sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Horário de verão:

Alagoanos devem ficar atentos a mudanças em bancos e aeroporto
Horário de verão começará às zero horas do próximo domingo e terminará em 20 de fevereiro.

 
Quando o relógio apontar zero hora do próximo domingo, 17, os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, incluindo o Distrito Federal deverão adiantar os relógios em uma hora. A medida de adiantar os relógios é para diminuir o consumo e a demanda de energia no país, gerando economia financeira e de recursos naturais. O horário de verão se estenderá até o dia 20 de fevereiro de 2011.

O principal objetivo do horário de verão é aliviar a carga entre às 19 e às 21 horas, período em que a maior parte das pessoas chega em casa, toma banho, e a iluminação pública é acionada. Como os relógios são adiantados em uma hora, esse pico do consumo é diluído, pois a luz natural do dia é aproveitada por mais tempo.

 
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou nesta sexta-feira que nos estados em que não vigorará o horário de verão, como em Alagoas, as agências deverão antecipar em uma hora a abertura e o fechamento para atendimento ao público. A medida objetiva assegurar o perfeito funcionamento do serviço de compensação nas agências.

As regiões Norte e Nordeste não precisarão adiantar os ponteiros, porém, devem ficar atentas aos horários de bancos, aeroportos e órgão federais. De acordo com dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico – - o horário de verão não é aplicado nessas regiões em virtude do ganho considerado pequeno.

Horário:

 
Com essa medida as agências bancárias em Alagoas, a partir da próxima segunda-feira, 18, vão abrir às 9 horas e fechar uma hora mais cedo, às 15 horas.O horário das agências só voltará ao normal no dia 3 de fevereiro de 2011. Segundo a Febraban, as agências e os postos de atendimento manterão fixados cartazes comunicando a mudança de horário de atendimento.

Os alagoanos também devem ficar atentos aos horários dos aeroportos, que sofrerão mudanças, com o adiantamento do ponteiro em uma hora.

 
Eleição

 
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o horário de verão não deve influenciar na divulgação dos resultados do segundo turno das eleições.

 
Apenas os institutos de pesquisa, a exemplo do que ocorreu no primeiro turno, deverão aguardar o início da apuração em cada Estado – de acordo com o fuso local– para começar a divulgar a pesquisa de boca-de-urna.

Diferentemente do que ocorreu em eleições passadas, quando o horário de verão foi adiado para depois do pleito, a medida começará a vigorar este ano na data prevista porque as urnas eletrônicas já estão programadas para fazer a adaptação automaticamente.

15/10/2010 14:57

por Michelle Farias com Agência Brasil Arquivo - Jonathas Maresia

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário