domingo, 7 de dezembro de 2008

Maceió, a capital que os ingleses escolheram, completa 193 anos

No dia 5 de dezembro de 1815 deu-se o desmembramento da Vila de Santa Madalena de Alagoas do Sul

É verdade que havia o conglomerado urbano em torno do engenho de açúcar onde hoje é a Praça Pedro II, mas Maceió foi uma descoberta dos ingleses – que no século 19 comercializavam açúcar e fumo, e se estabeleceram comercialmente em torno da Enseada de Jaraguá. Talvez por oposição aos franceses, tradicionais adversários e com os quais sustentaram várias guerras, os ingleses descartaram o Porto do Francês e, assim, forçaram a mudança da Capital.

No dia 5 de dezembro de 1815 deu-se o desmembramento da Vila de Santa Madalena de Alagoas do Sul e, em seguida, transferiu-se o baú do tesouro. Não foi uma mudança tranquila; houve reação armada comandada pelo pai do Marechal Deodoro e os rebeldes, que lutaram contra a mudança da Capital para Maceió, chegaram a manter o governador da província refém. Sufocada a revolta, a nova Capital de Alagoas foi finalmente instalada no dia 9 de dezembro de 1839. São, portanto, duas datas comemorativas, mas deve-se considerar os 193 anos de criação de Maceió.

Segundo o censo do IBGE de 2007, Maceió tem hoje 1,1 milhão de habitantes – eram pouco mais de 30 mil habitantes no começo do século 20. E conta com 50 bairros.

16:55 - 07/12/2008

Roberto Vila Nova

http://www.tudonahora.com.br/noticia.php?noticia=31025


Nenhum comentário:

Postar um comentário