terça-feira, 9 de novembro de 2010

Temporada de cruzeiros começa com Blue de France


A temporada dos cruzeiros marítimos começa nesta quarta-feira (10), com a chegada ao Porto de Maceió do navio Blue de France, de bandeira italiana, com 1.900 passageiros e 500 tripulantes. Segundo o Porto de Maceió o horário de chegada do navio é entre 12 e 13 horas. Até 29 de março, está prevista a vinda de 61 navios à capital alagoana, trazendo cerca de 170 mil passageiros. Na temporada 2008/2009, a capital alagoana recebeu 31 navios. Para 2009/2010, esse número subiu para 59.

Para receber bem os cruzeiristas, a Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur), a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e o Porto de Maceió promoveram reuniões com as operadoras e agências de turismo e representantes de taxistas e vans para uma melhor logística junto ao visitante.

No Porto de Maceió, ou em qualquer parte do mundo, existe a legislação internacional que limita o acesso de pessoas e transporte à aérea portuária. Por conta dessa norma, só terão acesso aos navios as operadoras e agências receptivas cadastradas nas agências marítimas de capotagem local e no Porto de Maceió.

Os passeios turísticos são comercializados pelos próprios navios, que contratam as empresas receptivas locais para executar os serviços aos passageiros. Segundo a agente de viagem Ana Rogato, em média são vendidos de 300 a 1.500 passeios. Cada navio transporta de 2 a 3 mil, sobrando um número considerável de turistas para os prestadores de serviço, como os taxistas e vans.

Já passageiros e tripulantes do navio que não compram passeio contam transporte gratuito até a porta principal do Porto de Maceió, onde poderão fazer escolha de van, taxis, ônibus lotação ou até mesmo fazer o percurso a pé pela cidade.

Segundo o assessor especial da SMTT, José Guilherme, para evitar que os taxistas ou empresas de vans cobrem preços abusivos, a SMTT vai distribuir folhetos com tabela de preços para orientar os turistas de cruzeiros. A tabela já existe há três anos e foi formulada em parceria com o Sindicato dos Taxistas e dos representantes das vans.

Para ordenar o transito, a SMTT criou fila dos táxis para passeios de curta e longa distância e outra fila para as vans. “Nosso objetivo é facilitar a vida dos turistas de cruzeiro para que eles aproveitarem ao máximo a nossa cidade e os seus atrativos turísticos”, disse.

A Semptur também vai estar presente distribuindo mapa turístico e dicas sobre os pontos turísticos de Maceió. O quesito segurança estará a cargo da Policia Militar e Guarda Portuária. A iluminação é de responsabilidade da Sima. Já a Anvisa fiscaliza as condições sanitárias dos navios.

Para a secretaria da Semptur, Claudia Pessôa, os turistas de cruzeiros além de movimentar a economia da cidade com compras de artesanato, restaurantes e passeios. “Muitos turistas de cruzeiros tendem a retornar à cidade para passar a temporada de férias, porque, além das nossas belezas e ótima infraestrutura, são sempre bem recebidos”, disse a secretária da Semptur, Claudia Pessôa.

17h51, 09 de Novembro de 2010

Fonte:Semptur
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário