segunda-feira, 23 de maio de 2011

Taxista é morto a tiros na praça Sinimbu

Vítima foi encurralada por dupla que, após deflarar 12 tiros a queima roupa, fugiu em um veículo gol

O taxista Ítalo Ferreira Senner, de 29 anos, foi assassinado com vários tiros, na noite desse sábado (21), após ter sido rendido em um muro por trás do museu Téo Brandão, na Sinimbú.

De acordo com informações de testemunhas, a vítima desceu de seu carro, um fiat Uno de cor branca e placa MVK 9422, e começou a conversar com dois colegas taxistas. Em seguida, dois homens desceram de um veículo gol, de cor preta, enquanto um terceiro aguardava como motorista. A dupla pediu para os taxistas se afastarem, encurralaram Ítalo, e deflagraram os tiros a queimar roupa.

Foram 12 tiros no total, sendo nove na cabeça, dois nas costas e um no braço. A vítima morreu na hora e os criminosos correram de volta para o Gol e fugiram, sem serem identificados.

22.05.2011 | 10h15

  Gazetaweb
 .

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Presa quadrilha acusada de roubo de veículos e assalto a taxistas

Denúncia anônima levou a polícia, nesta terça-feira (17), a desmantelar uma quadrilha que vinha agindo na região Agreste roubando carros e motocicletas. Durante a ação policial, cinco pessoas foram presas.

Entre os acusados, esta uma mulher identificada como Lais Cristina, 24 anos, presa recentemente em uma pousada localizada na Rua São Francisco acusada de participar de uma quadrilha que assaltava taxistas em Arapiraca. Como não houve flagrante, a acusada foi liberada após cumprir prisão temporária na Central de Policia Civil em Arapiraca.

Além dela, foram presos três menores e o jovem Emerson André Silva, 18 anos. Eles foram detidos em uma residência localizada no bairro Primavera, em Arapiraca. Na casa, a polícia encontrou um veículo que havia sido roubado de um taxista em São Sebastião região Agreste há alguns dias. Este mesmo carro foi usado em um assalto a um motoqueiro no último sábado (14), na zona rural de Feira Grande.

Um sexto integrante da quadrilha, identificado como José Nilton, 39 anos, está na Unidade de Emergência. Ele ficou ferido no último domingo, após tentar fugir com uma motocicleta roubada em Feira Grande e colidir com o carro em que estavam os outros comparsas da quadrilha.

Outros seis integrantes do grupo criminoso já foram identificados.

18/05/2011 09:44A-

Fonte:

 .

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Taxistas reclamam de multas do INMEQ/AL

Mesmo admitindo que os manifestantes são retardatários, e portanto sujeitos à sanção imposta, o Sindicato dos Taxistas de Alagoas (Sintaxi/AL) vai fazer a defesa de seus filiados para tentar impedir que sejam multados pelo Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Alagoas (Inmeq). A sede do órgão, no Tabuleiro do Martins, foi palco do protesto de um grupo de taxistas, que reclamavam de notificação imposta pelo instituto.

 Os manifestantes deixaram de atender ao prazo previamente divulgado para aferição do taxímetro. Depois de um aumento de 11,5% no valor da tarifa, todos os veículos tiveram que passar pelo instituto para aferição do novo preço. “Os companheiros estavam sendo obrigados a assinar a notificação, por isso reclamaram”, diz o presidente do Sintaxi, Ubiraci Correa.

Segundo ele, cerca de cem taxistas perderam o prazo que terminou na ultima segunda feira, para comparecer ao INMEQ. O mais grave é que não justificaram o não comparecimento. “Aqueles que apresentaram justificativa foram advertidos e puderam aferir seus veículos normalmente”, disse o gerente de qualidade do instituto, Jose Padilha dos Santos.

Os que não justificaram também fazem esta aferição, mas terão que responder pelo descumprimento da portaria. O temor dos taxistas, explica Ubiraci, é que sejam multados, pois o valor dessa penalidade é considerado alto. “A multa é de um salário mínimo”, afirma o presidente do SINTAXI.

O gerente do INMEQ ressalta que a notificação pode ou não resultar em multa. “Aqueles que foram notificados podem apresentar defesa, que será analisada pelo setor jurídico”, diz Padilha.

O impasse foi superado e, mesmo sem assinar a notificação de penalidade, os taxistas retardatários terão de responder pelo descumprimento do prazo.


| BLEINE OLIVEIRA – Repórter

18 de maio de 2011 |

Todos os direitos reservados ao Jornal Gazeta de Alagoas



Taxista desaparecido é encontrado em rio na AL-210


O corpo do taxista Valter Correia, 45 anos, que estava desaparecido desde a última segunda-feira (16), foi encontrado na manhã desta quarta-feira (18), dentro de um rio no Sítio Poços, as margens da AL-210 que liga Palmeira dos Índios ao vizinho município de Quebrangulo.

Valter havia desaparecido juntamente com seu veículo, um Fiat Siena, prata de placa MUU-5765 AL, quando trafegava na rodovia, na manhã de hoje, populares viram parte do veículo dentro do rio e acionaram a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, que conseguiram retirar o veículo e o corpo.

Segundo informações, na noite do desaparecimento chovia muito na região, a falta de visibilidade, pode ter contribuído com o acidente fatal, uma vez que, por ser uma região montanhosa, durante a ocorrência de chuva, fica completamente nublado.

O Instituto de Criminalística e o rabecão  estiveram no local, o corpo foi transladado, para o IML de Arapiraca, onde será realizada a autopsia.

Valter era primo do deputado estadual Marcelo Vítor.

Quarta, 18 de Maio de 2011 13:24

por Palmeira 24horas           
.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Taxistas fazem protesto em frente ao Inmeq/AL

Categoria reclama de auto de infração destinado aos retardatários em aferição de taxímetro.

Cerca de 40 taxistas se concentraram, na manhã desta terça-feira (17), em frente ao prédio do Instituto de Metrologia e Qualidade de Alagoas (Inmeq/AL), na Avenida Valentim dos Santos Diniz , no bairro Canaã, para reclamar a aplicação de auto de infração aos taxistas que não compareceram nos dias determinados para fazer aferição nos taxímetros que circulam com nova tarifa em Maceió.

De acordo com o gerente de metrologia do Inmeq, José Padilha, os taxistas tiveram um prazo até essa segunda-feira (16) – obedecendo aos finais de placas dos veículos – para fazer a aferição. Segundo ele, esta terça-feira foi destinada para os taxistas que não apareceram dentro do prazo estabelecido. Entretanto, aqueles que não cumpriram o prazo deveriam apresentar uma justificativa explicando a ausência e, com isso, efetuar a aferição normalmente.

“Agora, quem não compareceu no dia determinado e não justificou poderá fazer a aferição, no entanto, tem que assinar um auto de infração. O taxista vai ter um prazo de 10 dias para apresentar a defesa num processo que será julgado. Ele poderá ser penalizado com uma advertência ou mesmo multa, a depender do julgamento. Mas terá direito de recorrer” – explicou.

O gerente de metrologia do Inmeq explicou todos os pontos inerentes a atrasos, aferição, autuação a uma comissão de taxistas que fizeram o protesto. “Todos poderão fazer aferição, mas temos que cumprir as exigências da portaria” – finalizou.

17.05.2011 | 11h50

  Gazetaweb
 .

domingo, 15 de maio de 2011

Taxistas preocupados com assaltos

Quem já foi vítima de assalto teme mostrar o rosto ou até mesmo dizer o nome. O medo é ficar visado pelos assaltantes

Arapiraca – Os taxistas de Arapiraca enfrentam perigos muito piores que o trânsito caótico de todo dia. Pegar passageiros fora da praça, fazer corridas à noite ou levar clientes para bairros da periferia ou zona rural hoje traz riscos para esses trabalhadores, que para sustentar as famílias não podem simplesmente recusar clientes.

Conforme dados do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), de janeiro até o início deste mês foram registrados 15 casos de assaltos a taxistas e mototaxistas em Arapiraca. No relatório enviado pelo 3º Batalhão, a maioria dos casos aconteceu no mês de abril. Os números, entretanto, não levaram em consideração as ocorrências que foram registradas sob o tipo de roubo a pessoa. De acordo com os próprios taxistas, houve pelo menos 10 assaltos e tentativas de assalto durante corridas de táxi no mês passado.

PM monta operação para reduzir violência

Arapiraca – O comandante do 3º Batalhão, tenente-coronel Wellington Bittencourt, afirmou que a quantidade de assaltos cometidos a taxistas e mototaxistas foi uma das primeiras coisas que lhe chamou a atenção quando assumiu o comando do 3º BPM, há aproximadamente dois meses. “Logo que assumi a função, tive uma reunião com o Sindicato dos Mototaxistas, que veio pedir nosso apoio para reduzir os assaltos. Pouco depois, uma matéria da TV Gazeta mostrava que os taxistas também estavam sofrendo assaltos, então decidimos tomar providência”, declarou.

A providência que o tenente-coronel se refere foi tornar padrão às abordagens a taxistas e mototaxistas em Arapiraca. Guarnições que circulam pela cidade fazendo policiamento ostensivo frequentemente param os taxistas e mototaxistas e pegam informações sobre os passageiros, como nomes e destino que irão tomar. Em alguns casos, quando os policiais militares consideram a atitude dos passageiros suspeitas, também é feita revista.

O profissional que foi vítima de roubo teme mostrar o rosto ou mesmo dizer o nome; receio é ficar visado pelos assaltantes. Foto: Patrícia Bastos


<< >>



Leia mais na versão impressa

15 de maio de 2011

| PATRÍCIA BASTOS – Repórter

Fonte:
Gazetaweb.com
 .

domingo, 8 de maio de 2011

Viatura 'fura sinal' e colide com táxi no centro de Maceió

Policial afirma que estava socorrendo colega que passou mal; taxista garante que estava em velocidade média 


Parte do táxi ficou destruída após colisão

Veículo teria derrapado e ultrapassado o sinal vermelho Após furar o sinal vermelho na Avenida Barão de Alagoas, no centro de Maceió, uma equipe do 1° Batalhão da Polícia Militar colidiu com o veículo do taxista Josué Aquino, que cruzava pela Rua do Imperador. O acidente ocorreu na manhã deste domingo (08) e, apesar dos estragos nos dois automóveis, não houve feridos. O condutor da viatura não foi encontrado.

O tenente Josué, que estava dentro do veículo do 1° Batalhão, alegou que o motivo de ter ‘furado o sinal’ foi para socorrer outro colega que havia passado mal. “Nós estávamos fazendo o socorro de um colega e, por isso, passamos direto. Outros veículos pararam, mas esse táxi vinha numa velocidade alta e não parou”, relatou o policial. Segundo ele, o condutor da viatura não estava no local porque foi prestar socorro com uma outra viatura.

Já o taxista Josué tem outra versão para a história. O idoso assegura que percorria a rua em velocidade média. “Estava andando a 60 quilômetros por hora, e o sinal estava verde para mim. Quando eu passei, só senti a batida”, resumiu, não querendo expor mais detalhes.

Quem efetuou os primeiros levantamentos sobre a ocorrência foi uma equipe do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), que também é da Polícia Militar. A reportagem tentou falar com o policial que no momento registrava os dados, mas ele não quis emitir qualquer declaração. Segundo o taxista, o Departamento de Trânsito (Detran) já foi acionado.



08.05.2011 | 10h25

 Gazetaweb
 .

sábado, 7 de maio de 2011

Taxistas reclamam que não podem deixar passageiros em área do aeroporto

Categoria planeja bloquear, à meia-noite(04/05), a entrada de embarque e desembarque do aeroporto Zumbi dos Palmares.

Taxistas que circulam em Maceió denunciam que não estão podendo estacionar na área de embarque e desembarque para deixar passageiros no aeroporto Zumbi dos Palmares. Eles planejam realizar, a partir de meia-noite desta quarta-feira (04/05), um protesto na entrada no aeroporto contra o que chamam de ‘abuso’.

O taxista Elísio de Oliveira conta que foi impedido de deixar uma cliente na entrada do aeroporto. “Agentes da SMTT de Rio Largo colocaram cones na pista para bloquear nossa passagem. Isso é um absurdo. Não queremos prejudicar nossos colegas credenciados que trabalham lá. Queremos apenas deixar nossos passageiros” - afirmou.

Segundo o presidente do Sindicato dos Taxistas de Alagoas, Ubiraci Correia de Lima, a área do aeroporto é destinada apenas para os taxistas de Rio Largo que são credenciados, mas não a circulação de outros táxis não pode ser impedida, pois, segundo ele, existe o direito de livre escolha do passageiro, que pode solicitar qualquer táxi.

“Recebemos reclamação de que taxistas estavam indo ao local para angariar passageiros, o que ilegal, mas o caso citado vamos não pode ocorrer mais. Vamos, inclusive, comunicar o fato à SMTT de Rio Largo pedindo para que isso não aconteça” – declarou o presidente.

Ubiraci disse que foi informado da manifestação planejada pelos taxistas e que vai estar de plantão para qualquer esclarecimento.

04.05.2011 | 17h39

  Gazetaweb

Fonte:
 .

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Latrocínio: Perícia oficial esclarece morte de taxista

O Instituto de Criminalística concluiu o laudo do exame pericial feito no material apreendido no caso da morte do taxista Nadivan Aquino dos Santos, 54 anos, mais conhecido como 'Barbosa'. O resultado do exame de balística realizada pelo perito Ricardo Leopoldo Barros deu positivo para a arma apreendida em poder de um dos acusados.

