporada de cruzeiros de passagem pela costa alagoana vai até o final do mês de março, com a chegada do navio Costa Romântica, no dia 26. Para recepcionar os turistas, a Prefeitura montou uma estrutura no Porto, com barracas de artesanato e agentes de turismo.

Ao desembarcarem na capital, os passageiros têm a opção de seguirem pela cidade em ônibus de excursões ou em grupos isolados por táxi. No caso dos serviços oferecidos pelos taxistas, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) montou um posto avançado no Porto para orientar os turistas quanto aos preços cobrados nas viagens.

16h31, 16 de fevereiro de 2009.

Fonte: Secom
...

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Assaltante atira em taxista e é preso após colisão no Presídio Militar




Vítima está internada no HGE.

Wagner Lima atirou no taxista para roubar.

No segundo caso da noite do sábado, envolvo assalto a taxista, a ação criminosa por pouco não termina em tragédia. Durante o assalto, o taxista Natalício Alves da Rocha, 46, foi baleado no rosto, enquanto dirigia seu veículo. Ferido, Natalício perdeu o controle do carro e bateu no muro do Presídio Militar, no bairro do Trapiche da Barra.

A vítima trafegava pela Avenida Siqueira Campos, no Gol táxi, de placa MVC 6728/AL, no sentido bairros/Trapiche, quando Wagner Lima da Silva, 18, anunciou o assalto. "Em uma atitude de desespero a vítima fez o retorno rapidamente e levou um tiro no rosto, perdendo o controle e batendo no muro do presídio", explicou o capitão Bandeira, do Batalhão de Polícia de Guarda (BPGD).

Rapidamente, os sentinelas plantonistas renderam o assaltante, que estava com um revólver calibre 38, com seis munições, sendo uma deflagrada. O taxista foi socorrido para o Hospital Geral do Estado e o acusado encaminhado para a Delegacia de Plantão 1.

"Pelas informações que colhemos no local o acusado faz parte de uma quadrilha chefiada por um delinquente identificado como 'Aranha', que atua no bairro do Jacintinho", disse o capitão Bandeira.

A matéria completa será exibida no Fique Alerta, que vai ao ar na Tv Pajuçara, afiliada da Rede Record.

07:58 - 15/02/2009

Ricardo Alexandre

http://www.tudonahora.com.br/noticia.php?noticia=39515






..

Taxista é assaltado e tem veículo abandonado no Petrópolis




Veículo foi encontrado em um matagal após uma denúncia anônima.

O taxista Geovane Dantas de Oliveira, 55, foi assaltado na noite deste sábado, na Avenida Durval de Góes Monteiro, no Tabuleiro do Martins. Ele foi obrigado a dirigir até o bairro Cidade Universitária, onde foi abandonado pelos assaltantes, após tentar reagir ao assalto.

A vítima contou que dois homens e uma mulher combinaram uma 'corrida' para o conjunto Eustáquio Gomes. "Eles anunciaram o assalto quando eles se aproximaram do conjunto. Em um determinado ponto eles pararam e me abandonaram, depois que me neguei a seguir com eles", contou o motorista.

Minutos depois, uma ligação anônima para o Centro Integrado de Operações da Defesa Social (Ciods) informava que o veículo táxi, Astra, placa MVB 6944/AL, estava abandonado em um matagal, nas proximidades da comunidade de Monte Belo, no bairro de Petrópolis. O carro foi encontrado faltando alguns itens e sem o apurado do taxista. A queixa foi registrada na Delegacia de Plantão 1, no bairro do Pinheiro.

A matéria completa será exibida no Fique Alerta, que vai ao ar na Tv Pajuçara, afiliada da Rede Record.

07:20 - 15/02/2009

Ricardo Alexandre

http://www.tudonahora.com.br/noticia.php?noticia=39509

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Maioria dos acidentes acontece em caminhos habituais.

Pesquisa da Polícia Rodoviária Federal do Paraná mostra que a atropelamentos e acidentes ocorrem justamente nos trechos que conhecemos mais, onde a gente acaba se descuidando.

Na quinta-feira, uma criança morreu num acidente numa rua de Curitiba porque tirou o cinto de segurança perto do colégio.

A poucos metros da escola, Amanda, de 10 anos, tirou o cinto para pegar a mochila. Nessa hora, o carro capotou e ela foi arremessada para fora do veículo. A mãe e a irmã, que estavam com o cinto, tiveram apenas ferimentos leves. Amanda morreu na hora.

