domingo, 28 de fevereiro de 2010

SMTT orienta estabelecimentos para atender vagas especiais de estacionamento


Um treinamento sobre o Projeto “Essa vaga é muito especial!” desenvolvido pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió foi realizado hoje, na sede do órgão. Participaram responsáveis pelos estacionamentos dos estabelecimentos de grande porte (supermercados e shoppings) além de funcionários da SMTT.

Segundo Zesilda Accioly,  Gestora de RH  e responsável pela capacitação, o objetivo dessa iniciativa é conscientizar a população quanto ao respeito das vagas especiais, que é um direito assegurado por lei aos idosos e deficientes com dificuldade de locomoção. “Esse foi um momento positivo a partir de agora é dar continuidade ao restante da implantação do projeto” comentou Zesilda.

Para Benedito Gomes, representante de um dos shoppings da capital, a ação é importante e necessária principalmente porque  antes as vagas disponibilizadas para estacionar não atendiam essa demanda especial. “Agora vai ficar mais organizado, dando oportunidade a essas pessoas de freqüentar esses locais com mais conforto e segurança”, ressaltou Gomes.

Em 2009, a SMTT apresentou ao Ministério Público Estadual (MPE), um projeto, formulado pelo setor de Cadastro e Recadastro da SMTT, que regulariza a obtenção das credenciais para os idosos com idade maior ou igual a 60 anos e deficientes físicos com dificuldade de locomoção para garantir corretamente a ocupação da vagas exclusivas nos estacionamentos.

O projeto atende as resoluções 303 e 304 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que dispõe sobre a uniformização dos procedimentos para sinalização de fiscalização do uso de vagas regulamentadas para estacionamento exclusivo de veículos.

Desde dezembro de 2009 os estabelecimentos já estão se adequando as determinações do projeto. Cada local destinará 2% das vagas para deficientes e 5% para idosos do total de vagas existentes. O controle de acesso será feito através de credenciais fornecidas pela SMTT através do setor de cadastro (CETE) que terão validade de quatro anos.

Publicado por Iracema Ferro em 22/02/2010 as 11:51 e arquivado em Cidades.
Você pode acompanhar essa notícia através do: RSS 2.0.


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário