segunda-feira, 10 de março de 2008

Lotação: taxistas querem regulamentar serviço

Sintaxi defende a necessidade do táxi lotação como um serviço essencial para a população

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) informou nesta segunda-feira, dia 10, ao Sindicato dos Taxistas de Alagoas (Sintaxi) que a categoria não poderá utilizar os veículos como transporte de lotação. Na reunião, os representantes do sindicato reforçaram o pedido para que um projeto que regulamenta o serviço seja aprovado pelo órgão, justificando esse tipo de trabalho como essencial, importante e de grande economia para a população.

De acordo com o presidente do Sintaxi, Ubiraci Correia, o serviço de lotação está previsto na legislação e já funciona em outras cidades como Aracajú (SE) e Recife (PE). “O serviço de lotação feito por alguns taxistas é de grande importância para muitos, por ser mais ágil e com um preço mais acessível. Já temos exemplos que demonstram que, se regulamentado, trará benefício para a população”, justifica.

Ubiraci explica que se o projeto for aprovado, o Sintaxi, juntamente com a SMTT, estabelecerá regras para a utilização do serviço, da mesma forma que se tem os taxistas convencionais e os taxistas que servem exclusivamente ao turismo local. “Os taxistas que optarem pela lotação irão passar por uma identificação própria, que consiste na retirada do taxímetro, estabelecimento de preços e itinerários”, afirma.

Segundo Ubiraci, o projeto já está nas “mãos” do Prefeito Cícero Almeida, e é grande a expectativa pela aprovação. A SMTT já garantiu que irá estudar a viabilidade do projeto, ressaltando, contudo, que, mesmo se aprovado, continuará fiscalizando o serviço de táxi na cidade.

Os taxistas descartam a possibilidade de realizarem outra manifestação na cidade devido à decisão da Justiça. “Se fizermos alguma mobilização, será apenas pela aprovação do projeto, para esclarecer a população acerca da importância deste serviço”, explicou.

10.03.2008 - 16h10
Gazetaweb - reportagem de Luiz Mazo e colaboração de Anthony Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário