sábado, 30 de janeiro de 2010

Inmeq inicia aferição de táxis de Maceió nesta segunda-feira

Com o objetivo de garantir que o consumidor pague o preço certo pela quilometragem percorrida, sem a possibilidade de prejuízo ao seu bolso, o Instituto de Metrologia e Qualidade de Alagoas (Inmeq-Al) inicia na próxima segunda-feira dia 1º de fevereiro, a aferição dos taxímetros que circulam em Maceió.
Os primeiros veículos a serem vistoriados serão os de placas com final 1. A aferição é feita obrigatoriamente por lei a cada ano, para a expedição de um selo que garante ao consumidor que o preço registrado pelo instrumento metrológico (taxímetro) realmente corresponde à quilometragem percorrida pelo táxi.

Para a aferição, os motoristas deverão se dirigir até a sede do Inmeq, situada na Rua Gazeta de Alagoas, s/n no bairro do Canaã, quando pagará a taxa de R$ 30,00, e fará uma checagem para verificar se o selo e os lacres colocados nos taxímetros em 2009, ainda permanecem intactos. Não existindo alguma pendência jurídica ou problemas na documentação fornecida pela Superintendência Municipal de Transporte e Transito, o taxista recebe uma autorização para comparecer na terça-feira a pista de aferição que funciona na orla lagunar do Dique Estrada.
O responsável pela a divisão de táxis, agente metrológico Ivacir Jerônimo Tavares, disse que Maceió dispõe hoje de uma frota registrada na SMTT de aproximadamente 3.500 táxis, e pela programação o órgão deverá aferir de 250 a 300 carros por mês.

“Renovamos o apelo aos motoristas, para que não deixem para cumprir com essas obrigações na última hora. O não-comparecimento ou falta de justificativa dos interessados nas datas marcadas – de acordo com a tabela, aonde cada número final de placa corresponde a um prazo de 30 dias – acarretará a aplicação das penalidades legais”, alerta o agente metrológico.

Ivacir aproveita para lembrar também, aos proprietários de caçambas e caminhões que fazem o transporte de mercadorias de acordo com o volume, como areia, traço e outros materiais, que cumpram o calendário de aferição desses veículos e compareçam ao Inmeq para aferição. A conferência, neste caso, é feita para que o consumidor possa se certificar que a quantidade do material no veiculo corresponde à que foi comprada. A taxa para a aferição desses veículos estipulada por lei é de R$ 56,90.


(30/01/2010 10:04)

Fonte: INMEQ/AL

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário