quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Disputa entre taxistas e ônibus de turismo causa confusão no Porto de Maceió



Taxistas e ônibus de turismo disputam passageiros no Porto de Maceió

A disputa entre taxistas e proprietários de ônibus de turismo pelos passageiros de mais um transatlântico que atraca no Porto de Maceió, resultou em confusão na manhã desta quarta-feira, dia 27. Os taxistas ameaçam fechar a saída do porto, em protesto ao traslado de turistas, que estaria sendo realizado irregularmente pelos ônibus.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Taxistas de Alagoas (Sintáxi), Ubiraci Correia da Silva, um acordo firmado junto à administração do Porto de Maceió autoriza os ônibus apenas a realizar o transporte dos passageiros da região onde os navios atracam até a entrada do Porto.

Os ônibus, no entanto, estariam cobrando taxas de US$ 8 e realizando passeios pela cidade, função que caberia apenas aos taxistas, que chegam ao Porto por volta das 4h para assegurar o lugar na fila.


O disciplinamento do trabalho dos taxistas já resultou em outras confusões, que foram parcialmente resolvidas com capacitações da Secretaria de Turismo – Estadual e Municipal – e da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), que criaram uma tabela, com valores fixos – que devem ser praticados em todos os passeios realizados pelos táxis.


Para justificar a presença dos ônibus dentro do Porto, os únicos autorizados a circular dentro da área restrita, a administração teria alegado as normas do Código de Segurança Internacional dos Portos, que proíbe a circulação de veículos civis. Na prática, no entanto, o código também impede a circulação dos ônibus de turismo.


Os taxistas afirmam, ainda, que os proprietários das empresas de ônibus estariam lucrando exercendo atividades para as quais não estariam autorizados. O presidente do sindicato alega, ainda, que alguns ônibus sequer teriam autorização da SMTT de fazer o trabalho, sendo considerados clandestinos.


Os taxistas estão impedindo a saída dos ônibus que estariam levando turistas para a Feirinha da Pajuçara. Em meio ao clima tenso, os turistas do MSC Opera desembarcam para passeios na capital alagoana.


10h30, 27 de janeiro de 2010

Materia e foto
Cláudia Galvão/Alagoas24horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário