sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

SMTT está nas ruas com decibelímetros para medir altura do som.

Motoristas com som alto vão receber multa de R$ 127 e mais 5 pontos na carteira

Os motoristas que quiserem usar as caixas de som dos veículos devem tomar cuidado. A partir de hoje, quem estiver com som em volume acima do permitido pelas normas do Conselho Nacional de Trânsito será multado pelas equipes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito.

A fiscalização começa hoje, depois de três meses de campanha educativa. De acordo com o artigo 228, do Código Brasileiro de Trânsito é considerado infração grave "utilizar no veículo equipamento com som em volume ou freqüência não autorizada pelo Conselho Nacional de Trânsito". O motorista que receber a infração também recebe cinco pontos na carteira e multa de R$ 127,69.

De acordo com o inspetor Francisco Braga, sub-comandante da Companhia de Guardas de Trânsito, a altura permitida é de 80 decibéis a sete metros de distância. Com três metros de distância, a altura permitida é de 96 decibéis e com meio metro, 129 decibéis.

"Os motoristas devem olhar a capacidade de cada aparelho para poder se adequar às normas", alertou. O inspetor acrescentou ainda que caso o condutor não respeite às regras, a Polícia Militar será acionada. "Nós participamos de um treinamento e estaremos sempre contando com o apoio da PM", salientou.

Carros de som

A lei também será aplicada em carros de som, usados para divulgar propagandas ou que servem para uso político. Nesses casos, os responsáveis precisam de autorização da SMTT, devem andar com o volume do som permitido e sempre deve estar em trânsito.

Outra regra a ser cumprida é a velocidade, que não pode ser menor que a metade da máxima permitida - numa via com velocidade máxima de 60km/hora, por exemplo, o veículo não pode andar a menos que 30km/hora, que é a metade.

Campanha

Durante os três meses de campanha, a SMTT recebeu, em média, 120 reclamações por mês - a maioria nos finais de semana, da região dos bares da Jatiúca, na orla e perto de faculdades.
Quem quiser denunciar o uso de som alto em automóveis pode acionar a SMTT pelo número 0800-284-4158.

Elaine Rodrigues
www.tudonahora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário