sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Deputados aprovam regulamentação da profissão de motorista

Arnaldo Faria de Sá avaliou a constitucionalidade do projeto.
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou na quinta-feira (27), em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 99/07, do deputado Tarcísio Zimmermann (PT-RS), que regulamenta a profissão de motorista e concede adicional de penosidade, de no mínimo 30%, para esses profissionais. A matéria agora segue para o Senado.
Pela proposta, será considerado motorista quem trabalhar habilitado nos seguintes ramos de atividade:
- transporte de passageiros em geral (táxis, ônibus, microônibus e vans no transporte urbano, intermunicipal, interestadual, internacional e em fretamento e turismo);
- transporte de cargas em geral;
- entrega de mercadorias;
- transportes diferenciados que atuem nas diversas categorias econômicas (comércio, indústria, educação, saúde, esporte e lazer);
- operação de trator de roda, de esteira, misto ou equipamento automotor destinado à movimentação de cargas ou execução de trabalho agrícola, de terraplanagem, de construção ou de pavimentação, quando em via pública.
Os motoristas, de acordo com o projeto, terão direito a aposentadoria especial após 25 anos de trabalho; a seguro obrigatório, custeado pelo empregador, para cobrir os riscos inerentes à profissão; e a adicional de penosidade equivalente a 30% do salário.
O relator, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), recomendou a aprovação da proposta।

Aconteceu - 01/12/2008 16h18
Luiz Alves
Agência Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário