quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Novas regras devem regulamentar trânsito de táxis e vans no Porto de Maceió


Medidas devem garantir mais respeito aos turistas, e maior segurança aos funcionários do órgão.
Reunião definiu regras para garantir uma melhor recepção aos turistas no Porto de Maceió


Taxistas e motoristas de vans e carros particulares terão que respeitar as novas regras para transitar no Porto de Maceió. Em reunião, agora há pouco, com a administração do Porto, a Secretária Municipal de Turismo, Claudia Pessoa, junto com o Secretário de Transporte e Trânsito, Coronel Jorge Coutinho, definiram algumas ações para evitar os transtornos enfrentados pelos turistas que chegam a Maceió em cruzeiros marítimos. Quem desembarca dos navios reclama que são explorados pelos motoristas de táxis e vans, que cobram altos valores por um passeio pela cidade.


Ficou decidido que um ofício será enviado para o Sindicato dos Navegadores com o pedido de um maior número de ônibus circulares para deslocar os passageiros da saída do navio ao portão de entrada do Porto. De acordo com a Secretária de Turismo, será solicitado à SMTT a produção e distribuição de folhetos educativos sobre a melhor forma de receber os turistas para que eles retornem à cidade.


"Não será mais permitido que o taxista desça do carro para negociar com os turistas, evitando práticas abusivas. Vamos sugerir também ao Sindicato dos Taxistas que o preço tabelado dos táxis que circulam no local tenha um acréscimo de 10% na bandeirada, como acontece no aeroporto", reforçou Claudia Pessoa, ao lembrar que, dentro das vans, também será cobrada a presença de um guia de turista.


Ficou determinado ainda que apenas 15 táxis, 4 vans e 5 carros particulares circularão, por vez, dentro do Porto, para garantir a segurança dos trabalhos dentro do órgão, em especial, a circulação de caminhões dentro do Porto, trabalho que estaria sendo prejudicado pela trânsito indiscriminado de veículos no órgão. Aos receptivos disponibilizados pelas empresas de turismo, será exigido que reforcem a identificação.


"O próximo navio deve atracar aqui na terça-feira. Até lá, tudo deve estar organizado", salientou o Coronel Jorge Coutinho. Segundo ele, uma reunião com o presidente dos Sindicato dos Taxistas deve ser realizada amanhã.


"Dessa forma, impedimos a circulação na área do cais, evitando riscos para quem circula no Porto e garantindo uma recepção mais organizada aos turistas", finalizou o administrador do Porto, Petrúcio Bandeira.


Maceió - 15:14 - 08/01/2009


Cristiane Calaça

Nenhum comentário:

Postar um comentário