quinta-feira, 27 de maio de 2010

Motorista é executado em ponto de táxis

Dezenas de curiosos se aglomeram em torno da cena do crime

 
Ainda não há informações sobre os autores materiais ou as motivações para o assassinato do taxista Fábio Junior dos Santos, de 30 anos, executado na manhã desta quinta-feira, dia 27, na Rua 16 de Setembro, nas imediações do antigo Cine Ideal, no bairro da Levada.

 
De acordo com os primeiros levantamentos dos policiais do 1º Batalhão, a vítima ainda teria tentado fugir dos algozes, saindo do carro, mas foi alvejado com vários tiros morreu ainda na calçada. A porta do veículo - um Siena de placa MVG 6217/AL – ficou aberta. Segundo familiares, o veículo havia sido adquirido há pouco tempo.

 
O pai da vítima esteve no local do assassinato e afirmou que há quatro anos o irmão de Fábio Junior, que também era taxista, José Gilson dos Santos, foi morto a tiros. Não se sabe, no entanto, se os crimes estão relacionados.

Os militares aguardam a chegada dos peritos do Instituto de Criminalística para ter acesso ao interior do veículo e observar se algo foi roubado. Fabinho, como era conhecido, residia no Loteamento Bosque da Massagueira e era pai de dois filhos.

08h40, 27 de maio de 2010

 
Cláudia Galvão

 
Alagoas24horas

.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Mais táxis no aeroporto: Infraero e SMTT firmam TAC perante MP

Licitação para oferta de serviço de táxi convencional deve ser aberta em 60 dias


Um Termo de Ajustamento de Conduta firmado nesta terça-feira pela Infraero e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Rio Largo, perante o Ministério Público, nos âmbitos federal e estadual, vai garantir a abertura de processo licitatório para ampliação do serviço de táxi no Aeroporto Zumbi dos Palmares.


Conduzida pelo procurador Regional dos Direitos do Cidadão, Rodrigo Tenório, e pela promotora de Justiça Amélia Adriana Campelo, a audiência que resultou na assinatura do TAC foi acompanhada por taxistas filiados e não filiados à Cooperativa dos Motoristas Autônomos de Alagoas (Comtal).


No documento, o superintendente da Infraero, em Alagoas, Adilson Pereira da Silva, e o superintendente da SMTT de Rio Largo, Sílvio Marcelo Ferreira, assumiram uma série de responsabilidades para que seja suprida a carência de serviços de táxi no aeroporto, com a com a seleção de taxistas (pessoas físicas), devidamente legalizados e com praça em Rio Largo, com o objetivo de ampliar a oferta do serviço.


Licitação


Em 60 dias, a Infraero terá que publicar edital de licitação para selecionar os concessionários/permissionários do serviço de táxi comum. Caso a licitação seja vencida por concessionária já estabelecida no Aeroporto Internacional de Maceió/Zumbi dos Palmares, deverá ela optar entre a área já ocupada ou pela área licitada, não sendo permitida a utilização de ambas pela mesma pessoa.


Já a A SMTT terá que apresentar, em 60 dias, um projeto que incorpore à infraestrutura do aeroporto ponto de táxi convencional, que venha a atender a população com os preços habitualmente cobrados no mercado local, garantindo o direito de escolha do consumidor conforme garante o Código de Defesa do Consumidor (art. 6º).


"Caso a Administração Municipal venha estabelecer preço a ser utilizado na cobrança dos serviços dos táxis comuns, esse será o valor cobrado pelos táxis comuns que atuarem no aeroporto", asseguram no TAC firmado.


Fiscalização


A SMTT de Rio Largo também terá 30 dias para apresentar ao Ministério Público uma estratégia eficiente de plano de fiscalização no aeroporto, relativa ao cumprimento de normas relativas à prestação do serviço e à proteção do consumidor usuário. Atualmente, segundo informações da Infraero, particulares não permissionários e motoristas auxiliares, sem autorização legal ou administrativa, vêm atuando irregularmente como taxistas no local colocando em risco a população usuária.


O Termo de Ajustamento de Conduta estabeleceu ainda que, num prazo de seis meses, as condições da prestação do serviço serão reavaliadas pelo Ministério Público, pela Infraero e pela SMTT.

 
25.05.2010

20h16

Portal do Consumidor

Fonte:
http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=205765

domingo, 23 de maio de 2010

Reflexão - O Taxista...

Há vinte anos, eu ganhava a vida como motorista de táxi. Encontrei pessoas cujas vidas surpreenderam-me, enobreceram-me, fizeram-me rir e chorar. Nenhuma tocou-me mais do que a de uma velhinha que eu peguei tarde da noite. Era agosto.

Eu havia recebido uma chamada de um pequeno prédio de tijolinhos de quatro andares, em uma rua tranqüila de um subúrbio da cidade.

Quando eu cheguei às 02.30 horas da madrugada, o prédio estava escuro, com exceção de uma única lâmpada acesa numa janela do térreo. Assim fui até a porta e bati. "Um minuto", respondeu uma voz débil e idosa.

Uma octogenária pequenina apareceu. Ao seu lado havia uma pequena valise de nylon. Toda sua mobília estava coberta por lençóis. Não havia relógios, roupas ou utensílios sobre os móveis.

Eu peguei a mala e caminhei vagarosamente para o meio-fio, ela ficou agradecendo minha ajuda. Quando embarcamos, ela deu-me o endereço e pediu:

- O Sr poderia ir pelo centro da cidade?

- Não é o trajeto mais curto - alertei-a prontamente.

- Eu não me importo. Não estou com pressa, pois meu destino é um asilo de velhos. Eu olhei pelo retrovisor. Os olhos da velhinha estavam marejados, brilhando.

- Eu não tenho mais família - continuou - O médico diz que tenho pouco tempo.

Eu disfarçadamente desliguei o taxímetro e perguntei:

- Qual o caminho que a Sra. deseja que eu tome?

Nas duas horas seguintes circulamos pela cidade. Ela mostrou-me o edifício que havia, em certa ocasião, trabalhado como ascensorista.

Nós passamos pelas cercanias em que ela e o esposo tinham vivido como recém casados em outros tempos, hoje um depósito de móveis, que havia sido um grande salão de dança que ela freqüentara quando mocinha.

De vez em quando, pedia-me para dirigir vagarosamente em frente a um edifício ou esquina - ficava então com os olhos fixos na escuridão, sem dizer nada.Quando o primeiro raio de sol surgiu no horizonte, ela disse de repente:

- Eu estou cansada. Vamos agora!

Viajamos, então, em silêncio, para o endereço que ela havia me dado. Chegamos a uma casa de repouso. Dois atendentes caminharam até o taxi, assim que ele parou.

Eu abri a mala do carro e levei a pequena valise para a porta. A senhora já estava sentada em uma cadeira de rodas.

- Quanto lhe devo? - ela perguntou, pegando a bolsa.

- Nada - respondi.

- Você tem que ganhar a vida, meu jovem.

- Há outros passageiros - respondi.

Quase sem pensar, eu curvei-me e dei-lhe um abraço. Ela me envolveu comovidamente.

- Você deu a esta velhinha bons momentos de alegria.

- Obrigado.

Apertei sua mão e caminhei no lusco-fusco da alvorada. Atrás de mim uma porta foi fechada. Ao relembrar, não creio que eu jamais tenha feito algo mais importante na minha vida.

Nós estamos condicionados a pensar que nossas vidas giram em torno de grandes momentos.Todavia, os grandes momentos freqüentemente nos pegam desprevenidos e ficam maravilhosamente guardados em recantos que os outros podem considerar sem importância.

"AS PESSOAS PODEM NÃO SE LEMBRAR EXATAMENTE O QUE VOCÊ FEZ, OU O QUE VOCÊ DISSE, MAS ELAS SEMPRE LEMBRARÃO DE COMO VOCÊ AS FEZ SENTIR"

.

Mulher protesta nua sobre Táxi em Londres...

Uma mulher nua monopolizou a atenção em frente ao Parlamento britânico, em Londres...

 
Do teto do táxi a peladona gritava: "Pela saída das nossas tropas do Afeganistão!"



 
O taxista tentou tirar a manifestante de cima do veículo sem sucesso...

 
A polícia acabou com o protesto naturista cinco minutos após...

 

Sabado, 22 de maio de 2010

Jorge Schweitzer

Táxi em Movimento

Contran publica regras para o transporte de cargas e bicicleta em veículos

A Resolução 349 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada nesta quinta-feira (20/05), estabelece regras para o transporte eventual de cargas em automóveis, caminhonetes, camionetas e utilitários. O objetivo da Resolução é atualizar as normas anteriores (Resoluções 549/79 e 577/81).

De acordo com a Resolução 349, a carga ou a bicicleta não pode atrapalhar a visibilidade do condutor, ocultar as luzes e os dispositivos refletores, comprometer a estabilidade ou condução do veículo, nem provocar ruído ou poeira. O condutor deve observar ainda o peso máximo da carga especificado para o veículo.

Para as cargas transportadas na parte superior do veículo continua mantida a altura máxima permitida (50 cm), além da proibição da carga exceder a largura máxima do veículo. As bicicletas podem ser transportadas na parte posterior externa ou sobre o teto do veículo, utilizando dispositivo móvel ou fixo aplicado no veículo ou no gancho do reboque. No caso da bicicleta transportada sobre o teto ela poderá ser colocada em pé ou deitada.

No caso de carga indivisível ou de bicicleta transportada em caçamba, passará a ser admitida a circulação do veículo com compartimento de carga aberto, mas apenas durante o transporte da carga que ultrapasse o comprimento da caçamba. Caso a carga se sobressaia ou se projete além do veículo para trás, deverá estar bem visível e sinalizada. No período noturno, esta sinalização deverá ser feita por meio de uma luz vermelha e um dispositivo refletor de cor vermelha. O balanço traseiro não deve exceder a 60% do valor da distância entre os dois eixos do veículo. (veja a ilustração abaixo).

A partir das novas regras caso a carga ou a bicicleta prejudique a visibilidade parcial ou total da placa de identificação do veículo será obrigatório o uso de uma segunda placa, que será lacrada na parte estrutural do veículo (pára-choque ou carroceria). Essa segunda placa será fixada pelo órgão de trânsito. As regras entram em vigor em 18 de agosto deste ano, 90 dias após a publicação da Resolução.

 
Infrações referentes ao transporte em desacordo com a Resolução 349:

Art. 230. Conduzir o veículo:

IV - sem qualquer uma das placas de identificação;

Infração - gravíssima;

Penalidade - multa e apreensão do veículo;

Medida administrativa - remoção do veículo;



Art. 231. Transitar com o veículo:

II - derramando, lançando ou arrastando sobre a via:

a) carga que esteja transportando;

b) combustível ou lubrificante que esteja utilizando;

c) qualquer objeto que possa acarretar risco de acidente:



Infração - gravíssima;

Penalidade - multa;

Medida administrativa - retenção do veículo para regularização;



IV - com suas dimensões ou de sua carga superiores aos limites estabelecidos legalmente ou pela sinalização, sem autorização:

Infração - grave;

Penalidade - multa;

Medida administrativa - retenção do veículo para regularização;



V - com excesso de peso, admitido percentual de tolerância quando aferido por equipamento, na forma a ser estabelecida pelo CONTRAN:



Infração - média;

Penalidade - multa acrescida a cada duzentos quilogramas ou fração de excesso de peso apurado, constante na seguinte tabela:

Medida administrativa - remoção do veículo;



Art. 248. Transportar em veículo destinado ao transporte de passageiros carga excedente em desacordo com o estabelecido no art. 109:

Infração - grave;

Penalidade - multa;

Medida administrativa - retenção para o transbordo.


Fonte:
CONTRAN


Grifo nosso



domingo, 16 de maio de 2010

Taxista é assaltado na Feirinha do Tabuleiro

Polícia consegue prender acusado que portava revólver e resgatar produto do roubo

O taxista José Valdemir dos Santos, de 51 anos, foi assaltado no início da manhã deste domingo (16), próximo a sua residência, na Feirinha do Tabuleiro.

Ele saía para o trabalho quando foi abordado por um homem armado com revólver.

De acordo com a vítima, ele saía com seu veículo táxi quando um ônibus fez parada em um ponto em frente à sua casa. Outro táxi parou ao lado, impedindo sua movimentação. “Eu então fiquei esperando que um dos dois saísse para abrir passagem, foi quando o assaltante se aproximou, apontou a arma para a minha cabeça, obrigando-me a entregar a carteira”- disse a vítima.

O taxista se arriscou, porém resolveu seguir o acusado e viu onde entrou.

Imediatamente foi ao PM-Box do 4º Batalhão, localizado na Feirinha, relatou o fato, a polícia fez varredura na área e conseguiu efetuar a prisão de Carlos Valmar Nemézio, levado para a Central de Polícia para autuação do flagrante.

Na hora da prisão, segundo o sargento Rozendo, Nemézio ainda teria apontado a arma para ele e entrado em luta corporal. A carteira do taxista foi recuperada.

16.05.2010 | 09h09

Gazetaweb com Gabriela Moreira e Dulce Melo


segunda-feira, 3 de maio de 2010

Senador Renan Calheiros ouve taxistas em Marechal Deodoro




Na noite deste domingo, 02, o senador Renan Calheiros (PMDB/AL) participou de uma reunião organizada pela Associação dos Taxistas Autônomos de Marechal Deodoro (Astamal), que teve como enfoque algumas reivindicações antigas pertinentes à categoria, como, por exemplo, a fiscalização dos transportadores irregulares. 










Charlton parabenizou o senador pelos inúmeros projetos de sua autoria que proporcionaram a melhoria da qualidade dos serviços prestados pela classe em Alagoas, entre eles, o que estabeleceu a redução dos Impostos sobre Produtos Industrializados (I.P.I.), permitindo a renovação da frota através da compra de veículos novos com preços mais acessíveis. Atualmente, a capital alagoana possui uma frota formada por 3000 táxis e é considerada a mais nova do Nordeste. 









Cerca de 70 taxistas compareceram à sede da entidade para discutir as melhores alternativas para a resolução do impasse apresentado entre os profissionais e a prefeitura da cidade que, de acordo com o presidente da associação, Charlton Ferreira, aguarda a aprovação da câmara municipal para a liberação de mais 17 concessões de táxis para dar início à fiscalização. 






Presidente do Sindicato dos Taxistas do Estado de Alagoas (Sintaxi/AL), Ubiraci Correia destacou a disposição de Renan em sempre recebê-lo para ouvir as demandas e seu empenho em solucionar as questões favorecendo-se de seu prestígio junto ao presidente Lula. “Reconhecemos, com orgulho, que o senador Renan Calheiros, é mais que um amigo para nós e, por isso, merece nosso respeito e total apoio”, afirmou Ubiraci. 



Ele lembrou que tramita no Senado outro projeto de autoria do senador Renan Calheiros, que irá significar uma importante vitória para os taxistas. “Este projeto irá assegurar uma das mais importantes conquistas para nós, taxistas de Alagoas”, relata. “O projeto prevê a regulamentação do táxi-turismo e, com isso, autoriza o aumento da capacidade de passageiros”, explica, comentando que essa nova modalidade permite a aquisição de veículos com mais conforto e segurança, devidamente caracterizados para essa finalidade, e que irá contemplar principalmente os municípios turísticos, como Marechal Deodoro e outras cidades do Estado. 








O líder do PMDB, senador Renan Calheiros, ressaltou que um mandato se legitima através de eventos como este, em que se é possível ouvir as reivindicações para trabalhar em função delas. “Trabalhei durante muito tempo para aprovar a isenção do imposto federal e, posteriormente, do estadual. E da mesma forma farei para solucionar mais esta questão no tocante à fiscalização do transporte pirata, pois interessa diretamente aos usuários, aos profissionais taxistas e também à prefeitura”, enfatizou.




O senador lembrou, ainda, seu empenho para aprovar no Senado Federal a transferência da permissão para a prestação de serviço vinculado ao transporte de passageiro em táxis, mas que é indispensável a mobilização da categoria para que também passe pela apreciação e aprovação da Câmara o quanto antes.

Fotos: Fernando do SINTAXI-AL
Texto: Assessoria

.