segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Protesto para o trânsito no Centro de Maceió







Trânsito ficou congestionado nas ruas do Centro

Mais um protesto de taxistas parou, literalmente, o tráfego de veículos na região Central de Maceió. O protesto acontece no cruzamento da descida da Ladeira dos Martírios com a Rua do Sol, mas os congestionamentos se espalham pelas principais ruas do Centro.

De acordo com as primeiras informações, o protesto está sendo realizado por taxistas que realizam táxi-lotação e teve início após a apreensão de alguns veículos por fiscais da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito. Os taxistas atravessaram os veículos e impedem a descida de ônibus e outros veículos, obrigando motoristas e passageiros e buscarem vias alternativas.

Segundo presidente do Sindicato dos Taxistas, Ubiracy Correia, o sindicato não foi informado que a categoria realizaria um protesto. Segundo Bira, o sindicato já apresentou à SMTT um projeto de regulamentação dos táxis-lotação, que ainda não foi aprovado. O sindicato estima que existem cerca de 300 táxis-lotação em circulação apenas na cidade de Maceió.

Bira afirmou, ainda, que a atividade de táxi-lotação não é ilegal, apenas não foi regulamentada, mas a própria SMTT prevê esta modalidade, além do táxi comum e táxi de turismo. “Falta apenas regulamentar, estabelecendo a identificação, o itinerário, os pontos de parada, além da retirada dos taxímetros e definição da tarifa”, explicou.

Após a formação de uma comissão, que deverá ser recebida pelo superintendente da SMTT, coronel Jorge Coutinho, os taxistas dediciram liberar a pista. Neste momento, guardas do BPTran tentam reorganizar o fluxo de veículos no local. Contudo, o congestionamento ainda é intenso na área.

“Em vários estados do país, a modalidade atua normalmente, e coexiste em parceria com os ônibus coletivos’, exemplificou o líder sindical.

10h59, 19 de janeiro de 2009
Cláudia Galvão e Luis Vilar

Fotos: alemtemporeal e Alagoas24horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário