terça-feira, 7 de abril de 2009

Saiba a forma de se livrar de multas do carro que já não é seu

Quando é feita a negociação de um veículo usado, a maioria das pessoas se preocupa apenas em assinar o comprovante de compra e venda.

Por ainda ser um dispositivo desconhecido da maioria dos motoristas, a falta da Alegação de Vendas, um procedimento simples realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) durante uma operação de compra e venda de veículos, tem sido motivo de sérios problemas para muitos usuários.

Francisco Messias Júnior, do Serviço de Atendimento Integrado (SAI) do Detran, dá uma idéia do problema: dos cerca de 150 atendimentos diários relacionados a processos envolvendo veículos, pelo menos 30 desconhecem a existência do procedimento da Alegação de Vendas.

Quando é feita a negociação de um veículo usado, a maioria das pessoas se preocupa apenas em assinar o comprovante de compra e venda. Por desconhecer o procedimento correto, não comunica a transação ao Detran. Assim, quem vendeu o veículo fica sujeito a eventuais multas por infração de trânsito cometidas pelo novo dono do veículo – isso porque, sem a Alegação de Vendas, o veículo ainda está registrado no Detran em nome do antigo dono.

“Para evitar problemas com a Justiça ou com a polícia, é necessário que, além de comunicar ao Detran a venda do veículo, o vendedor autentique o documento original do veículo e reconheça a firma em cartório. Somente assim o ex-proprietário ficará totalmente protegido. Se não o fizer, estará assinando um cheque em branco para o novo dono do carro”, afirma.

Passo a passo

No ato da venda, seja para pessoa física ou jurídica, o proprietário do veículo deve preencher o recibo original do automóvel (CRV), ou recibo de compra e venda, como é popularmente conhecido, com todos os dados do comprador. Em seguida, o documento deve ser datado e constar as assinaturas do vendedor e do comprador, devidamente autenticadas em cartório.

Por último, o vendedor deve dirigir-se a um dos postos de atendimento do Detran para o documento ser devidamente autenticado. Está pronta a Alegação de Vendas. O procedimento, além de simples, é gratuito e pode ser feito no SAI, na sede do Detran, no Pontal, das 8h às 14h, ou nos SACs, localizados nos Shoppings Farol, Miramar, Mangabeiras e Centro, e nas Ciretrans do interior do Estado.

14:26 - 07/04/2009

Ascom-Detran/AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário