segunda-feira, 27 de setembro de 2010

DETRAN implanta novos serviços online

O Detran-AL está disponibilizando mais uma gama de serviços online para que seus usuários possam resolver suas pendências pelo computador, em casa ou no trabalho, sem necessidade de comparecer pessoalmente às unidades de atendimento do órgão.


Para acessar os serviços, basta o usuário entrar no site do Detran (www.detran.al.gov.br) e clicar nos ícones “Veículos” ou “Habilitação” na página principal, e buscar o tipo de serviço que deseja, preenchendo nos campos necessários. A maior parte das facilidades oferecidas é para a emissão de guias de pagamento, que obrigava o usuário a deslocar-se até o Detran. Agora, o próprio interessado pode acessar a emissão, imprimir a guia pelo computador e com ela fazer o pagamento no banco ou lotérica – ou, se tiver acesso ao home banking (internet banking) pagar em casa mesmo, online, usando o código de barras da guia para débito direto na sua conta. Nesses casos, para maior segurança, é recomendável o usuário imprimir também o comprovante de pagamento via débito na conta.

Habilitação - Para os assuntos relativos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o usuário já pode emitir guias de pagamento de exame teórico para reteste (quando for reprovado no primeiro exame) ou se faltou no dia agendado para o exame, e terá de pagar nova taxa.

 
Também estão disponíveis no site do Detran a emissão de guias de pagamento para obter a Permissão Internacional para Dirigir (PID), e para obtenção da CNH definitiva, para os novos condutores que passaram 12 meses com a habilitação provisória. Nesse caso, o Detran rotineiramente envia a guia pelo correio ao endereço do condutor, mas se ele não quiser esperar, poderá emitir a guia no computador.

 
Além disso, o usuário pode obter informações no site sobre a situação de sua CNH, consulta e agendamento de exames, e emissão da guia de pagamento para reciclagem.

 
Veículos - No caso dos processos relativos a veículos, estão disponíveis no site do DETRAN a emissão de guias de pagamento para segunda via da CRLV (licenciamento anual, o documento de porte obrigatório) e da CRV (o documento de compra e venda do veículo). Também está disponível a emissão de guias de pagamento para licenciamento automático, vistoria, infrações, bloqueio administrativo e cancelamento de gravame, além de consulta sobre situação do veículo.

 
Call Center – Também começou a funcionar, desde hoje, o call-center do Detran-AL, com ligação gratuita – mas só a partir de telefones fixos ou orelhões. Pelo telefone 0800 082 0194, o usuário poderá obter todas as informações sobre serviços do órgão e tirar dúvidas. Em uma segunda etapa, será disponibilizado outro número de call center, com tarifa de ligação local, para atender chamadas de celular e fixo.

 
27/09/10

 
Fonte: Ascom DETRAN-AL
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