“Possivelmente, o cinto teria salvado a vida dessa criança, como salvou a irmã, que estava no banco de trás”, disse o policial rodoviário Fabiano Moreno.

Motoristas e passageiros se descuidam mais quando estão saindo de casa ou já perto do destino final. Um terço dos acidentes registrados pela Polícia Rodoviária do Paraná acontece nos primeiros 15 minutos de trajeto, normalmente em trechos urbanos e conhecidos de quem dirige.

O levantamento também mostrou que 60% dos atropelamentos ocorrem no início ou no fim do passeio. São momentos em que o motorista corre mais risco de ficar desatento – ou porque ainda não se concentrou no trânsito ou porque relaxou, por estar perto do destino.

Um vídeo feito por uma montadora de caminhões simula diferença entre estar com e sem o cinto de segurança no caso de capotamento. O boneco sem a proteção fica solto dentro do veículo – bate nos vidros, no teto e depois é jogado pra fora; o boneco que está com o cinto sofre bem menos com o impacto da batida.

O policial Fabiano Moreno reforça: “Utilizem o cinto de segurança e protejam as crianças. Elas não podem andar soltas nem no colo. Como vimos neste caso, uma pequena colisão foi suficiente para ser fatal”.


Ingrid Stamer, coordenadora da ONG Criança Segura, explica que uso da cadeirinha de segurança é obrigatório até os dez anos de idade ou até que as crianças completem 1,45 metro. “Antes disso, não basta usar o cinto de segurança comum, dos demais ocupantes”, ela alerta. Veja aqui qual é a cadeirinha ideal para cada idade.

Veja o vídeo clicando no link abaixo.
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM965516-7823-ACIDENTES+DE+TRANSITO+ACONTECEM+EM+TRECHOS+CONHECIDOS+PELOS+MOTORISTAS,00.html


13/02/09 - 14h06 - Atualizado em 13/02/09 - 14h06

http://g1.globo.com/jornalhoje/
http://fernandosintaxial.spaces.live.com/



quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Aferição dos Taximetros

Os Proprietários de táxis de Maceió com numero final da placa 1, tem até dia 28 de Fevereiro de 2009, para se dirigir até a sede do INMEQ/AL, e solicitar a autorização e posterior verificação na PISTA de AFERIÇÃO.

O não comparecimento ou falta de justificativa do interessado na data aprazada, ensejará a aplicação das penalidades previstas na legislação em vigor.

Fonte: INMEQ/AL

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Menor tenta pagar corrida de táxi com droga

Um menor de 16 anos de idade foi detido, na noite desta terça-feira, dia 10, por uma guarnição da Polícia Militar de Alagoas após tentar pagar uma corrida de táxi com droga.

De acordo com informações do Centro Integrado de Operações da Defesa Social, J.C.L.D.M. teria pegado o táxi de Aldir Firmino da Silva, 31 anos, e ao chegar no destino – na Avenida Coronel Paranhos, no Jacintinho – ofereceu duas pedras de nóia como pagamento pela corrida.

O taxista acionou a PM. Uma guarnição motorizada do Batalhão de Polícia Escolar esteve no local e deteve o adolescente, que foi encaminhado para Delegacia de Menores para providências cabíveis.

08h23, 11 de fevereiro de 2009

http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/?vEditoria=Pol%EDcia&vCod=61245


Guia Quatro Rodas Alagoas é lançado em SP


Edição especial do Guia 4 Rodas é lançado em São Paulo

Cerca de 150 convidados entre empresários do turismo e autoridades participaram do lançamento do "Guia Quatro Rodas Alagoas", no prédio da Editora Abril, em São Paulo. Recepcionado pelo presidente do conselho administrativo da Abril, Roberto Civita, o governador Teotonio Vilela Filho se reuniu com a equipe da editora e conheceu mais sobre os projetos da mesma.

De acordo com o presidente da editora Abril, Jairo Leal, Alagoas é um estado com inúmeros atrativos, que merecem uma edição especial do Guia Quatro Rodas. "Alagoas é o Estado da vez, que tem investido no turismo e tem se mostrado para todo o Brasil como um dos melhores destinos", destacou.

