segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Lei da Adesivação na cor branca em veiculos Taxis

LEI Nº 5.825, DE 28 DE AGOSTO DE 2009.


Projeto de Lei nº 5.988/2009
Autor: Ver. Galba Novaes

Dispõe sobre o adesivamente na cor branca em veículo a ser utilizado no serviço de Táxi no Município de Maceió.

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE MACEIÓ
Faço saber que a Câmara Municipal de Maceió decreta e eu sanciono a seguinte Lei:


Art. 1º - Fica estabelecido que os veículos – Táxis utilizados no serviço de transporte público de Maceió serão padronizados na cor branca conforme Portaria n.° 261, de 28 de julho de 2004, da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito – SMTT.

Art. 2°- Fica estabelecido que os veículos a serem utilizados na execução do serviço de táxi, poderão realizar o procedimento de adesivamento na cor branca atendendo ao disposto na Resolução CONTRAN n.° 292, de 29 de agosto de 2008.

Art. 3°- A autorização para alteração de cor através de adesivamento, será fornecida pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito- SMTT de Maceió, mediante requerimento do Sindicato da Categoria – SINTAXI-AL.

Art. 4°- Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas às disposições em contrário.

Prefeitura Municipal de Maceió,



28 de Agosto de 2009.

José Cícero Soares de Almeida
Prefeito

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Câmara aprova fim da obrigatoriedade de carro branco para táxi

Taxistas esperavam cerca de 100 dias para comprar novos veículos

Sem a lei, taxista só pode comprar carros na cor branca

As ruas de Maceió podem ganhar, em breve, táxis de todas as cores. Foi aprovado e aguarda para ser sancionado pelo prefeito Cícero Almeida a lei que determina o fim da obrigatoriedade de carro branco para táxi em Maceió.

O projeto de lei é de autoria do vereador Galba Novaes (PL) e foi aprovado em duas sessões na última terça-feira. Na quarta-feira, ele foi encaminhado ao prefeito. “Ele já se comprometeu em sancionar a lei. Assim que for publicada no Diário Oficial do Município, ela entra em vigor”, contou o vereador.

Pelo projeto de lei, os taxistas vão conseguir isenção de IPI e ICMS na compra de carros novos, independente da cor. Mas, antes dos veículos rodarem como táxis, vão ser totalmente adesivados de branco. “Isso já existe no Rio de Janeiro e tem lei municipal e resolução do Contran que permite a medida”, reforço Galba Novaes.

Para justificar a mudança, o vereador contou que os taxistas passavam, em média, 100 dias esperando a chegada de carros brancos nas concessionárias, além disso, o carro branco ficou desvalorizado no mercado por ser conhecido como carro usado em táxi.

09:37 - 28/08/2009

Elaine Rodrigues
Fonte:
tx

Feriado de tragédias nas rodovias de Alagoas


Violência da colisão destruiu os dois carros

O feriado dedicado à Nossa Senhora dos Prazeres foi trágico para muitas famílias. Em apenas três acidentes foram registradas cinco vítimas, sendo três delas fatais. Na noite de ontem, apenas na BR 101, foram notificadas duas mortes, em decorrência de colisões e atropelamento.

Por volta da meia-noite, o ex-funcionário do Instituto Médico Legal Estácio de Lima, Ronilson Acelino dos Santos, de 36, morreu após colidir o seu veículo – Versailles de placa MUJ 4727/Barra de Santo Antonio-AL – frontalmente com o Siena Prata de placa MUY 9312/São Luiz do Quitunde-AL, conduzido por Henrique Correia Pinheiro, 33, que ficou ferido.

Segundo informações fornecidas pelo Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv) e 1ª Cia Independente de Paripueira, os veículos trafegavam em sentidos opostos na AL 101 Norte, no trecho do Sítio Timbó, quando o Versailles de Ronilson dos Santos teria sido tocado por um terceiro veículo, cuja placa e modelo não foram anotados.

Ronilson perdeu o controle do seu carro, que colidiu frontalmente com o Siena, cuja condutor também foi resgatado em estado grave e foi encaminhado para o Hospital Geral do Estado, onde permanece internado.

08h33, 28 de agosto de 2009

Cláudia Galvão

Fonte: http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/?vCod=71490

“Dia do Taxista”

Diário Oficial

Prefeitura Municipal de Maceió

Maceió, Sábado, 26 de agosto de 2000.

Atos e despacho da Prefeita.

Lei nº 5.069 de 25 de agosto de 2000
Projeto de Lei nº 5.150
Autor: Galba Novaes

Cria o “Dia do Taxista” e dá outras providencias.

A CAMARA MUNICIPAL DE MACEIÓ decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º - Fica criado o “DIA DO TAXISTA” estabelecendo como data comemorativa o dia 28 de AGOSTO de cada ano.
Art. 2º - No “DIA DO TAXISTA” todos os veículos do serviço de transporte de passageiros de aluguel a taxímetro, poderão circular livremente usando a bandeira 2.

Art. 3º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogada as disposições em contrario.

PREFEITURA MUNICIPAL DE MACEIÓ, 25 de agosto de 2000.


KATIA BORN RIBEIRO
Prefeita

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Taxista é sequestrado e testemunha assalto à agência dos Correios


Um taxista de 32 anos, cuja identidade será preservada, viveu 14 horas de terror nas mãos de marginais. O drama do profissional teve início por volta das 21 horas da última terça-feira, dia 25, quando o taxista trafegava pela Avenida Menino Marcelo, na Serraria.

Segundo seu relato à polícia, ele teria sido abordado por dois bandidos e obrigado a entrar na mala do seu veículo, o Corsa Classic de cor branca e placa MVI 5796/AL. A vítima disse que após ser imobilizado, os bandidos teriam circulado por várias horas com o veículo – com a vítima ainda dentro do porta-malas.

Na manhã de ontem, 26, os bandidos teriam realizado uma assalto à agência dos Correios da cidade de Major Isidoro – fato relatado ainda na manhã de ontem pelo Alagoas24horas. Após o assalto, os bandidos retornaram a Maceió, quando o taxista teria conseguido abrir o compartimento da mala, no bairro da Rotary, e fugir dos seus algozes.

Policiais do 5º BPM estiveram no local e encaminharam a vítima para o 9º Distrito Policial, onde o taxista prestou queixa de toda a ocorrência. O caso será investigado por aquele distrito.

09h11, 27 de agosto de 2009


Cláudia Galvão


Foto
Google


Fonte:


quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Comércio e bancos fecham no feriado

No feriado de Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira de Maceió, funcionários de supermercados e shoppings trabalham nos horários habituais, e comércio e bancos fecham. O Shopping Iguatemi funciona em horário normal, de 10 às 22h. Além de todas as lojas, os estabelecimentos da praça de alimentação e os cinemas estarão abertos para atendimento ao público.

Os supermercados abrirão em horários normais. O Extra Mangabeiras funcionará 24horas, e a loja do Farol das 7h às 0h. O Hiper funciona das 7h às 22h tal como o G Barbosa.

As lojas do Centro Comercial de Maceió, a exemplo dos bancos e repartições públicas não funcionarão no feriado.


Nossa Senhora dos Prazeres

O Dia da Padroeira de Maceió será celebrado com festa pela igreja católica. As atividades começam às 8h30 com a Santa Missa na Catedral de Maceió, celebrada pelo arcebispo de Maceió, Dom Antonio Muniz.

Já às 16 horas, os fiéis são convidados a caminhar pelas ruas do Centro da cidade na procissão de Nossa Senhora dos Prazeres que se encerrará na Praça dos Martírios.

16h30, 26 de agosto de 2009

Danielle Silva

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Câmara isenta Taxista de IPI na compra de carro do Mercosul

O deputado Eliseu Padilha apresentou parecer favorável ao projeto.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou na quarta-feira (19) a isenção, até 31 de dezembro deste ano, do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de carros importados de países do Mercosul para taxistas e pessoas com deficiência física. A medida está prevista no Projeto de Lei 2896/08, do Poder Executivo.

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, seguirá diretamente para o Senado, a não ser que seja aprovado recurso para garantir a sua análise no Plenário da Câmara.