Na época, 05 de novembro de 2009, dois homens armados tentaram no início da noite, assaltar uma loja de malhas, no Centro de Maceió, e na fuga teriam atirado duas vezes contra o taxista, depois que ele se recusou a entregar o veículo. Nadivan, ainda chegou a ser socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas não resistiu aos ferimentos e faleceu no Hospital Geral do Estado (HGE).

Um dos assaltantes conseguiu fugir, mas o outro, identificado por Carlos Henrique Gonçalves, de 19 anos foi preso por policiais militares portando um revolver utilizado para cometer o crime. Porém, varias versões começaram a aparecer e ser noticiada sobre a autoria do disparo que acertou a vítima.

Testemunhas falavam em bala perdida, outros acreditavam que quem atirou e matou o taxista, trabalhava como segurança de comerciantes da área e amigos da vítima acreditavam que o tiro teria sido de uma pistola 380, e não de um revólver calibre 38.

Para resolver este enigma, o delegado responsável pelo inquérito do caso, enviou há quinze dias, ao Instituto de Criminalística para análise laboratorial um projétil retirado do corpo de Nadivan Aquino, e uma cápsula, uma munição intacta, e arma apreendida em poder de Carlos Henrique Gonçalves, um revolver calibre 38. Com esse material, o perito criminal Ricardo Leopoldo Barros efetuou o exame de balística.

Ricardo explicou que para realizar o exame pegou a arma e reproduziu um padrão na câmara de disparo, logo em seguida comparou esse projétil e o estojo com o material enviado pelo delegado no micro comparador balístico, dando resultado positivo para a arma analisada. De acordo com o perito, o laudo concluiu que a bala achada no corpo da vitima pertencia a uma das cápsulas, que havia sido disparada pela arma do assaltante.

“Não há como haver erro no laudo. Toda arma deixa uma marca característica, mais ou menos como uma impressão digital humana que são os raios e a marca da percussão. Fotografei no nosso micro comparador balístico as peças e comparei os raiamentos dos projeteis e as marcas da percussão do estojo da vítima e do acusado confirmando a que o projetil é o mesmo da arma apreendida”, afirmou o perito.

Trabalhando a oito anos na balística do Instituto de Criminalística e com cursos em Brasília, Ricardo tornou-se especialista nesta área. Antes, segundo ele, o exame era realizado com outra técnica, a de rolamento em carbono, que apresentada muitas falhas. Agora com o micro comparador balístico o perito tem 100% de certeza na hora de assinar o laudo.


“Temos um dos mais modernos equipamentos do mercado, que trouxe celeridade, precisão e maior praticidade. Com ele consigo realizar uma média de 10 a 15 exames ao mês. O aparelho consegue ampliar 320 vezes a imagem capturada pela câmera, com as imagens lado a lado no computador o perito utiliza sua experiência profissional para executar o trabalho visual”, disse Ricardo.

A Diretora do Instituto de Criminalística, Rosana Coutinho, afirmou que ainda este mês terá uma boa novidade para os peritos alagoanos. O IC estará recebendo um novo micro comparador balístico, que aumentará a realização dos exames, produção e o envio de laudos para as delegacias e Justiça.

17h21, 05 de Maio de 2011.

Fonte: Assessoria
.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Projeto vai isentar de IPVA taxistas que transportam 7 passageiros

Um projeto de lei promete isentar os taxistas que transportam até sete passageiros e que circulam em todo o Estado do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A iniciativa é do Sindicato dos Taxistas de Alagoas e busca, segundo o presidente do Sintaxi, Ubiraci Correia, fortalecera categoria, a fim de que a mesma possa ‘se ver livre’ do tributo ‘que tanto pesa no faturamento mensal do trabalhador autônomo’.

Ubiraci lembra que os taxistas que já gozam do benefício são aqueles que circulam com veículos de passeio, com capacidade para até quatro passageiros.

“Este projeto vai ajudar sobremaneira quem pretende comprar um carro novo para melhorar o serviço prestado. Já está comprovado que o taxista somente adquire um veículo se houver incentivo fiscal, como ocorreu com a isenção do IPI [Imposto Sobre Produtos Industrializados]. Agora buscamos alterar a lei já existente e que conta com o aval das secretarias de Estado da Fazenda e do Turismo, para que possamos conseguir mais este avanço”, explica o representante dos taxistas em Alagoas, acrescentando que o projeto, de autoria do deputado estadual Dudu Hollanda (PMN), foi apresentado à Assembléia nesta terça-feira (03).