Leal acrescentou que a edição Alagoas do Guia teve uma equipe de 15 profissionais envolvidos no projeto em um trabalho intensivo no Estado realizado em seis semanas, em que percorreram os melhores atrativos, entre praias, hotéis, restaurantes do destino.
Já o governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, enfatizou o momento por qual o Estado vem passando, com novos investimentos para o desenvolvimento do turismo, que é uma atividade que gera emprego e renda para vários setores da economia.

"O Guia Quatro Rodas Alagoas é mais um resultado do trabalho maravilhoso que vem sendo realizado pelo secretário Virginio Loureiro e sua equipe. E mais, Alagoas tem o privilegio de contar com uma natureza belíssima, com as praias mais bonitas, a culinária diversificada e de qualidade e a cultura e folclore riquíssimos", afirmou Vilela.

O evento contou com a presença de diversas autoridades como a secretária de Turismo de Maceió, Claudia Pessoa, o prefeito de Marechal Deodoro, Cristiano Matheus, o secretário de Comunicação de Alagoas, Wilmar Bandeira, assim como empresários do trade turístico de Alagoas como Mauro Vasconcelos, Simone Bert, e o representante da CVC, Cleyton Armelin.

O Guia Quatro Rodas é um dos mais conhecidos e respeitados materiais sobre turismo do Brasil, que classifica hotéis, restaurantes e outros equipamentos turísticos. A edição de Alagoas, à venda em bancas de todo o Brasil, traz 243 dicas de hotéis, restaurantes e outras atrações, classificadas pela equipe da Editora Abril.

09h39, 11 de fevereiro de 2009

Fonte: Ascom Setur



terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Detran adota em abril novo modelo de documento de veículo.

Ainda há, no estoque do Detran de Alagoas, uma quantidade considerada pequena de formulários do tipo antigo do CRLV.

A partir do segundo trimestre deste ano, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) passará a adotar o novo modelo do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV), o documento de porte obrigatório que comprova a propriedade do veículo.

Com as novas regras deliberadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), no novo modelo do CRLV deixará de existir o campo destinado ao endereço do proprietário do veículo: constará apenas o nome da pessoa física ou jurídica dona do carro.

Segundo a chefe de serviço de monitoramento do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) em Alagoas, Vânia Soares Ferreira, o endereço do proprietário deixará de constar no CRLV para diminuir o número de fraudes e proporcionar maior segurança ao dono do veículo. “Essa medida vai evitar montagens com esse tipo de documento”, disse ela. “Inclusive o tipo de papel utilizado no novo modelo também será modificado, para dificultar esse tipo de ação fraudulenta”.

Ainda há, no estoque do Detran de Alagoas, uma quantidade considerada pequena de formulários do tipo antigo do CRLV. Por isso, o diretor-presidente do órgão, Antônio Sapucaia, preferiu só adotar o novo modelo a partir de abril, quando o Detran já tiver recebido os formulários sem endereço. “Até lá, o documento de modelo antigo será impresso normalmente, já que os Detrans de todo o Brasil têm até 30 de julho para encerrar seus estoques”.

Assessoria-Detran/AL

15:33 - 10/02/2009

Passageiros assaltam taxista no Tabuleiro

Crime foi registrado na Delegacia de Plantão 2, no Salvador Lyra.

Um taxista foi assaltado pelos próprios passageiros, na noite de ontem, no Tabuleiro do Martins. O caso foi registrado na Delegacia de Plantão 2.

O taxista Antônio Pedro da Silva contou que seguia com o carro, de placa MVI-4591/Alagoas. Ele pegou dois passageiros próximo ao posto Acauã, no Tabuleiro e, já perto do residencial Tabuleiro do Martins, os criminosos anunciaram o assalto e levaram o carro, os documentos e pertences do taxista.

Elaine Rodrigues e Sidney Tenório

09:43 - 10/02/2009

http://www.tudonahora.com.br/noticia.php?noticia=38893

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

CONTRAN muda documentação de veículos

Objetivo é dar mais segurança aos motoristas. Agora o documento não vai mais informar o endereço do proprietário, apenas o nome.

Quem já teve o carro roubado conhece bem o trauma. "Ele pediu a chave do carro e levou tudo embora. Estava armado", conta o professor César Paraventi. A preocupação do motorista é que o documento do veículo foi junto e lá estava o endereço de casa. "É uma situação complicada. Você fica apreensivo, porque tem residência e família", diz.

Só no estado de São Paulo, no ano passado, 60.868 veículos foram roubados. A preocupação com a segurança das vítimas provocou mudanças no comprovante de licenciamento dos carros.

Agora o documento não vai mais informar o endereço do proprietário. O novo modelo tem apenas espaço para escrever o nome, diferente do anterior, onde no mesmo campo também cabia o endereço.

Mas muitos motoristas ainda devem demorar para receber o documento sem o endereço. É que o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) permitiu que os estados acabem com os estoques de formulários antigos antes de se adaptar. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de São Paulo encontrou uma saída para cumprir a medida desde já: reprogramou o sistema e passou a imprimir os formulários antigos com o campo destinado ao endereço em branco.

Os estados têm até julho para se adequar à nova medida. Motoristas que já licenciaram o carro neste ano e mesmo assim quiserem receber o novo documento terão que tirar a segunda via nos Detrans.

"A única pergunta que deve ser feita é: 'Vocês já estão emitindo sem o endereço?'. Se estiver, peça uma segunda via. Você receberá a cópia sem o endereço", esclarece o direto do Detran, Alfredo Perez da Silva.

07/02/09 - 01h13 - Atualizado em 08/02/09 - 01h13

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Acidente deixa treze pessoas feridas




As vítimas foram atendidas pelo Samu e Corpo de BombeirosUm acidente, ocorrido na tarde deste sábado, 7, envolvendo quatro veículos deixou doze pessoas levemente feridas e um dos condutores com lesões graves. A colisão aconteceu no quilômetro 26 da AL-101 Norte, nas mediações de Paripueira.

De acordo com informações dos policiais do Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv), o condutor do veículo Uno Mille vinho de placa MUB 9275 - Ernandes de Araújo Gomes, de 27 anos - perdeu o controle e colidiu com os carros Celta táxi de cor branca, com placa MUT 8827 Belém/AL e Monza cinza grafite, de placa MGM 6402 Maragogi/AL.

Ainda conforme o BPRv, o Uno Mille conseguiu bater no Gol cinza, MVI 9285 que estava estacionado próximo ao acidente. Como ocorreu apenas danos materiais o motorista do Gol, Rodrigo Lima Cedro foi liberado.

Com o impacto da colisão, apenas Ernandes Araújo precisou ser encaminhado ao Hospital Geral do Estado (HGE) com lesão grave no rosto. Os ocupantes que estavam com o condutor, José Carlos da Silva Júnior, 23 e Charles Anderson da Silva Lima, 26, tiveram ferimentos leves e passam bem.

Os ocupantes dos veículos Celta e Monza – Gilberon Pereira da Silva, 24, Sebastiana Januária da Silva, 58, Maria José Vicente Guimarães, 25, Jaime Carlos da Silva, 62, Amaro Ferreira do Monte, 52, Benedito Manoel Filho, 47, Amaro Verga do Nascimento, Ivonete Maria da Silva, 38, Maria Aparecida Zacarias, 41 e João da Silva, 52 anos, são trabalhadores rurais do assentamento Magibura, em Maragogi.

As vítimas chegaram a ser atendidas no local por unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Corpo de Bombeiros, mas passam bem. Os policiais do BPRv reorganizam o trânsito no local, que está lento nos dois sentidos devido ao acidente

17h01, 07 de fevereiro de 2009

Alagoas24Horas

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Apreensão de táxi termina em confusão entre PM e guardas municipais

Policial militar Rosival Neves acusa guardas de agressão; guarnição diz que foi PM quem os ameaçou com arma.

O que era para ser aplicação de uma multa terminou numa grande confusão, na noite de ontem, na Rua Dias Cabral, no Centro de Maceió. O policial militar Rosival da Silva Neves, 42, teria entrado em confronto com uma guarnição da Guarda Municipal, que teria apreendido um automóvel táxi, de propriedade do PM, que estava circulando com um motorista diarista.

A confusão que começou no Centro somente terminou depois que a Polícia Militar conduziu todos os envolvidos para a Delegacia de Plantão (Deplan 1), no bairro do Farol. Rosival Neves e os guardas Osmar dos Santos Lima, Alex Crhistian de Góes França e Rony Peterson da Silva tinham versões diferentes para o fato.

Segundo os guardas, a confusão começou depois que os guardas apreenderam o táxi do militar, que era conduzido por José Eduardo da Silva, que estaria fazendo lotação. Relata Osmar dos Santos que, quando o carro ia ser colocado no guincho, o militar teria sacado uma arma e ameaçado a guarnição, que teve que se defender.

A versão relatada por Rosival Neves é outra. O PM conta que os guardas agrediram seu filho de apenas 16 anos, que estava em sua companhia, e o taxista José Eduardo. Um dos integrantes da guarnição, segundo ele, ainda teria dado uma coronhada com um revólver em sua cabeça.

Na Deplan 1, foi feito Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra o policial militar pelo crime de ameaça. Entretanto, Rosival Neves afirmou que vai procurar a Delegacia do 1º Distrito Policial e também fazer um TCO contra os guardas municipais pelo crime de lesão corporal.

08:13 - 05/02/2009

Sidney Tenório
http://www.tudonahora.com.br/noticia.php?noticia=38303#


Comentários.

O sindicato dos taxistas em atenção ao companheiro já entrou em contato com o mesmo e atenderá ao taxista nesta segunda feira a partir das 8 horas da manha colocando o Dr. Antonio advogado do SINTAXI-AL a disposição.

Dr. Antonio vai ouvir o taxista apurar os fatos e tomará as providencias cabível.

O SINTAXI-AL, já apresentou projetos a SMTT visando regularizar a situação dos taxistas.

Postado por Fernando em 06/02/2009 14:25

-------------------------------------------------------------------------------------------
Todo mundo sabe que os pms fazem lotacao irregular acobertado pois seus colegas de farda, queria saber se as lotacoes levam idoso de graça e policial tb. Uma vergonha os pms trabalharem fora da lei.

Postado por junior em 05/02/2009 08:20

-------------------------------------------------------------------------------------------------
Situação fácil de ser resolvida: 1ºdeveria ter sido feito exame de corpo e de delito em todos os envolvidos; 2ºdepois de apuradas as agressões, processa-se os agressores, seja ele PM ou Guarda Municipal;3ºNinguem está acima da Lei; 4º Guarda Mun. ñ pode aplicar penalidades (STJ);

Postado por Carlos em 05/02/2009 08:32

-------------------------------------------------------------------------------------------------
Os Táxi de policiais (Militar e Civil) não aceitam as apreensões dos carros, estão todos errados, a lei é pra ser cumprida, falta pulso no Comando Militar eles mesmo apoiam os erros dos policiais, é melhor resolver essa situação para não ter problemas maiores.

Postado por Antonio em 05/02/2009 09:27

-------------------------------------------------------------------------------------------------
É muito engraçado como alagoas é terra sem lei. Muitos militares deixaram de combater o crime e passam o dia envolvido com seus ilícitos (que se dane a criminalidade).Todos sabem a quantidade de pms fazendo lotação. E o comando da pm o que faz?

Postado por edcarlos em 05/02/2009 09:49

-------------------------------------------------------------------------------------------------
Tá ai o porquê da polícia militar em todo Brasil ter medo da guarda virar polícia:a guarda trabalha e tem atitude!e não vive se envolvendo em crimes e ilícitos. Outro fato: quem tira os passageiros dos ônibus são os veículos de militares nas lotações. Tem até oficiais.

Postado por cidadão em 05/02/2009 09:58

-------------------------------------------------------------------------------------------------
o problema é que pm acha que pode tudo...

Postado por ta em 05/02/2009 10:29

-------------------------------------------------------------------------------------------------
Os guardas municipais fazem um serviço muito bom, mesmo com um efetivo pequeno e ainda são ameaçados por um PM que pensa que apontando uma arma para um agente publico mesmo este estando certo.

Postado por caveira em 05/02/2009 10:45

-------------------------------------------------------------------------------------


os que fazem a lei estão se desentendendo. confiar em quem agora.justiça já era. policia tambem, só nos resta nos mesmo e DEUS.

Postado por agbc em 05/02/2009 11:26

-------------------------------------------------------------------------------------------------
Os guardas municipais estão certos, eles cumprem determinação dos seus superiores a gora muitos PM,s acham que podem tudo, o regulamento da pm diz que o militar não pode ter outro serviço se não o seu na corporação.saia da PM e vá ser taxista mané!!

Postado por vergonha em 05/02/2009 11:49

-------------------------------------------------------------------------------------------------
Já virou rotina, é de costume ter militar fazendo lotação todos os dias, vejo lotações com carro particular e quando eles são abordados se identificam como militar, ou o carro pertence militar.são liberados por seus colegas de farda sem qualquer penalidade! ISTO É UMA VERGONHA.

Postado por UM RODOVIARIO em 05/02/2009 12:27

----------------------------------------------------------------------------------------
A LÉI É PARA TODOS IMDEPENDENTE DE SER OU AUTORIDADE PRINCIPALMENTE ALGUNS MILITARES QUE ACHÁ QUE PODE TUDO ISTO TEM QUE ACABAR!!!!

Postado por UM RODOVIARIO em 05/02/2009 12:32

--------------------------------------------------------------------------------------------
é bom avisar a esse cidadao que funcionario publico nao pode ter taxi...

Postado por ta em 05/02/2009 15:36

-------------------------------------------------------------------------------------------------
sou mae do menor agredido e so nao apanhei tambem porque nao desci do 02 taxi do meu marido.tem que ser punido os agrecores por terem praticado crime de agrecao contra meu marido e meu filho menor.

Postado por clara nubia em 05/02/2009 16:05

------------------------------------------------------------------------------------------------
eu acho que isso é um abuso de poder. Eles sempre contam a versão deles e nem sempre foi do jeito que aconteceu e nunca relatam a maneira agressiva que eles abordam as pessoas. "como está nossa polícia hoje?!", em vez de nos defender , são os primeiros a nos agredir.

Postado por cássia em 05/02/2009 16:59

-------------------------------------------------------------------------------------------------
COmo o PM vai fazer TCO sem a versão e a assinatura do autor??? Será que foi instruído na corporação sobre isso?

Postado por Gustavo Luís de Oliveira Souza em 05/02/2009 17:33

-------------------------------------------------------------------------------------------------
Em Maceió existe muitos guardas municipais iguinorantes, guarda é para tomar conta do município e não se envolver com transito.

Postado por Ricardo Alexandre de Omena Falcão em 05/02/2009 17:47

-------------------------------------------------------------------------------------------------
Todos sabem que a cidade ta cheia de policiais militares fazendo transporte irregular,se valem da famosa carteirada, muitos veículos sequer tem documentos.parabéns aos guardas que fizeram seu trabalho sem de intimidar com esse fora da lei.

Postado por Samurai em 05/02/2009 18:07

-----------------------------------------------------------------------------------------------
este policial tem o costume mesmo. de ameaçar todo mundo. por qualquer coisa só porque é policial. para min é abuso de autoridade. eles saõ policia só para beneficiar a si. própio. maceió 05/02/2009

Postado por ernaldo em 05/02/2009 18:24

------------------------------------------------------------------------------------------------
Tem que se cumprir a lei,cobrem multas como na gestao anterior da prefeitura, a cada reincidencia do taxi fazendo lotacao a multa vai dobrando que nem tapioca,quatro apreensoes perde a praca

Postado por Armando Moura em 05/02/2009 19:10

-------------------------------------------------------------------------------------------------
O problema foi descobrir quem estava falando a verdade. Quem confia na polícia? Quem confia nos guardas da SMTT? Eu não!!!!!!!!!!!!!

Postado por Romney em 05/02/2009 20:35

-------------------------------------------------------------------------------------------------
A Guarda Munipal foi criada para guardar patrimônio,mas com municipalização do trânsito ela passou fiscalizar. Mas alguns policiais em nosso estado acha que tudo pode e não assim. E isso é uma verdadeira falta de vergonha de ambos. São esses que faz à segurança. Isso vergonhoso.

Postado por Analfabeto em 05/02/2009 21:37

-------------------------------------------------------------------------------------------------
Esse PM NEVES está acostumado a agredir até os proprios compaheiros de farda. ele já foi punido 02 vezes por essa mesma pratica. os Agentes Municipais estão certo, pois tão somente cumpriram com suas obrigações em prender o carro desse bandido travestido de PM. Corregedoria da PM, cadê vcs?

Postado por Gil em 05/02/2009 22:25

-------------------------------------------------------------------------------------------------
Faço lotação sim, melhor que está envolvido em algum crime.e o jeito que eu encontro pra completar minha renda honestamente.

Postado por santos em 05/02/2009 22:27

-------------------------------------------------------------------------------------------------
QUE AUTORIDADE É ESSA, QUE TOMAR AS DORES DO SEU MOTORISTA, SÓ COM ESSA ATITUDE DEVERIA SER PUNIDO. BASTA OS POLÍTICOS COM IMUNIDADE PARA DESRESPEITAREM. A POLÍCIA ESTÁ MUITO MELHOR, MAS FALTA REAJUSTE DISCIPLINAR PARA ALGUNS.