A versão aprovada inclui as mudanças promovidas pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio. Assim, também ficam isentos de IPI os equipamentos necessários à adaptação do veículo à pessoa com deficiência. As empresas da cadeia produtiva dessas mercadorias terão o direito ao aproveitamento de créditos tributários.

O relator da matéria na comissão, deputado Eliseu Padilha (PMDB-RS), afirmou que o projeto e as emendas não têm inconsistências e "estão de acordo com o ordenamento jurídico vigente".

Aconteceu - 21/08/2009 19h33

Gilberto Nascimento

Agência Câmara
Agencia Câmara

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

28 de agosto é o "DIA DO TAXISTA”

Diário Oficial

Prefeitura Municipal de Maceió

Maceió, Sábado, 26 de agosto de 2000.

Atos e despacho da Prefeita.

Lei nº 5.069 de 25 de agosto de 2000
Projeto de Lei nº 5.150
Autor: Galba Novaes

Cria o “Dia do Taxista” e dá outras providencias.

A CAMARA MUNICIPAL DE MACEIÓ decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º - Fica criado o “DIA DO TAXISTA” estabelecendo como data comemorativa o dia 28 de AGOSTO de cada ano.
Art. 2º - No “DIA DO TAXISTA” todos os veículos do serviço de transporte de passageiros de aluguel a taxímetro, poderão circular livremente usando a bandeira 2.

Art. 3º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogada as disposições em contrario.

PREFEITURA MUNICIPAL DE MACEIÓ, 25 de agosto de 2000.


KATIA BORN RIBEIRO
Prefeita


tx

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

ADESIVAMENTO NA COR BRANCA

INTERRESSADO: Comissão de Justiça e Redação Final.

ASSUNTO: Projeto de Lei nº 97/09

Cuida-se do projeto de Lei nº 97/09, de autoria do eminente Vereador GALBA NOVAIS DE CASTRO, cujo teor dispõe sobre ADESIVAMENTO NA COR BRANCA, em veículos a ser utilizado como Taxi no Município de Maceió.

Compulsando-se os autos em epigrafe, observa que o projeto em comento atende a regra esculpida no parágrafo 3º do artigo 2º da Resolução CONTRAN nº 292/08, bem como no artigo 32 da Lei Orgânica do Município de Maceió de cujo teor extraí-se:

Art. 32 – A iniciativa das Leis Ordinárias cabe a qualquer Vereador, a Comissão da Câmara Municipal, ao Prefeito ou aos Cidadãos do Município, na forma e nos casos previstos nesta lei orgânica.

Destarte, entende este relator, que o projeto em analise, deve seguir o seu prosseguimento, normal, até ulterior deliberação pelo soberano plenário desta Casa de Leis, posto que resta clarificada a sua constitucionalidade.

É o parecer, S.M.J., com o qual se restitui o presente processo ao Douto Plenário deste poder Legislativo Municipal, para as providencias que entender necessárias.

Sala de comissões permanentes em procuradoria jurídica da câmara municipal de Maceió – AL, aos 18 dias do mês de agosto do ano de 2009.

FRANCISCO HLANDA
RELATOR


Á Comissão de Serviços Públicos
Em 19/08/09
Fonte: Diario Oficial do Municipio

Como tirar cheiro de cigarro do carro

Você pode utilizar um neutralizador de odores dentro do automóvel constantemente. Uma outra solução é caseira: corte duas maçãs ao meio e coloque duas metades nos assentos dianteiros e duas no banco traseiro. Deixe por uma noite inteira dentro do carro com os vidros fechados por certo tempo. As maçãs irão absorver o odor e ainda vão deixar um cheiro agradável.

Fonte: G1
tx

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

CI aprova transferência de concessão entre parentes


Táxi

Dezenas de taxistas assistiram à reunião e, ao final, agradeceram ao senador Fernando Collor

A Comissão de Serviços de Infraestrura do Senado Federal aprovou, por unanimidade, o PLS 253/09, que regulamenta a transmissão, a qualquer título, de permissão para a exploração de serviço de táxi. Dezenas de taxistas assistiram à reunião e, ao final, agradeceram o empenho do presidente da CI, senador Fernando Collor, pelo apoio na luta da categoria. Eles lembraram que no período em que foi Presidente da República, entre 1990 a 1992, Collor concedeu a isenção do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), que vigora até hoje, e o financiamento com juros subsidiado em até 24 meses pela Caixa Econômica Federal, o que possibilitou a renovação da frota de táxi no País. Na época os carros em circulação nas praças de táxi tinham uma média de oito a dez anos.

A aprovação do projeto na CI é o primeiro passo para uma melhor regulamentação da legislação. De acordo com o autor do projeto, senador Expedito Júnior, não há uma legislação mais abrangente sobre o assunto. A Lei 6.094/74, apenas faculta ao condutor autônomo de veiculo rodoviário, a cessão de seu automóvel, em regime de colaboração, a no máximo dois motoristas.

Já o Código de Trânsito Brasileiro limita-se a determinar que a exploração, por meio de autorização, permissão ou concessão do serviço de transporte de passageiros em veículos de aluguel seja condicionada às técnicas e requisitos de segurança higiene e conforto estabelecidos pelo poder concedente.

O serviço de táxi, de fato, é regulado pelos municípios e pelo Distrito Federal em legislação especifica. De acordo com a relatora do PLS, senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) não há uma seleção transparente dos motoristas e os novos prestadores são obrigados a comprar o titulo dos antigos, o que existe uma reformulação completa do modelo de regulação do sistema eliminando as restrições à entrada de novos prestadores.

Para os senadores da CI a proibição da transferência de titularidade somente contribui para a criação de um mercado informal, não estando sujeito à tutela do Judiciário e, por consequência, deixando os profissionais vulneráveis a todo tipo de fraude e violência.

O senador Fernando Collor parabenizou os taxistas e assegurou a eles o apoio ao projeto durante toda a sua tramitação no Senado Federal, por tratar-se de uma questão de justiça.

A presidente do Sindicato dos Permissionários de Táxi e Motoristas Auxiliares do Distrito Federal, Maria do Bomfim, disse que hoje a categoria vive um clima de muita tensão e lembrou que as demais concessões como de rádio, TV e cartórios são transferidos de pai para filho e somente os taxistas não possuem esse direito. Ao falecerem, a concessão volta para o Poder Público, que decide o repassa a outra pessoa.

(Foto: J. Freitas/Agência Senado)

20.08.2009 12h49

Assessoria

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Projeto de Lei que altera a Isenção do IPI para Taxi Turismo

PROJETO DE LEI DO SENADO, Nº 268 de 2009,

Senador Renan Calheiros

Altera a Lei 8.989, de 1995, que dispõe sobre a Isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados-IPI, na aquisição de Automóveis para utilização no transporte autônomo de passageiros, bem como por pessoas portadoras de deficiências físicas.
Esta na comissão de desenvolvimento regional do turismo onde foi recebido o relatório do Senador Wellington Salgado, com voto favorável ao Projeto. A matéria esta pronta para a pauta na Comissão.

17/08/09

Fonte Agencia Senado
tx

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Veículo roubado de taxista é encontrado depenado em Chã Nova

Moyses Oliveira teve seu carro tomado em assalto na noite desse domingo (16)


O veículo do taxista Moyses Oliveira de Souza, que foi tomado durante uma ação criminosa, na noite desse domingo (16), foi encontrado depenado, na madrugada desta segunda-feira (17), em Chã Nova.

De acordo com o depoimento prestado pela vítima, um casal apanhou o táxi, solicitando uma corrida até Graciliano Ramos. No entanto, nas imediações da Via Expressa, a mulher apontou uma arma para cabeça do taxista, anunciando o assalto.

A vítima relatou que seguiu até o Jardim Petrópolis, e acabou sendo abandonado nas imediações do estabelecimento Flor de Bairro. No entanto, os assaltantes levaram seu táxi – um Siena de cor branca e placa MUL 5187 –, além de documentos, celular e R$ 400 em dinheiro.

17.08.2009 07h36

Gazetaweb - Ednelson Feitosa

Fonte:
http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=183280
tx

domingo, 16 de agosto de 2009

Aeroporto de Londres vai testar ‘táxi sem motorista’


O carro movido a bateria gasta pouca energia e pode transportar até quatro passageiros

Carros vão fazer o transporte em 4 minutos

Um carro sem motorista, que vai transportar passageiros entre o terminal 5 do aeroporto de Heathrow, em Londres, e um dos estacionamentos, foi exibido nesta semana no Museu da Ciência da capital britânica.
O carro movido a bateria gasta pouca energia e pode transportar até quatro passageiros e sua bagagem de cada vez, a uma velocidade de até 40 km por hora, em uma rota exclusiva.
Dezoito dos "táxis" - batizados de Sistema de Trânsito Pessoal Rápido (PRT, na sigla em inglês) - vão entrar em operação no terceiro aeroporto mais movimentado do mundo em volume de passageiros já no ano que vem.
Os passageiros que subirem a bordo em uma das três estações no aeroporto vão selecionar seu destino em uma tela, dentro do veículo.
A ideia é diminuir o tráfego. O tempo da viagem entre o terminal e o estacionamento será de cerca de quatro minutos.
Desenvolvido pela empresa Advanced Transport Systems, de Bristol, o PRT deve diminuir o tempo de espera e as filas nos estacionamentos.
O sistema também vai diminuir as emissões de carbono e é 70% mais eficiente do que os automóveis convencionais em termos de uso de energia e 50% mais eficiente do que os ônibus tradicionais.
O sistema de 25 milhões de libras (cerca de R$ 76 milhões), será testado no terminal 5 do Heathrow antes que seu uso seja considerado no resto do aeroporto.
O PRT foi criado como uma alternativa ao uso de ônibus tradicionais, ônibus de turismo e carros. A expectativa é de que cerca de 500 mil passageiros usem o serviço todos os anos.

(Imagem: Museu da Ciência)

14 de agosto de 2009

BBC Brasil

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

SMTT e vereadora discutem acessibilidade

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió recebeu nesta quinta-feira, dia 13, a visita da vereadora Rosinha da Adefal e do presidente da Associação dos Pais e Amigos do Autista de Alagoas, José de Souza, que debateram alguns problemas enfrentados pelos deficientes de Maceió.

Dentro da pauta de reivindicação, que foi recebida pelo superintendente da SMTT, Jorge Coutinho, está à prestação de serviço por parte de carros especiais disponibilizados pela superintendência para atender às associações que representam os deficientes.

Segundo Jorge Coutinho, é preciso que essas associações dialoguem cada vez mais com a SMTT para solucionar problemas enfrentados pela população de Maceió. “Estamos sempre abertos a receber sugestões dos maceioenses e sempre procuramos resolver esses problemas”, afirmou o superintendente.

Ainda segundo Coutinho, é importante o empenho de parlamentares para junto com os órgãos executores melhorar cada vez mais a vida da população de Maceió. “O empenho da vereadora Rosinha só tem a acrescentar o trabalho da SMTT. Essa superintendência vem estreitando cada vez mais os laços com as associações e parlamentares comprometidos com Maceió”, finalizou.

Projetos da SMTT

Recentemente, a SMTT ministrou um curso de capacitação com motoristas que dirigem ônibus equipados com elevadores para deficientes. Outros projetos também já estão em andamento, como a implantação da permissão de táxis em braile dentro dos veículos que fazem este tipo de transporte.

Fonte: Ascom SMTT

13h42, 13 de agosto de 2009

Fonte:
http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/index.asp?vEditoria=&vCod=70698
acessibilidade

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Taxistas convivem com rotina de assaltos e assassinatos em Alagoas


Nos últimos quatro anos 33 taxistas já morreram durante o trabalho

Em Alagoas existem cerca de cinco mil taxistas, mas a profissão já é classificada como de risco pela categoria e pelas autoridades policiais. A ação costuma acontecer a noite, quando os bandidos solicitam a corrida ou até mesmo quando vêm que o taxista está sozinho em um determinado local.

De acordo com dados do Sindicato dos taxistas de Alagoas, desde 2005 foram registrados trinta e três assassinatos, além de cento e vinte e cinco assaltos, sofridos principalmente em bairros da periferia de Maceió. Só no primeiro semestre deste ano, cinco taxistas morreram enquanto trabalhavam na capital.


O desaparecimento do taxista Valcir Vilela Barbosa, ocorrido na última sexta-feira, 31, nas imediações do Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no Tabuleiro do Martins tem causado apreensão entre a categoria, já que seu veículo foi encontrado queimado no município de Rio Largo.

Cartilhas educativas com medidas de segurança já foram distribuídas para evitar assaltos, mas a onda de violência continua e depois que a comunicação que as cerca de vinte operadoras de táxis da capital tinham, via rádio,com a Polícia Militar parou de funcionar, o número de ocorrências cresceu.

Segundo o secretário do Sindicato dos taxistas do Estado de Alagoas (Sintaxi/AL), Fernando Ferreira da Silva, os motoristas de táxis têm ficado cada vez mais preocupados com os casos dos quais tomam conhecimento e que nem sempre são registrados Silva ressaltou que eles evitam trabalhar em determinados horários e locais.

"É uma forma de auto-defesa, porque sempre são encontrados táxis queimados ou abandonados. Infelizmente, recusamos passageiros que realmente precisam do serviço. Depois da gente ficar sabendo da existência de um cemitério clandestino estamos com mais medo. Só Deus nos protege, por isso adotamos algumas medidas de segurança, só que sem uma comunicação com a polícia a situação está pior", disse Silva.

Ele destacou que já foi solicitada uma reunião com o vice-governador do Estado para que a freqüência do rádio volte a funcionar, mas enquanto isso a categoria continua exposta à violência.

"Fizemos um planejamento e vamos solicitar algumas ações como barreiras nas saídas do Estado, e uma comunicação rápida iria coibir os assaltos", reforçou.

O proprietário da Real Táxi, Manoel de Freitas Silva disse que os motoristas dos cerca de cinqüenta veículos cadastrados evitam corridas em locais como a Grota do Cigano, Gama Lins, Benedito Bentes, Reginaldo, entre outros.

"Mesmo assim toda semana tem assalto, que acontece mais com o passageiro pego na rua. Para evitar isso fazemos cadastros com nome, endereço e telefone, porque um bandido dificilmente fornecerá esses dados. Nem sempre a polícia chega a tempo para impedir o assalto, estamos á mercê da violência", lamentou.

O coronel Luna informou que já há um projeto para que a comunicação com os taxistas, que integrava o projeto Comunidade Alerta, seja retomada. "Tivemos problemas com a freqüência do rádio e ela foi extinta no início deste ano, pelo Conselho de Segurança Pública, por desrespeitar algumas normas. Mas, a Aliança Comercial, o Sintaxi e outros setores querem a regulamentação, que é importante para a segurança pública", disse.

Casos em 2009

Em janeiro José Carlos da Silva, 35, foi assassinado po um homem encapuzado, em frente a uma mercearia,no bairro da Levada. O fato supostamente aconteceu porque ele teria denunciado à polícia, traficantes que atuam na área.

Já em março o taxista José Enaldo Alves da Silva foi abordado por dois homens na estrada que dá acesso a Usina Sumaúma, em Marechal Deodoro. Ele foi assassinado com 18 facadas, mesmo após afirmar que entregaria seu veículo, um Siena vermelho, de placas MUU 7605/AL.

No mês de junho o taxista Severino dos Santos, 62 anos, foi vítima de latrocínio, no bairro do Vergel do Lago. Dois jovens teriam exigido que ele entregasse o carro, mas ao tentar pedir socorro aos colegas, Severino foi atingido com um tiro no peito.

7/8/2009 às 6:52:20 - Atualizada: 7/8/2009 - 10:8:47

por Emanuelle Oliveira

(Foto: Arquivo CadaMinuto)

Fonte:
http://www.cadaminuto.com.br/noticias/noticias.asp?cod=20516


tx

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Portaria do Denatran regulamenta comunicação de venda de veículo

O objetivo é aumentar o controle sobre registro de automóveis.

Comunicação preserva antigo proprietário de multas.

Uma portaria do Departamento Nacional de Trânsito (Detran) publicada nesta quinta-feira (6) no Diário Oficial da União regulamenta a obrigatoriedade de o antigo proprietário de veículo comunicar a venda ao Detran. De acordo com a portaria, o objetivo da exigência é padronizar os procedimentos de comunicação de venda e aumentar o controle sobre o registro de automóveis. Além disso, o procedimento preserva o antigo proprietário de eventuais multas e pontuações que deveriam ser aplicadas a quem comprou o veículo.

De acordo com o texto, a comunicação poderá ser realizada de forma documental, na sede do Detran, ou em cartório, por meio eletrônico. A partir da data do procedimento, o antigo proprietário será isentado de futuras infrações cometidas com o veículo vendido. O prazo para a comunicação é de 30 dias. Se o antigo dono do veículo deixar de cumprir a exigência, ele terá de arcar com as multas aplicadas por eventuais infrações cometidas pelo novo proprietário

Se a pessoa optar por fazer a comunicação em cartório, será preciso levar o RG, CPF, CNPJ e informar o nome do comprador. Além disso, é necessário indentificar o veículo por meio da placa, CPF ou CNPJ do antigo proprietário. A outra opção é comunicar diretamente no órgão executivo de trânsito do estado em que o veículo estiver registrado, levando cópia autenticada da Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV), que consta do verso do Certificado de Registro de Veículos (CRV).

06/08/09 - 18h41 - Atualizado em 06/08/09 - 18h41

Do G1, em Brasília

tx

domingo, 2 de agosto de 2009

Taxista é vítima de sequestro no Dique Estrada

Vítima foi levada por quatro homens; polícia realiza diligências para tentar localizá-lo

Várias guarnições da Polícia Militar realizam diligências, neste momento, na tentativa de localizar o táxi Gol, de cor branca e placa MVG 6187/AL. O carro foi levado por quatro homens armados que também sequestraram o proprietário, um taxista cujo o nome ainda não foi revelado pela polícia.

Os primeiros levantamentos são de que o sequestro ocorreu no Dique Estrada, no bairro do Vergel do Lago

15:45 - 02/08/2009

Sidney Tenório

Fonte:
http://www.tudonahora.com.br/noticia.php?noticia=58943
tx

Engenheiro embriagado provoca acidente e ainda arrasta taxista

Ele se negou a fazer o teste de bafômetro e foi autuado na Deplan 3

Engenheiro pagou fiança de R$ 2.325 para responder em liberdade

Policiais que faziam uma blitz, em Cruz das Almas, foram surpreendidos, no início desta madrugada, com a informação de que um motorista estaria arrastando uma pessoa. Eles foram para o local e encontraram o engenheiro Lenilson Cassiano de Melo, 42, que estava embriagado e já tinha colidido contra um táxi.

O acidente aconteceu pouco depois da meia noite, na entrada de um hotel, em Cruz das Almas. O taxista José Petrúcio Leite Ferreira, 38, contou que estava chegando no hotel, com três turistas de São Paulo, sendo duas crianças, quando o Gol preto, de placa MVF-8479, bateu na traseira do carro dele.

Depois da colisão, o taxista desceu e foi falar com o motorista, o engenheiro Lenilson de Melo, que saiu com o carro. "Para impedir a fuga, o taxista pulou no pescoço do motorista e, segundo os policiais que vieram com ele, chegou a ser arrastado por cerca de 200 metros", contou o delegado plantonista, Nilson Alcântara.

O engenheiro parou o carro logo depois e foi detido em flagrante por policiais do Batalhão de Policiamento de Trânsito. Ele foi levado para a Delegacia de Plantão 3, no Jaraguá, onde foi autuado por embriaguez ao volante e precisou pagar fiança de R$ 2.325 - cinco salários mínimos - para responder em liberdade.

O taxista ainda ficou ferido no braço, mas passa bem.

08:41 - 02/08/2009

Elaine Rodrigues
tx