sexta-feira, 6 de março de 2009

Protesto de taxistas para trânsito no Centro

Manifestantes denunciam abuso de autoridade dos agentes da SMTT, nas abordagens aos taxistas e passageiros

Taxistas que fazem o serviço de taxi-lotação em Maceió, tentaram invadir o depósito de veículos apreendidos da SMTT, localizado no bairro do Trapiche. A ação é devido a um protesto que a categoria faz nesta tarde de sexta-feira (6), para denunciar supostos excessos por parte dos agente da SMTT nas abordagens a taxistas e passageiros.

Dezenas de manifestantes foram impedidas por homens da Guarda Municipal de invadir o depósito e se dirigiram à Praça dos Palmares, para dar continuidade ao protesto. O trânsito se encontra parado na Rua do Sol e Ladeira dos Martírios. Muitos passageiros, que estavam em coletivos, estão revoltados e abandonaram os ônibus para seguirem o destino a pé.

A lei

O serviço de taxi-lotação está proibido por lei em Maceió, por determinação do desembargador James Magalhães. O supervisor da SMTT, Silva Santos, nega qualquer tipo de excesso por parte dos agentes e afirma que a polícia só está cumprindo com o que ficou determinado.

“Estamos apenas cumprindo a determinação do superintendente, coronel Coutinho, que é autuar os condutores e conduzir o veículo ao depósito. Somente hoje foram apreendidos oito veículos nas regiões do Centro, Joaquim Leão e João Sampaio.” – justificou o supervisor.

Cícero Amaro, que trabalha como taxista fazendo lotação há12 anos, diz que a categoria está buscando um advogado para tentar recorrer da decisão do desembargador. Ele ressaltou que a categoria não tem nenhum apoio do sindicato dos taxistas e usa o desemprego como argumento para a profissão.

“Nós não temos alternativas, estamos trabalhando honestamente para sustentar nossas famílias, expondo nossas vidas diariamente ao perigo, com esses ataques que estão ocorrendo à categoria. Ao invés de a polícia prender bandido, fica perseguindo taxistas”. – alfineta.

Cícero Amaro ressalta ainda que os taxi-lotação oferecem condições dignas aos passageiros, ao contrário dos ônibus que, segundo ele, têm sua frota sucateada e reduzida. O taxista ainda acusou alguns agentes da SMTT de conivência com suborno. “Muitas vezes vemos que alguns taxistas têm privilégios e não são autuados. Se é para cumprir a lei, que ela seja empregada para todos”. – afirmou. A SMTT nega todas as acusações.

Taxi-lotação

Esse tipo de transporte é caracterizado por taxis que apresentam lotação no limite, cujo destino dos passageiros diferem. Além de estarem sempre com o taxímetro desligado, os taxis-lotação geralmente ficam parados nos pontos de ônibus.

Outros protestos

Além da SMTT, estão no local o gerenciamento de crise da Polícia Militar (PM)e o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPtran). Os taxistas prometeram liberar as ruas as 18h de hoje (06). Coincidentemente os taxistas se juntaram aos manifestantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e as lideranças feministas.

Objetivo da caminhada da CUT é mostrar à sociedade a necessidade de engajamento na luta contra o fim da violência sexista, quando a mulher é vitima de preconceito pelo simples fato de ser mulher, e ainda a busca por igualdade de oportunidades no mercado de trabalho. A CUT fez uma exposição sobre esses temas no calçadão do comércio, lembrando o dia 08 de março.

No protesto feminista, os manifestantes incorporaram personagens que evidenciam a luta das mulheres, como, por exemplo, a irmã Dorothy Stang, também conhecida como irmã Dorothy, - assassinada no Pará por grileiro de terras -, Maria da Penha – que deu nome a Lei -, e Chiquinha Gonzaga (compositora popular brasileira).

Taxistas receberam informação da SMTT, já no início da noite, que poderão circular até segunda-feira sem terem os seus carros apreendidos. No mesmo dia (09), haverá reunião com o superintendente do órgão, coronel Coutinho.

06.03.2009 17h26

Gazetaweb - Bruno Soriano com colaboração de Porllanne Santos

http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=172089

Nenhum comentário:

Postar um comentário