Postado por artur em 05/02/2009 22:50

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Guardas municipal,pms,nas duas existe alguns maloqueiro e ladrões fardado,só que aguarda municipal não tem preparo nenhum n/sequer usar o apito vá tomar conta dos p/do município ou se n~/faça o conc.p/policial
Postado por CURIOSO em 05/02/2009 23:25

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Registro de licenciamento só terá nome do dono do carro

Desde segunda-feira, o endereço do proprietário de um veículo não é mais impresso no Certificado de Registro e Licenciamento (CRLV). No campo destinado ao nome e ao endereço do proprietário só consta, a partir de agora, o nome do dono do veículo.

Mais informações sobre o programa

A medida foi determinada por meio da deliberação de número 76 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). De acordo com Alfredo Peres da Silva, presidente do órgão, que assina a determinação, a medida tem por objetivo dar mais proteção ao cidadão. Em um caso de roubo do documento, por exemplo, o ladrão fica sem acesso ao endereço do proprietário.

Essa deliberação estabelece ainda que o Certificado de Registro do Veículo (CRV, mais conhecido como recibo de compra e venda de veículo) tenha nova redação, alertando para a necessidade de transferência do documento do veículo em até 30 dias, no caso de venda a outro proprietário.


04 de fevereiro de 2009


(Colaborou Fábio Mazzitelli, do Jornal da Tarde.)

domingo, 1 de fevereiro de 2009

A ORIGEM DA PALAVRA TÁXI

Taxi: de taxímetro ( despesa + medidor )

Talvez porque estejamos tão familiarizados com os termos taxímetro ( aparelho que mede a distância e calcula a quantia a ser paga ) e taxi ( veículo de aluguel equipado com taxímetro ), os detalhes abaixo se tornam necessários.

1. No século XIX era muito comum pequenas carruagens de aluguel chamadas cabriolés ( duas rodas, um cavalo, conversível ), que na França e na Inglaterra se chamava CABRIOLET.


2. Na Inglaterra a palavra foi reduzida para CAB, com o mesmo uso. O cocheiro era chamado de CABBY.

3. No fim do século passado inventou-se um aparelho mecânico para possibilitar o pagamento do uso dos cabriolés em função da distância. O aparelho foi chamado de TAXÌMETRO ( taximeter ). Os cabriolés assim equipados foram chamados de TAXIMETER CAB, depois reduzido para TAXICAB


4. Continuando o processo de abreviação vocabular, chegamos ao TAXI.

5. Com o advento do automóvel, a mesma terminologia foi transferida para as " carruagens sem cavalo ". Nos EUA até hoje os termos CAB, TAXICAB e TAXI são usados indistintamente.

6. Como dissemos o antigo cocheiro era conhecido como CABBY, mas este termo não é mais utilizado, preferindo-se taxi driver. Já no Brasil, o antigo cocheiro virou Chofer de Praça, Chofer de Taxi e hoje são chamados de Motoristas de Taxi ou Taxistas.

SMTT fiscaliza serviço de transporte no Porto

Esquema especial tem o objetivo de disciplinar o serviço de transporte oferecido aos turistas que vem a Maceió de navio

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) realiza a "Operação Navio Turístico", um esquema especial da Diretoria de Operações de Trânsito e Transportes e do Comando de Guardas de Trânsito, que tem o objetivo de disciplinar o serviço de transporte oferecido aos turistas que vem a Maceió de navio.

Fiscais da SMTT espalhados por todo o trajeto que dá acesso ao cais do Porto organizam o serviço de transporte prestado e ainda distribuem panfletos aos turistas informando os preços tabelados dos passeios de táxi e vans para que não haja abuso de valor. Os taxistas e condutores de vans recebem senhas determinando o destino do passeio e a ordem de chegada, isso evita que ocorra transtornos e facilita o atendimento aos turistas.

Do cais do Porto para a Feirinha da Pajuçara, o valor máximo que pode ser cobrado é de R$ 15. O City Tour – Mirante São Gonçalo, Palácio República dos Palmares, Mercado de Artesanato, Jaraguá, Praia da Avenida e Pontal da Barra – sai por R$ 100.

A supervisão e o disciplinamento dos táxis e vans que fazem o transporte desses turistas, realizados pela SMTT, estão trazendo resultados positivos para a imagem da cidade.

30.01.2009 - 15h15

Assessoria

http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=169633&tipo=0