segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

CONTRAN muda documentação de veículos

Objetivo é dar mais segurança aos motoristas. Agora o documento não vai mais informar o endereço do proprietário, apenas o nome.

Quem já teve o carro roubado conhece bem o trauma. "Ele pediu a chave do carro e levou tudo embora. Estava armado", conta o professor César Paraventi. A preocupação do motorista é que o documento do veículo foi junto e lá estava o endereço de casa. "É uma situação complicada. Você fica apreensivo, porque tem residência e família", diz.

Só no estado de São Paulo, no ano passado, 60.868 veículos foram roubados. A preocupação com a segurança das vítimas provocou mudanças no comprovante de licenciamento dos carros.

Agora o documento não vai mais informar o endereço do proprietário. O novo modelo tem apenas espaço para escrever o nome, diferente do anterior, onde no mesmo campo também cabia o endereço.

Mas muitos motoristas ainda devem demorar para receber o documento sem o endereço. É que o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) permitiu que os estados acabem com os estoques de formulários antigos antes de se adaptar. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de São Paulo encontrou uma saída para cumprir a medida desde já: reprogramou o sistema e passou a imprimir os formulários antigos com o campo destinado ao endereço em branco.

Os estados têm até julho para se adequar à nova medida. Motoristas que já licenciaram o carro neste ano e mesmo assim quiserem receber o novo documento terão que tirar a segunda via nos Detrans.

"A única pergunta que deve ser feita é: 'Vocês já estão emitindo sem o endereço?'. Se estiver, peça uma segunda via. Você receberá a cópia sem o endereço", esclarece o direto do Detran, Alfredo Perez da Silva.

07/02/09 - 01h13 - Atualizado em 08/02/09 - 01h13

Nenhum comentário:

Postar um comentário