sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Sem renovação de contrato, lombadas deixam de funcionar

Lombadas eletrônicas de Maceió estão desligadas desde a última quarta-feira.

Devido à Prefeitura de Maceió não ter renovado o contrato com a empresa responsável pelo funcionamento das lombadas eletrônicas, todos os equipamentos estão desligadas desde a última quarta-feira (12). De acordo com o superintendente municipal de Transporte e Trânsito, José Pinto de Luna, o contrato expirou desde 2006 e, desde então, todas estavam funcionando de forma irregular - já que a empresa era paga, mas não havia um contato celebrado com o Executivo.

Na visão de Luna, esta realidade chega a “beirar a imoralidade”, já que o funcionamento das lombadas em contrato seria ilegal. “Não se concebe que uma empresa atue junto à adminitração, sem que tenha firmado um contrato. Por isso, decidimos desligá-las, porque esta prátia está contrária à lei”, disse. Questionado sobre o porquê da empresa ficar quatro anos atuando em Maceió sem contrato, o superintendente frisou que não cabe a ele “proferir nenhum juízo de valor sobre administrações passadas da SMTT”.

Diante desta realidade, José Pinto de Luna determinou a celebração de um contrato de urgência, por 180 dias, para que as lombadas eletrônicas voltem a funcionar. Até que isso aconteça, no entanto, todas permanecerão desligadas, colocando em risco a integridade física dos pedestres, já que elas foram habilitadas para locais com grande incidência de acidentes.

O desligamento tem preocupado moradores que residem às margens da avenida da Paz, na praia do Sobral. Segundo a dona de casa Elitânia Soares, os veículos trafegam no local em alta velocidade. “Antes da implantação da lombadas eletrônicas os acidentes aconteciam constantemente, já que grande parte dos motoristas não respeitava as leis de trânsito. Para se ter idéia, perdi uma irmã de oito anos e meu marido teve um irmão atropelado”, relatou.

Medida preventiva

Para evitar que os motoristas trafeguem pelas lombadas em alta velocidade, o superintendente da SMTT decidiu tomar uma medida preventiva. “Ela coniste no reforço do número de guardas municipais nos locais onde existem as lombadas, que desde a última quarta-feira estão desligadas”, salientou.

18:24 - 13/01/2011

Josenildo Törres

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário