segunda-feira, 7 de junho de 2010

Volkswagen revela novas imagens do taxi elétrico Milano

Veículo foi desenvolvido para grandes cidades e pode rodar até 300 km.

Modelo traz sistema de interação para motorista e passageiros.

imprimir A Volkswagen divulgou nesta segunda-feira (7) as primeiras imagens do Taxi Milano, conceito de transporte coletivo apresentado na Feira Industrial de Hannover, na Alemanha, em abril deste ano.

O nome e as cores verde e preto da carroceria são uma homenagem da fabricante à capital da moda Milão, onde os táxis eram pintados nessas cores. O alvo do veículo elétrico são as grandes cidades como Milão, Berlim, Nova York, Pequim, Cidade do Cabo, Londres, Moscou ou Tóquio.

Taxi Milano (Foto: Divulgação)

O Taxi Milano tem motor elétrico de potência máxima de 85 kW, o que permite que o carro atinja a velocidade máxima de 120 km/h. Graças a capacidade de armazenar energia e ao baixo peso (1.500 kg), o carro tem até 300 km de autonomia, dependendo do modo de condução. As baterias têm 80% da carga em pouco mais de uma hora na tomada.

Entre as inovações, o conceito traz portas dianteiras que deslizam para facilitar a entrada dos passageiros e não atrapalhar o trânsito. O veículo tem 1,60 metros de altura, 3,73 metros de comprimento e 1,66 metros de largura. A área envidraçada é enorme, o que inclui teto de vidro, para criar mais espaço no interior.

Taxi Milano (Foto: Divulgação)

 
O banco ao lado do motorista foi retirado para dar lugar para malas e bagagens ou permitir que o passageiro do assento de trás estique completamente as pernas. No encosto do banco do condutor há um tela de 8 polegadas que informa aos ocupantes preço da viagem e oferece a opção de pagar com cartão de crédito por meio de um leitor de cartão.

O sistema fornece ainda informações sobre pontos turísticos ao longo do percurso, dados de navegação (visão geral da rota, percurso restante e hora de chegada), dados meteorológicos e controle do ar-condicionado na parte traseira do veículo.

Taxi Milano (Foto: Divulgação)
Para o taxista, uma tela com o mesmo tamanho no console central reúne as funções do taxímetro, abertura das portas, computador de bordo, sistema de navegação, fluxo de energia do motor, controle climático, rádio táxi e telefone. Para não distrair o taxista, os dados podem ser redirecionados para o painel de instrumentos.

 
07/06/2010 16h34 - Atualizado em 07/06/2010 16h34

Do G1, em São Paulo



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário