segunda-feira, 11 de maio de 2009

No Dia do Automóvel, empresas comemoram crescimento do setor

De acordo com o Sebrae/AL, em Alagoas existem 2.210 lojas de autopeças e 238 prestadoras de serviços automotivos.

Você consegue imaginar a vida sem o automóvel?

Ao lado do futebol, ele se destaca entre as paixões nacionais. Tanto que no próximo dia 13 colecionadores e “apaixonados” celebram o Dia do Automóvel. A data também será comemorada pelas pequenas empresas do setor que mesmo em período de crise, estão obtendo lucro.

A chegada do primeiro automóvel no Brasil foi em 1893; de lá para cá ele se consolidou como objeto de desejo dos brasileiros e hoje, a indústria automotiva é uma das principais forças econômicas do país.

De acordo com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresa em Alagoas (Sebrae/AL), em Alagoas existem 2.210 lojas de autopeças e 238 prestadoras de serviços automotivos. Os indicadores contemplam apenas as empresas ativas e formais. Desde total 63% das empresas de serviços e 9% das lojas de autopeças estão concentradas em Maceió, gerando aproximadamente 4 mil empregos.

O empresário alagoano Antônio Júnior, tem lucrado com a crise; a mesma que vem tirando o sono de muitos empreendedores. Ela era mecânico e decidiu realizar o seu sonho de abrir o próprio negócio, após ser demitido da concessionária onde trabalhava. Há quatro anos no mercado, investe em inovação para aumentar a competitividade e a participação no setor. Diferenciais como a instalação gratuita das peças compradas na própria loja, tem sido o ponto forte da empresa, e uma oportunidade de melhorar os lucros diante do momento que vive a economia brasileira.

Antônio é um dos 20 empresários integrantes Projeto Autopeças, coordenado pelo Sebrae/AL, em parceria com a Associação Comercial de Maceió (ACM), por meio do Núcleo de Autopeças e Serviços. O projeto, implantado em 2008, visa contribuir para o aumento da competitividade das micro e pequenas empresas do segmento, de maneira sustentável, aliada à cooperação e à responsabilidade sócio-ambiental.

O objetivo é fazer com que as empresas de Maceió agreguem valores e práticas de gestão, com foco nas pessoas e em resultados, que as tornem mais competitivas no mercado nacional. De acordo com a consultora do projeto, Fabiana Barros, cerca de R$ 500 mil serão investidos no projeto, e as ações estão embasadas nos critérios da excelência competitiva da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

“Considerando que 80% das micro e pequenas empresas participantes do projeto encontram-se em um estágio de gestão incipiente, se analisadas à luz dos critérios da FNQ, acreditamos que o mesmo muito poderá agregar a essas 20 empresas. Desde o final de 2008, sobretudo a partir de consultorias envolvendo simultaneamente empresários e colaboradores, vem-se construindo o manual de procedimentos de cada empresa, estratégia fundamental praticada por aquelas que se situam no mercado de maneira competitiva”, afirma Fabiana Barros.

Entre as ações previstas pelo projeto até 2010 estão a elaboração do Manual de Procedimentos de cada empresa e a implantação de melhorias na gestão e na estrutura física, além de ações focadas na responsabilidade sócio-ambiental.

“Tão importante quanto saber instalar e identificar os problemas nos automóveis é o gerenciamento empresarial, que envolve desde a administração ate o atendimento ao cliente. O projeto nos possibilita o acesso ao conhecimento necessário para conquistarmos esse diferencial de qualidade, afirmou Antônio.

11:39 - 11/05/2009

Assessoria

http://www.tudonahora.com.br/noticia.php?noticia=49581

Nenhum comentário:

Postar um comentário