sábado, 23 de fevereiro de 2008

AFERIÇÃO PARA TAXIS COM PLACA 1 TERMINA DIA 29

O Instituto de Metrologia e Qualidade de Alagoas, (Inmeq/AL), encerra na próxima sexta-feira, 29, a aferição dos taxímetros dos carros com placa de final 1. Até hoje, dia 22, de acordo com o chefe da divisão de táxis do Instituto, metrologista Ivacir Jerônimo, apenas 93 dos 300 táxis existentes em Maceió com essa especificação haviam comparecido para a aferição.

Obrigatória por lei, a aferição dos taxímetros é feita a cada ano para expedição de um selo que garante ao consumidor que o preço registrado pelo taxímetro corresponde à quilometragem percorrida. Iniciada agora em fevereiro, ela se estenderá até novembro, envolvendo todas as terminações de placas.

A taxa de é de R$ 30, 00, e os veículos que não compareçam até a sexta-feira dia 29, a partir do sábado dia 1º de março, estarão passiveis de autuação, já que na segunda-feira, dia 3 começa a aferição dos táxis com placa de final 2. O cronograma foi acordado pelo o Inmeq com o sindicato da categoria desde o ano passado, com a intenção de facilitar o processo de verificação dos taxímetros.

A aferição vem sendo feita, as terças-feiras em um dos trechos da pista do Dique - Estrada, na orla lagunar, no dia predeterminado pelo o Instituto. Na pista, os técnicos averiguam se o taxímetro está contando certo pelo quilômetro rodado.

Antes de passar por este processo, o proprietário leva o veículo à sede do Instituto, que fica localizado na Rua Gazeta de Alagoas, s/n, no Canaã, para ver se o selo e os lacres colocados no taxímetro no ano que passou estão intactos. Também é feita consulta sobre se há pendências jurídicas ou implicações na Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito. Os carros inspecionados terão validade de um ano.

13h21, 22 de fevereiro de 2008
Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário