sábado, 26 de junho de 2010

Enchente em Alagoas


Defesa Civil emite novo relatório

A Defesa Civil do Estado de Alagoas divulgou um novo boletim das ações e consequências das chuvas no estado, neste sábado, às 14h47. O número de mortos estabilizou em 34 óbitos confirmados e 76 desaparecidos.

Segundo o boletim as coordenadorias de Defesa Civil municipais intensificaram suas ações neste sábado, 26, nos municípios de Quebrangulo, Paulo Jacinto, Viçosa, Cajueiro e Capela.

Tais coordenadorias passaram a contar com três oficiais num turno de 24 horas para fazer a coordenação, controle, distribuição e levantamento das necessidades. Deste modo, acredita a coordenação estadual que, as informações ganham celeridade, e a resolução dos problemas é mais precisa e efetiva.

Abastecimento – Os municípios que estão sem abastecimento de água, mas que estão recebendo carros-pipa são: Branquinha, Murici, Capela, Rio Largo, Palmeira dos Índios e Santana do Mundaú.

Doações e voluntariado - Para facilitar o cadastro de voluntários, a Empresa Esfera Comunicação de São Paulo, com apoio da ONG Associação Artística Saudáveis Subversivos de Alagoas, do Governo do Estado de Alagoas e grupos de voluntários, via internet, disponibilizam o www.sosalagoas.al.gov.br. No site, o candidato pode descrever de que modo ele pode contribuir, sua habilidades, profissão. Os convocados são comunicados via telefone.

Já as doações online, o www.sosalagoas.al.gov.br disponibiliza um cadastro nacional e internacional. Lá o doador acrescenta o valor da quantia. A doação pode ser feita via cartão de crédito ou via cartão de débito. Ela será depositada diretamente na Conta da Defesa Civil do Estado de Alagoas. As doações, de qualquer parte do mundo, estão isentas de taxas.

Plano de Trabalho – A primeira medida da Defesa Civil estadual ao ter em mãos os R$ 25 milhões disponibilizados pelo governo federal foi, de forma emergancial, comprar 5 mil caixas de água, com 500 litros cada. Neste sábado, seis municípios receberam mil litros cada: Santana do Mundaú recebeu 200 caixas d’água; São José da Laje, 150; União dos Palmares, 150; Branquinha, 200; Murici, 150; Rio Largo, 150.
Uma nova distribuição acontece na terça-feira, 30, de mais mil caixas d’água a outros municípios afetados. A ordem de distribuição acontece de acordo com o número de desabrigados.

Além de água, os municípios receberam ainda ‘quentinhas’. União dos Palmares recebeu 4 mil quentinhas, na sexta (25). Santana do Mundaú recebeu 3 mil quentinhas, na sexta, neste sábado e também receberá mais 3 mil, no domingo.

Branquinha também foi contemplada com ‘quentinhas’. O município ganhou 3 mil 'quentinhas', na sexta-feira, outras 3 mil, neste sábado, e receberá mais 3 mil no domingo. Murici vai ganhar o mesmo volume de 'quentinhas', 3 mil a cada dia. Já Rio Largo, recebe mil 'quentinhas' neste sábado , e mais mil, no domingo. Até o momento, 24.394 cestas básicas.

Solidariedade internacional

O governo venezuelano, por meio do consulado instalado em Recife-PE, doou 8 toneladas de alimentos e roupas para os desabrigados. A previsão da chegada em Alagoas do transporte aéreo está prevista para o turno da noite, sem horário ainda definido.

Apelos: desaparecidos e transporte

A Defesa Civil faz um apelo a empresários para disponibilizarem caminhões para ajudar no transporte de mantimentos e donativos às cidades atingidas pelas chuvas.

As famílias que procuram por informações de desaparecidos ou entes que residem nas cidades atingidas devem ligar para o 3315-2822. Caso o telefone esteja dando sinal de ocupado, tentem novamente.

Maiores necessidades

A calamidade estabelecida nos municípios é gritante, porém graças a solidariedade alheia, o sofrimento das vítimas está sendo minimizado. Para melhorar a eficácia do atendimento, a Defesa Civil informa as maiores necessidades dos desabrigados: material de limpeza e de higiene pessoal, colchões, cobertores, e utensílios domésticos.

De forma mais específica: em Santana do Mundaú, falta material de limpeza e de higiene, fraldas e colchões; União dos Palmares, material de limpeza e de higiene, velas, fósforos, colchões, fraldas e cobertores; Branquinha, velas e fósforo; Murici, velas, material de limpeza e de higiene, além de fraldas descartáveis; São José da Laje, colchões, roupas, cobertores, e material de limpeza.

Vale lembrar:

Banco do Brasil - C/C 5241-8 / Agência 3557-2 (Beneficiado: CBMAL – Defesa Civil)
Caixa Econômica Federal – C/C 955-6 / Agência 2735 / Operação 006 (Beneficiado – Defesa Civil)
Banco Bradesco – C/C 10000-5 / Agência 389-1 (Beneficiado: Defesa Civil)


26/06/2010 18:46



por Agencia Alagoas - Mario Lima

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário