terça-feira, 10 de junho de 2008

Funcionários do Inmeq suspendem aferição de taxímetro por falta de segurança

Suspensão causou indignação aos taxistas que foram ao local

Funcionários do Instituto de Metrologia e Qualidade de Alagoas (Inmeq) voltaram a suspender nesta terça-feira, dia 10, a aferição de taxímetros por falta de segurança para realização dos trabalhos. Cerca de 80 taxistas esperaram por mais de duas horas na orla lagunar de Maceió até que um funcionário informasse a suspensão.

No mês passado, a aferição chegou a ser suspensa pelo mesmo motivo, uma vez que os fiscais que fazem o trabalho no Disque-Estrada foram assaltados por homens armados que levaram dinheiro e celular de um dos funcionários. O impasse levou a Polícia Militar a garantir a segurança no local, com a permanência de uma guarnição durante a realização dos trabalhos.

Nesta terça-feira, os taxistas com veículos de placa final cinco fariam a aferição dos taxímetros pelo comando quilométrico e comando horário. “Chegamos aqui às 6h da manhã e não tinha nenhum funcionário do Inmeq. Umas 9h chega um dos fiscais e informa que a fiscalização de hoje estava suspensa por falta de segurança. É um absurdo, pois na semana que vem terá o dobro de pessoas para fazer a aferição e vamos ter que esperar por um período maior. Enquanto isso, continuamos rodando com os taxímetros irregulares”, explicou indignado o taxista Maurício Costa de Lemos.

O Alagoas24Horas tentou entrar em contato com a assessoria de comunicação do Inmeq, para saber o porquê da falta de segurança no local, mas ninguém atendeu ao telefone.

O processo de aferição é feito em dois momentos: primeiro, na sede do Inmeq, quando a equipe técnica observa se os lacres dos selos foram violados e se não existem pendências no setor jurídico; e o segundo, na pista de aferição no Dique-Estrada, quando os taxímetros são aferidos pelo comando quilométrico e comando horário. Antes, os táxis passam por uma avaliação da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). A taxa de aferição é de R$ 30,00.

10h29, 10 de junho de 2008

Flávia Duarte

Alagoas24Horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário