quinta-feira, 29 de julho de 2010

Assaltante sequestra taxista e acaba preso


Manuel Risomar da Silva Júnior praticou também vários assaltos na Pajuçara, junto com dois cúmplices


Manuel Risomar da Silva Júnior, 19 anos, foi preso na madrugada desta terça-feira (28), após ter praticado assaltos, em companhia de outros dois homens, contra várias pessoas no bairro da Pajuçara, e sequestrar um taxista durante a fuga.

A prisão aconteceu por volta de meia-noite já no bairro do Pontal da Barra. O sargento José Edson Lopes Simões, do Bope (Batalhão de Operações Especiais), da Polícia Militar, conta que estava fazendo patrulhamento no Conjunto Pajuçara, quando sua equipe foi avisada por outro taxista que um colega de profissão estava refém de um assaltante em seu veículo-táxi.

Nas proximidades da Maternidade Santa Mônica, os policiais conseguiram localizar o veículo tendo feito sinal para que parasse. O assaltante continuou a fuga e somente vários quilômetros adiante, na Avenida Assis Chateaubriand, no Pontal da Barra, o carro foi interceptado e o assaltante preso.

O comerciante Rui Andrade, proprietário da hamburgueria Mostradas, localizada na Rua Deputado José Lages, 405, na Ponta Verde, foi uma das vítimas do grupo criminoso.

Segundo ele, estava em seu estabelecimento comercial quando três homens entraram com arma em punho e anunciaram o assalto, indo em direção ao caixa de onde levaram R$ 200,00, além de roubarem telefones celulares dos funcionários e uma bateria de rádio de comunicação.

Na saída, os assaltantes ainda roubaram uma moto de um cliente, veículo utilizado na fuga. Dois assaltantes não foram ainda localizados.

Manuel Risomar foi levado para a Central de Polícia de Maceió, no bairro do Prado, onde foi reconhecido pelas vítimas. Com ele, foi encontrada a bateria do rádio-comunicador.

O assaltante foi autuado em flagrante pelo delegado plantonista Nivaldo Aleixo, e conduzido para a Casa de Custódia da Polícia Civil, onde ficará à disposição da Justiça.

10h10, 28 de Julho de 2010
Assessoria PC

Fonte: Assessoria PC
.

Diretores do SINTAXI-AL são recebidos pelo Prefeito de Maceió Cícero Almeida.


O presidente do SINTAXI-AL, BIRA, junto com o Secretario Geral Fernando Ferreira, reuniram-se com o Prefeito de Maceió, Cícero Almeida e o Superintendente da SMTT, Coronel Coutinho, na manhã desta terça feira(27).



Na pauta: Assuntos de interesse da categoria.

Fonte: Asscon SintaxiAL

Uso da cadeirinha no Taxi


Inspetor Jeferson Recebe Fernando Ferreira diretor do SINTAXI-AL para tratar do uso da cadeirinha.


Para a Policia Rodoviária Federal-PRF a segurança é a prioridade.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

DIA DE SÃO CRISTOVÃO



Padroeiro dos Motoristas




Café da Manha oferecido aos motoristas e convidados.



No ultimo dia 25 de julho de 2010, Dia de São Cristovão, Padroeiro dos Motoristas. Estivemos na cidade de Maribondo. Recepcionados num café da manhã, com a presença de personalidades ilustres da cidade, como o prefeito da cidade, vereadores, ex-prefeito e outros cidadãos.


Motoristas presentes...

Taxistas, Mototaxis, Transporte Alternativo e Caminhoneiros.


Ao meio dia houve almoço e no período da tarde procissão pelas principais ruas da cidade

 Fonte: Asscom SINTAXI-AL
.

Diretores do SINTAXI-AL são recebidos pelo Senador Renan Calheiros.


Bira, presidente do SINTAXI-AL e Fernando Ferreira, Secretario Geral foram recebidos pelo Senador Renan Calheiros, naquele momento foram agradecer ao Senador pela aprovação do projeto do taxi turismo de sua autoria.




Também fora tratado outros assuntos de interesse da categoria.

Fonte: Asscom SINTAXI-AL

sábado, 24 de julho de 2010

Gráfico é acusado de assaltar taxista


Ele teria atraído a vítima para uma cilada no Dique Estrada

 
O gráfico José Lourenço da Silva Filho, 40, foi preso pela Polícia Militar (PM), acusado de envolvimento no assalto ao taxista Anderson Soares da Silva, 24, crime ocorrido na madrugada deste sábado (24), no Dique Estrada, no bairro do Vergel.

Segundo o taxista, José Lourenço apanhou o táxi nas imediações da Praça Padre Cícero, também no Vergel, determinando que ele percorresse o Dique Estrada, pois queria pegar uma mulher e passar o resto da noite num motel.


No entanto, ele mandou que o taxista parasse o veículo próximo a um motel e ficou contando o dinheiro. Anderson percebeu que dois homens, um deles encapuzado, se aproximava do carro e mandou que o passageiro descesse. “Ele ficou enrolando e eu acabei rendido pelos assaltantes”, declarou a vítima.

 
O taxista foi colocado na mala, mas conseguiu abrir e tentar se evadir. Ele foi novamente rendido pelos marginais, que acabaram se envolvendo num acidente. “Não sei como ele não foi morto, porque era o propósito dos ladrões matá-lo”, destacou um policial de plantão na Central de Polícia.

 
Após o carro colidir com uma motocicleta, os assaltantes fugiram do local, levando o dinheiro e objetos de uso pessoal da vítima. “Eu trafegava pelo Dique Estrada, quando encontrei o gráfico em outro carro, retornando para o local do assalto”, disse Anderson.

De imediato, ele pediu ajuda a outros taxistas da área que comunicaram o fato à Polícia. José Lourenço foi preso e autuado em flagrante na Central de Polícia, por roubo. Ele nega a autoria do crime.

Gazetaweb - Ednelson Feitosa

 
Fonte:


.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

ORAÇÃO DOS MOTORISTAS





"Senhor Deus e Pai, eu venho a ti nesta hora pedir a tua bênção e proteção quando estiver dirigindo, seja no trabalho ou no lazer, na cidade ou na rodovia. Quero pedir Senhor, que os teus poderosos anjos sejam minha proteção constante.

Livra-me Senhor, de ser imprudente e também da imprudência dos outros, que eu tenha paciência, amor e habilidade para conduzir este veículo, e que sempre eu possa chegar no lugar desejado.

Guarda Senhor, todas as partes deste veículo. Quando a máquina falhar, o Senhor certamente não falhará, pois tu és o meu Deus, protetor e abençoador.

No nome de Jesus, meu único Salvador e Senhor,

Amém"

Caroline Machado
.

Gás natural em Alagoas tem reajuste


Foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira, 22, a Resolução da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), homologando a atualização do preço do gás natural feito pela Petrobras, reajustado para R$ 0,6880/m³. O novo valor deve ser aplicado pela concessionária Gás de Alagoas S.A (Algás) a partir de 1º de agosto deste ano.


De acordo com o coordenador de Tarifas da Arsal, Danúbio Lacerda, o reajuste foi inferior a 1% na tarifa média e representa um impacto geral na tarifa do gás canalizado de 0,75% para o consumidor.

Em Alagoas 3.776 unidades residenciais (prédios, casas e condomínios), 363 estabelecimentos comerciais, 35 postos automotivos e 22 indústrias são consumidores do gás canalizado.

15h33, 23 de julho de 2010

.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Trânsito: projeto prevê parcelamento de multa

A Câmara analisa o Projeto de Lei 7586/10, do Senado, que autoriza o parcelamento das multas de trânsito em até seis vezes. Pelo texto, que acrescenta artigo ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB - Lei 9.503/97), a divisão do valor dependerá de requerimento feito pelo motorista ao Detran responsável.


Autor da proposta, o senador Raimundo Colombo (DEM-SC) argumenta que o parcelamento contribui para diminuir a inadimplência. Ele lembra que, dependendo da infração cometida, a penalidade pode atingir valores incompatíveis com a renda do condutor. "Além disso, em caso de apreensão, por exemplo, quando a multa não é paga, o veículo vai a leilão depois de 90 dias", afirma.

Tramitação

O projeto, que tramita em caráter conclusivo

Rito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); - se, depois de aprovado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário., será examinado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

15h03, 20 de julho de 2010


Fonte: Câmara Federal
.

sábado, 17 de julho de 2010

Aeroporto - Taxistas cobram solução para impasse








Profissionais cooperados que atuam no local não querem que concorrentes busquem clientes:


Mais uma confusão envolvendo taxistas clandestinos e credenciados foi registrada no Aeroporto Zumbi dos Palmares, na madrugada de ontem. De acordo com so profissionais da Cooperativa dos Taxistas de Alagoas (CONTAL), que hoje somam vinte cooperados que fazem plantão no local, cerca de 15 homens tentaram passar a noite “roubando” os passageiros que seriam deles por direito.


Infraero aposta em acordo

Segundo o Superintendente da Infraero, Adilson Pereira, o problema envolvendo a classe dos taxista é antigo, e hoje essa questão será resolvida pelo Ministério Publico Federal (MPF). “A única forma encontrada para solucionar esse problema é ampliando o numero de taxis o mais rápido possível, implantando o taxi comum até o final do ano, para que os clientes tenham a liberdade de escolher que empresa quiser.


Ainda segundo o Superintendente, essa proposta foi feita pelo MPF e o abjetivo é ampliar a frota dando um preço diferenciado, já que o taxi comum é mais barato e cobra de acordo com a kilometragem percorrida utilizando o taxímetro; diferente do taxi da Contal, que não utiliza taxímetro, por ter tarifas fixas.

O projeto para incluir o taxi comum no aeroporto foi criado pelo MPF e Superintendência Municipal de Transporte e Transito(SMTT) de Rio Largo, após a publicação em diário Oficial terá 30 dias de prazo para ser implantado.

Como o Aeroporto Zumbi dos Palmares pertence ao município de Rio Largo, somente os taxis com placa de rio Largo poderão fazer parte da nova frota de taxis comuns.

Rosivaldo Alves, que trabalha como taxista no aeroporto há mais de 7 anos, explicou que somente este ano aconteceram pelo menos três confusões.

“Se fossemos discutir toda vez que aparecesse um clandestino teria confusão todos os dias, porque principalmente nos horários da tarde e madrugada, eles estão aqui pegando passageiros”, afirmou.

Os taxistas que foram testemunhas do ocorrido ontem afirmaram que os carros que chegam la nem sempre tem placa vermelha – a cor que identifica os taxis.

“Nesta madrugada(ontem), tinha taxis de Maragogi, Jundia, Japaratinga e Arapiraca. Eles sabem que não pode, mas vão abordar os turistas dentro do Aeroporto e sem ninguém fazer nada. Isso é um absurdo”, afirmou Sebastião da Silva, que há cinco anos trabalha no Cooperativa.

“Alem das irregularidades, eles defasam o preço do Aeroporto para a Ponta Verde, Pajuçara ou Jatiuca. Nos cobramos R$ 55, enquanto os clandestinos cobram, no mínimo, R$ 90”, afirmou Ivanildo da Silva, taxistas do aeroporto há dois anos.

Os destinos mais cobiçados pelos taxistas clandestinos são prais de Maceió e Maragogi, e chegam a cobrar o dobro do preço, Arapiraca também é um dos destinos cobiçados.

A fiscalização feita diariamente pelo 8º BPM e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Rio Largo será reforçada


17 de julho de 2010


Laryssa Oliveira - Reporter


.



sexta-feira, 16 de julho de 2010

Taxista dá "carona" a jibóia e depois chama bombeiros para retirá-la do táxis




O taxista Thiago dos Santos voltava de uma corrida até Riacho Doce, quando se deparou com um “passageiro” estranho no acostamento da rodovia Al 101 Norte, na altura da Garça Torta. Tratava-se de uma jibóia.



Ele parou o veículo e colocou a jibóia no porta-malas. Sua intenção era levá-la para o IBAMA, mas, ao chegar à sede do órgão, no Farol, a jibóia tinha se infiltrado por uma abertura interna na tampa do porta-malas e ninguém conseguiu retirá-la.



Desesperado, o taxista procurou o Grupamento do Corpo de Bombeiros na Pajuçara e pediu auxílio para retirar a serpente. Os bombeiros tentaram em vão retirar a jibóia e o trabalho chegou até 3 horas da madrugada desta sexta-feira, sem sucesso.



A solução foi levar o veículo a uma oficina mecânica e retirar a tampa do porta-malas e desmontá-la, o que só foi possível na manhã de hoje.



16/07/2010 08:12



Bob Vilanova

Fonte: cadaminuto

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Senado Federal (CAE) aprova isenção de IPI na compra de táxi-turismo

O presidente da CAE, senador Francisco Dornelles (1º à E), anuncia a aprovação do PLS proposto por Renan em decisão terminativa

A isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de automóveis para serviços de táxi ou para uso de pessoas com deficiência física pode se estendida à compra de veículos mais seguros e confortáveis, com capacidade para até sete passageiros e com motor de cilindrada superior a dois mil centímetros cúbicos. É o que prevê projeto (PLS 268/09) do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), nesta terça-feira (6).

Atualmente, a legislação impõe restrições quanto ao padrão de veículos que podem ser adquiridos por esses dois grupos por meio da dispensa do IPI. O benefício só pode ser concedido na compra de automóveis com motor de cilindrada não superior a dois mil centímetros cúbicos, classificação que restringe a aquisição de modelos de porte intermediário.

Outro dispositivo da legislação vigente (Lei 8.989/95) limita o benefício à compra de carros movidos a combustível de origem renovável ou com sistema reversível de combustível (flex). Os veículos também devem ter, no mínimo, quatro portas, exigência que também pode deixar de existir.

O relator, senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), recomendou a aprovação do texto. Como a matéria recebeu decisão terminativa, deve seguir agora diretamente para exame na Câmara dos Deputados.

– Boa parte dos deficientes tem preferência por carros um pouco maior, que possibilitem alterações para receber, por exemplo, uma cadeira de rodas – comentou Inácio Arruda ao fim da reunião.

Em relação aos taxistas, o objetivo é atender especialmente os profissionais dedicados ao mercado turístico, segmento em que existe procura por transporte de grupos de passageiros que excedem a lotação máxima de quatro pessoas por veículo – uma família em férias, como observado pelo relator.

Cidades turísticas

A rigor, o estímulo à oferta de serviços de táxis para transporte de grupos, em localidades turísticas, consta como objetivo essencial do projeto de Renan Calheiros – na sua avaliação, esses lugares ainda são muito mal servidos de transporte para hotéis, aeroportos e pontos de visitação. Por isso, ele sugeriu que o desconto de IPI para veículos de maior porte só seja concedido em municípios onde exista regulamentação especial para serviços de "taxi-turismo".

Mas Inácio Arruda admite que essa condição será insuficiente para limitar o benefício da nova isenção às cidades turísticas. Como acredita, o mais provável será a "multiplicação" da regulamentação exigida por todas as cidades brasileiras. Assim, o esperado é que a compra favorecida de veículos seja buscada por contingente maior de profissionais taxistas. Até porque, como reconhece o relator, será impossível à administração tributária controlar as vendas apenas para uso turístico. Ainda assim, ele considera que esse é um "risco que vale a pena correr".

– Na pior das hipóteses, o mercado taxista passará a compreender um leque maior de opções, abrangendo desde veículos e mais econômicos, até os maiores, destinados a grupos de passageiros – destacou, na leitura do relatório.

09h42, 07 de julho de 2010

Fonte: Agência Senado

.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Confira o que abre e fecha amanhã durante o jogo do Brasil

Alguns estabelecimentos irão fechar as portas

 
É cultural: brasileiro para o que estiver fazendo para assistir a seleção canarinho jogar e não vai ser diferente nesta sexta-feira (02), quando o Brasil enfrenta a seleção da Holanda, pelas quartas de final da Copa da África. Em algumas empresas os funcionários não trabalharão. Em outras, haverá dispensa apenas no horário do jogo.

Órgãos Públicos

A Prefeitura de Maceió decretou ponto facultativo nesta sexta-feira. Já os órgãos estaduais, irão funcionar até 10 horas, uma hora antes de a partida começar. Apenas os serviços essenciais irão funcionar normalmente.

 
Bancos

 
Os bancos atenderão à população em horário diferenciado: na capital alagoana as agências abrem das 08h às 10h30min e das 14h às 16h, nas cidades do interior o horário tem uma pequena mudança: das 8 às 10h30e das 13h30 às 15h30min. As instituições deverão afixar avisos em suas dependências sobre o horário de atendimento nos dias de jogos com antecedência de 48horas.

 
Shopping e Comércio

No Centro de Maceió as lojas terão um horário diferente. Os estabelecimentos fecharão as portas às 10h e reabrirão às 14 horas

 
Os lojistas do Shopping Pátio Maceió terão suas portas fechadas meia hora antes do jogo do Brasil, retornando o atendimento às 13 horas. O Shopping Farol e o Maceió Shopping abrirão as portas às 14horas.

01/07/2010 16:40

 
por Michelle Farias - colaboradora CDL

.

O DESAFIO DE UMA TRAVESSIA SEGURA NO TRÂNSITO


Quem nunca ouviu falar da clássica foto em que os quatro garotos de Liverpool atravessaram a rua, em fila única, pela faixa de pedestre? Com toda certeza, o trânsito naquela época não era tão caótico e desumano, mas as grandes cidades de todo o mundo já encontravam, cada uma, os seus problemas no sistema viário.

Não há como negar que, nos tempos de hoje, a travessia segura, na grande maioria das cidades, é uma utopia. A disputa entre veículos motorizados e pedestres vem trazendo uma grande preocupação para a sociedade, que clama por uma mudança de postura contra a carnificina nas vias públicas.

Vários países, cada um a sua moda, tentam intensificar os trabalhos de conscientização, envolvendo pedestres e motoristas sobre as normas universais de respeito à faixa de pedestre e a importância de utilizá-la corretamente.

Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito, os atropelamentos de pedestres representam 27% de vítimas fatais no trânsito. Outro dado importante, segundo a Associação por Vias Seguras, é que o risco de morte ao pedestre gira em torno de 30%, quando a velocidade do veículo é de 40km/h, e esse risco cresce em até 85% se a velocidade impacto for de 60km/h. Já para aqueles acidentes a 80km/h, as vítimas são praticamente fatais.

Importante ainda destacar que, em nosso país, em média, 7 pedestres são atropelados a cada hora. Esse número pode não chamar atenção da população num primeiro momento por serem casos isolados, que acontecem em várias partes do país, mas, numa rápida multiplicação sobre o número de acidentes por atropelamento durante um mês, será verificado que aproximadamente 5000 pessoas são vitimadas, o que demonstra o desafio que é uma travessia segura nas nossas vias.

A quem poderíamos atribuir a culpa por esse elevado número de acidentes? Aos motoristas que não respeitam a faixa exclusiva para travessia dos pedestres ou destes últimos que não enxergam a condição de vulnerabilidade a que estão expostos, fazendo a travessia em qualquer local da via, sem a devida atenção e cuidados necessários? Ou será ao Estado que, muitas vezes, se preocupa mais com a fluidez e segurança veicular sem dar a devida atenção aos deslocamentos a pé?

De certo é que, desde há muito, procura-se demonstrar os perigos que o desrespeito à legislação de trânsito causa. A inspiração dos garotos de Liverpool ao criarem a música “A Day In The Life” (Um dia na vida), segundo o jornal Londrino Daily Mail, se deu depois de um acidente de carro em um semáforo, sofrido por Tara Browne, 25 anos, neto de Edward Cecil Guinness, famoso empresário irlandês, no dia 18 de dezembro de 1966 em Londres, o que confirma a atenção que o tema TRÂNSITO, deveria ter ontem, hoje e PARA TODO O SEMPRE!

Foto: oglobo


Aldinete Dantas Alexandre

Caroline Machado Tavares Mendes

.

Polícia prende quadrilha acusada de assalto a taxista em Maceió


Policiais do 5º Batalhão prenderam na noite desta quarta-feira (30) quatro jovens – entre eles uma mulher, acusados de vários assaltos a taxistas. A prisão aconteceu por volta das 21 horas, no Benedito Bentes I, na estrada de acesso a Usina Cachoeira do Mirim.

Segundo o Sargento Muniz do 5º Batalhão a Guarnição estava realizando uma blitz, quando se deparou com os quatro elementos dentro de taxi, na hora da abordagem, um deles estava com um revólver calibre 38, cano longo, os quatro goram levados para a Central de Polícia e identificados como Amanda Maria Pacheco dos Santos, 19, residente no Conjunto Selma Bandeira, Nelson Manoel Feijó Neto, 24, que mora no Cleto Marques luz, Fabiano Ignácio de Jesus, 18, com residência na Santa Lúcia e Everton da Silva, 18, que mora no Selma Bandeira.

Vários taxistas que foram assaltados estiveram na Central de Polícia para o reconhecimento dos acusados.

22h46, 30 de junho de 2010


alagoas24horas


.