“Temos a melhor frota do Nordeste e precisamos isentar o trabalhador de tantos encargos”, reforçou Bira, como também é conhecido o presidente do Sintaxi, reportando-se ainda a outro projeto de lei, de autoria do mesmo deputado e que versa ‘sobre a comprovação do pagamento da contribuição sindical dos condutores autônomos de veículos rodoviários e dá outras providências’.

Benefícios

“Este projeto de lei tem por objetivo permitir ao taxista que, por ocasião da renovação do licenciamento de seu veículo, comprove o pagamento de tal contribuição junto ao Detran local. O recurso repassado ao Sindicato e advindo desta contribuição é aplicado em diversas áreas em prol dos taxistas. Este projeto já existe em todo o Nordeste e buscamos o modelo adotado na Paraíba”, comentou Ubiraci, sobre a importância de o Departamento Estadual de Trânsito passar a exigir o pagamento, que, diferentemente do sindical, é obrigatório.

“No caso de uma empresa privada, o empregador recolhe a contribuição, repassando-a em benefício do próprio trabalhador, o que não ocorre com o autônomo. Desta feita, tal contribuição, no caso do taxista, virá mediante a comprovação do citado pagamento, com o Detran criando meios de recolher esse tributo”, complementou o presidente do Sintaxi.

Para Ubiraci, o Sindicato estava ‘de mãos atadas’. “Nós ofertamos auxílio funeral, assistência odontológica, dentro outros serviços assegurados ao filiado, como o guincho, mas que se encontram prejudicados devido à inadimplência, apesar de o taxista pagar apenas dez reais por mês. Mas esta cobrança será obrigatória, independentemente de se tratar de um associado ou não. Quem vai ganhar com o projeto é o taxista de um modo geral”, assegurou o sindicalista, sobre o imposto cuja parcela é repassada para o Fundo de Amparo ao Trabalhador, revelando ainda que cinco mil táxis já circulam em todo o Estado.

“Vamos, com 70% do arrecadado com este tributo a ser repassado para o Sintaxi, melhorar e ampliar serviços como o de assistência jurídica, já que possuímos apenas um advogado, quando precisamos de no mínimo três para atender a todas as demandas”, concluiu Ubiraci, sobre o projeto de lei que já tramita no Legislativo.

• 3 de maio de 2011 - 18h19


Fotografia - Fernando do SINTAXI-AL

Fonte:

 .

terça-feira, 3 de maio de 2011

Violência em Arapiraca o alvo agora são os taxistas

Taxistas são alvo de criminosos no Agreste

Arapiraca – Após mais um taxista ser atacado por assaltantes no último fim de semana, em Arapiraca, a Polícia Militar conseguiu prender, ontem, uma dupla suspeita de roubo, dentro de um táxi, nas proximidades da Central de Polícia. O taxista José Gomes dos Santos não sabia que os passageiros Izaías Silva Pereira, 18, e o adolescente M.M.S., 16, que haviam embarcado nas proximidades do Lago da Perucaba, estavam armados.

“Dessa vez eu tive sorte. Ser taxista hoje é uma profissão muito perigosa”, afirmou José Gomes dos Santos.
Ele teve mais sorte que o colega de profissão, identificado apenas como “Juarez”, que foi alvejado com um tiro, na noite do último sábado, ao reagir a um assalto. O taxista teria pego três passageiros com destino ao Sertão, mas antes da saída de Arapiraca eles anunciaram o assalto.

<< >>

Leia mais na versão impressa

03 de maio de 2011 |

| PATRÍCIA BASTOS – Repórter

Fonte: 


segunda-feira, 2 de maio de 2011

PM prende dois armados dentro de táxi em Arapiraca

Na manhã desta segunda feira (02), uma guarnição das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM) do 3º BPM sediado em Arapiraca, prendeu Izaias Silva Pereira (18) e apreendeu um menor de 16 anos, numa abordagem realizada nas proximidades do Lago da Perucaba.

Os acusados estavam em um veículo táxi, Corsa de cor cinza e placa JQP 6478, quando foram abordados pela guarnição. Ao serem revistados, ficou constatado que cada um dos passageiros se encontravam de posse de um revolver calibre .38, com seis munições, cada.

Os acusados foram conduzidos para a Central de Polícia da cidade, onde aguardam a lavratura do flagrante. Ambos os acusados já possuem passagem pela polícia, sendo que o menor já tem passagem por porte ilegal de armas, enquanto que Izaias Silva já foi autuado por receptação

13h21, 02 de Maio de 2011

Fonte: Ascom Rocam